Não sabe qual o melhor arroz para fazer arroz doce? Pode ficar tranquilo que no texto de hoje eu vou te responder essa pergunta! Não só vou dizer o melhor, como indicarei outros tipos que vão oferecer um bom resultado e podem ser ótimos substitutos.
Não dá para negar que esse doce é uma maravilha, né? Muito comum aqui no Nordeste, eu acho muito difícil alguém provar e não gostar.
Ele para mim tem gosto de infância. Eu comia muito no colégio e era uma festa sempre que a gente sabia que seria o lanche da tarde.
Se você também gosta dessa maravilha e está tentando reproduzir por aí, eu vou te ajudar.
Fica comigo até o final, está bem?
Afinal, qual o melhor arroz para fazer arroz doce?
O melhor arroz para fazer arroz doce é o arroz arbóreo, ou como é mais conhecido, arro de risoto. Ele é o mais indicado para a preparação desse doce porque ele tem um alto teor de amido, o que vai deixar ele super cremoso, o que é perfeito para essa sobremesa.
Quando ele é cozido o amido vai sendo liberado e ele vai ficando com uma textura bem aveludada. Outro ponto é que ele absorve muito bem os sabores do leite e dos aromatizantes usados na receita, como a canela e a baunilha.
Outro fator que faz com que ele seja o ideal para arroz doce é que o seu tempo de cozimento é rápido, o que é perfeito para essa receita.
Outros tipos de arroz para fazer arroz doce
A verdade é que você pode fazer arroz doce com qualquer tipo de arroz. Claro que isso não significa que os resultados serão os mesmos, né?
A questão é: Se você só tiver um tipo de arroz na sua casa, vai conseguir realizar a receita e se deliciar com a sobremesa do mesmo jeito.
Para te provar isso, eu vou te mostrar abaixo uma lista com outros tipos de arroz que podem ser utilizados.
Vou dizer o resultado que cada um vai oferecer.
Veja:
1. Arroz agulhinha
Esse é o segundo melhor arroz para fazer arroz doce. Ele é o branco comum, que a gente já está acostumado a usar no nosso dia a dia. É mais barato e fácil de encontrar, por isso acaba sendo o mais utilizado.
Apesar de não ficar tão cremoso quando o arbóreo, com ele o doce também fica aveludado e com uma textura maravilhosa.
2. Arroz japonês ou Gohan
Ele é rico em amido e tem grãos macios e curtos. Apesar de resultar em um arroz doce cremoso, o sabor vai ser mais neutro.
3. Arroz integral
Quer uma versão saudável de arroz doce? Usa arroz integral! Ele precisa ser cozido por muito mais tempo que os outros e com mais líquido também.
Ele é mais resistente e não fica tão cremoso.
4. Arroz Basmati
Ele é bem delicado e pode deixar o seu arroz doce um tanto exótico. Não vai ficar tão cremoso, mas o sabor será bem interessante.
5. Arroz parboilizado
Ele deve ser utilizado em último caso, viu? Não tem muito amido, então o arroz doce vai ficar um tanto seco. Uma alternativa para melhorar isso é adicionando um pouco de creme de leite na receita.
Dicas que vão deixar o seu arroz doce incrível, independente do arroz que usar
Como te falei, dá para fazer arroz doce com qualquer arroz. Para você aproveitar da melhor maneira a sua sobremesa, é preciso prestar atenção em alguns pontos para que ela fique incrível.
Independente do tipo de arroz que usar, se seguir essas dicas seu doce vai ficar uma delícia.
Veja:
Adicione leite integral ou leite de coco
Esses dois tipos de leite vão ajudar o doce a ficar muito mais cremoso, sem falar que dão mais sabor. Eu particularmente prefiro o leite de coco porque eu acho o sabor muito melhor.
Só coloque açúcar no final
Você sabia que se colocar açúcar no início do preparo pode atrapalhar o cozimento do arroz? Pois é! Por isso, lembre-se de adoçar somente no final!
Mexa
Mexer o arroz doce vai ajudar a liberar o amido e evitar que os grãos grudem no fundo da panela.
Invista em aromas
Canela, essência de baunilha e até raspas de limão são ótimos ingredientes para adicionar na sua sobremesa e dar mais sabor a ela. Aposte neles!
Leia também: O que fazer para o arroz doce ficar cremoso?
Faça a melhor sobremesa da sua vida!
Agora que você já sabe qual o melhor arroz para fazer arroz doce e conheceu dicas para que a sua sobremesa fique uma delícia, não perca tempo e comece a colocar em prática as coisas que aprendeu.
Espero, de coração, que minhas informações tenham te ajudado.
Muito obrigada pela sua companhia hoje.
Um grande abraço e até a próxima!