Todo mundo sabe como o micro-ondas pode ser uma mão na roda no dia a dia. Em especial para pessoas que precisam congelar alimentos para ir consumindo durante a semana. Mas você sabe qual plástico pode ir ao micro-ondas?
Essa é uma dúvida muito importante de ser esclarecida, porque além de riscos relacionados a acidentes provocados pelo derretimento de alguns plásticos, o uso inadequado desse material pode causar prejuízos graves para a saúde.
Então, para responder essa questão, preparamos esse texto! Aqui você terá acesso a várias informações e aprenderá a reconhecer também o símbolo do plástico certificado pela Anvisa para ser utilizado nesse eletrodoméstico, sem nenhum tipo de risco.
Se interessou? Então vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.
Você pode se interessar em ler também:
Qual plástico pode ir ao micro-ondas?
O plástico que pode ir ao micro-ondas é o polipropileno, que é bastante resistente e não libera substâncias tóxicas. Vamos explicar melhor…
A maioria dos plásticos, quando são aquecidos e entram em contato com os alimentos, liberam substâncias nocivas que podem contribuir para o aparecimento de muitas doenças e problemas de saúde.
Dentre as substâncias que esse material libera estão: a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos. No caso das duas primeiras, possuem efeitos no corpo conhecidos por imitarem hormônios humanos. Dessa forma, geram alterações nesse aspecto.
Por exemplo, estudos apontam que esses elementos podem alterar a função tireoidiana, no processo de puberdade, prejudicam o sistema imunológico e reprodutivo e ainda o desenvolvimento fetal.
Já os ftalatos, que é uma substância que permitem que o plástico seja mais maleável, quando submetidos a esse processo liberam substâncias cancerígenas.
Mas como mencionamos acima, existem plásticos específicos para o uso nesse aparelho, principalmente porque não contém essas substâncias nocivas que migram para os alimentos.
Para identificar, na embalagem pode ter escrito que o recipiente é liberado para o uso no micro-ondas, ou apresentar um símbolo que indica a classificação do plástico. Lembrando que a embalagem deve ser aprovada pela Anvisa.
Agora que você já sabe qual plástico pode ir ao micro-ondas e o porque de não utilizar outros tipos, confira qual é o símbolo que deve ter no recipiente para que este seja usado sem riscos.
Veja o símbolo do plástico que pode colocar
De uma forma geral, todos os recipientes produzidos em plástico devem ter um símbolo de reciclagem. Essa marcação que costuma ser um triângulo de setas, e normalmente se encontra na parte inferior da embalagem.
Dentro desse símbolo consta um número, que representa o tipo de material que o utensílio foi fabricado. O ideal para ser utilizado, sem riscos, no micro-ondas são os recipientes que possuem o número cinco dentro do triângulo, pois isso significa que o plástico é polipropileno.
Como mencionamos, esse tipo de plástico é muito resistente ao calor e isso evita que as substâncias presente nesse material se combinem com os alimentos e líquidos que existem dentro deles.
Vale mencionar também que, além de observar esse símbolo e o número, para ter certeza que a vasilha é própria para colocar alimentos dentro, é necessário que a embalagem apresente também um símbolo de um copo e garfo, que costuma ficar próximo ao triângulo.
Por fim, sempre que o recipiente sair do forno micro-ondas, você deve conferir a sua temperatura após ser aquecido. Dessa forma, se você perceber que ele está frio, pode ficar tranquila e utilizar sem problemas, porque é um sinal de que é realmente seguro.
Quais os melhores recipientes para se usar no micro-ondas?
Bom, já entendemos que para se utilizar plásticos é necessário ter bastante atenção. Mas então, quais são os recipientes mais adequados para levar ao micro-ondas sem preocupações?
Confira:
- Vidros refratários (ideais para o cozimento);
- Vidros comuns (apenas para aquecimento);
- Porcelana e louça(apenas para aquecimento);
- Cerâmica vitrificada;
- Bandejas de papel;
- Sacos plásticos próprios para cozimento em micro-ondas.
Lembrando que qualquer detalhe de metal ou brilho metálico em qualquer um desses recipientes mencionados acima é totalmente proibido para uso no micro-ondas. Então, atenção a esses detalhes, mesmo que não esteja em contato com a comida ou seja muito pequeno.
Isso porque os metais são ótimos condutores de energia e isso pode gerar faíscas e, consequentemente, acidentes graves.
Conclusão:
Esperamos que todas as informações que reunimos nesse texto tenha sido úteis e você tenha esclarecido, de uma vez por todas, qual plástico pode ir ao micro-ondas.
Dessa forma você pode aproveitar os benefícios desse eletrodoméstico sem problemas ou riscos.
Conta para a gente o que você achou das dicas. Vamos ficar felizes com a sua opinião.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima.