Precisa cozinhar a batata antes de fritar? Veja se você faz certo ou errado

Quando o assunto é preparar batatas fritas muitas dúvidas surgem, inclusive tem pessoas que nunca conseguiram acertar nessa receita, apesar de parecer algo muito simples. Por exemplo, você sabe se precisa cozinhar a batata antes de fritar?

Essa é uma dúvida comum, principalmente porque divide opiniões. Você deve conhecer alguém que faz utilizando esse processo e uma outra pessoa que não. Mas e então, quem está certo afinal?

Para responder essa e outras dúvidas relacionadas preparamos esse texto. Aqui você vai ter todas as informações que precisa para nunca mais errar no preparo da sua batata frita. E, além disso, selecionamos um vídeo que vai te mostrar tudo isso na prática.

Gostou? Então vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Precisa cozinhar a batata antes de fritar? Veja se você faz certo ou errado

Precisa cozinhar a batata antes de fritar

Não é que você precisa cozinhar a batata antes de fritar obrigatoriamente, entretanto, esse processo vai te ajudar muito a conseguir um resultado excelente na fritura desse petisco. Principalmente se o cozimento for associado a outra técnica, constituindo assim o chamado “branqueamento” do alimento.

Vamos explicar melhor! Quando você resolve preparar a batata frita na sua casa, utilizando o tubérculo in natura, deve ter em mente que este possui muito amido e água na sua composição, esses dois fatores associados, interferem na fritura da batata e você acaba não conseguindo bons resultados.

Dessa forma, cozinhar previamente esse alimento, além de reduzir o tempo de imersão no óleo, diminui a concentração desses elementos. Lembrando que o período necessário em que as batatas serão cozidas é muito curto, em torno de dois minutos.

Ah, vale dizer, o ideal é só colocar a porção quando a água já estiver em ponto de ebulição. Mesmo se você for fazer a batata frita na airfryer, essa etapa inicial é muito recomendada.

No caso das batatas industrializadas não é necessário fazer nada. Isso porque elas já passam por esse “tratamento” antes de ser disponibilizadas para o consumidor, o que torna tudo mais prático. Inclusive, a maioria desses produtos, além do branqueamento, utilizam a pré-fritura, para facilitar ainda mais um resultado perfeito.

Bom, agora que você já sabe que precisa cozinhar batata antes de fritar, se você quer ter resultados melhores, confira abaixo como fazer o processo de branqueamento completo desse alimento.

Como branquear as minhas batatas?

Antes de tudo, vale dizer que, além de ajudar muito no resultado da fritura, com o branqueamento da batata você pode fazer grandes quantidades e congelá-las por muito tempo. Tudo isso porque esse processo também atua nas enzimas que deixam o tubérculo escuro, desativando-as.

Dessa forma, você pode separar porções de acordo com o consumo na sua casa e armazenar em saquinhos individuais no congelador. Assim, você sempre terá uma batata de qualidade a sua disposição.

Dito isso, confira como fazer no passo a passo abaixo:

  1. Comece higienizando adequadamente o alimento, descasque (ou não, depende da sua preferência) e corte em palitos com uma espessura média;
  2. Depois, faça o processo descrito acima, ou seja, coloque a água para ferver e quando entrar em ponto de ebulição coloque as batatas para cozinhar por volta de 2 minutos;
  3. Imediatamente transfira o alimento para uma recipiente com água gelada, você pode inclusive acrescentar gelo;
  4. Depois seque bem os palitos para evitar acidentes. A água quando entra em contato com o óleo faz ele “espirrar”.

Uma dica legal é fazer o outro processo que mencionamos acima, isto é, a pré-fritura. Para isso é bem simples! Veja:

  • Depois do branqueamento, coloque uma panela com óleo para esquentar, com espaço suficiente para a porção de batata que você vai preparar;
  • Coloque as batatas para fritar. Lembrando que o óleo deve estar muito quente antes de colocar o alimento. Dessa forma, as batatinhas não vão ficar encharcadas e murchas;
  • Quando você perceber que os palitos estão começando a dourar levemente, retire do óleo e deixe descansando por cerca de 10 minutos;
  • Por fim, basta voltar com as batatinhas para o óleo aquecido e esperar elas dourarem até o ponto que você julgar melhor.

A pré-fritura também é recomendada para congelamentos. E eu garanto, usar essas técnicas faz toda diferença no final. É praticamente impossível sua batata não sair sensacional. Mas, para você esclarecer qualquer outra dúvida sobre o preparo desse petisco, confira um vídeo que selecionamos para você.

Experimente cozinhar a batata antes de fritar

Bom, depois de todas essas informações me diz, você acha que precisa cozinhar a batata antes de fritar? Eu acho que vale muito a pena fazer esse processo antes. Mas na dúvida, experimente aí na sua casa. Depois conta para a gente o que você achou. Estamos curiosos para saber a sua opinião.

Esperamos que as informações do texto tenham sido úteis para você e que as suas dúvidas sobre o assunto tenham sido devidamente esclarecidas.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.