Por que a polenta desmancha quando frita?

Quer saber o por que a polenta desmancha quando frita? Então não saia daí pois eu preparei esse artigo especialmente para tirar as suas dúvidas. 

Aqui eu vou te contar o motivo para isso acontecer e também vou te passar dicas de como evitar esse desperdício. Confira!

Descubra por que a polenta desmancha quando frita


Por que a polenta desmancha quando frita

O principal motivo para a polenta desmanchar na hora de fritar é ela estar fora do ponto certo de fritura. 

A primeira coisa que você precisa se atentar é na hora de cozinhar o creme. Para saber se ele chegou no ponto certo, experimente e se por acaso ainda sentir os grãos da farinha de milho, deixe cozinhar um pouco mais. O primeiro sinal de que a polenta está pronta é quando a massa está lisinha e aveludada.

Outra coisa que você pode fazer para garantir que sua polenta não vai desmanchar é deixar ela bem gelada antes de fritar. Isso não vai garantir uma casquinha bem crocante, como também vai evitar que ela se quebre.

Congele a polenta antes de fritar!


Essa é uma dica super valiosa que pode mudar completamente o resultado da sua polenta. Como eu acabei de te falar, para evitar que ela se quebre basta fritar ela bem gelada.

Agora, se você tem como objetivo preparar uma polenta perfeita, saiba que se ela estiver congelada não tem como dar errado. 

Sendo assim, se você tiver com tempo, deixe a polenta no congelador por pelo menos 2 horas antes. 

Não esqueça de empanar!


Por que a polenta desmancha

Outro motivo muito comum para isso acontecer é esquecer de empanar as fatias de polenta antes de fritar. 

Se isso acontecer, é certo que sua polenta vai se desmanchar e você vai precisar descartá-la. 

Para garantir, passe a polenta no ovo batido e depois na farinha de milho. Isso vai conter um pouco mais e vai evitar que ela desmanche. 

Pode congelar polenta pronta?


Se você exagerou na quantidade e acabou sobrando uma quantidade de polenta frita, não se preocupe, você pode sim congelar ela e conservar por mais tempo. 

Para isso você vai precisar de um saco próprio para congelamento e de preferência que tenha o sistema a vácuo. Caso não tenha um desses disponíveis, você também pode utilizar uma vasilha com tampa que vede bem. 

Quanto tempo dura a polenta no congelador?


Essa é uma dúvida muito comum e a resposta dela pode variar de acordo com a embalagem que você vai usar para guardar a polenta.

Se por acaso você for usar as embalagens a vácuo, sua polenta pode durar até 06 meses. No caso dos recipientes mais comuns, essa polenta está apta para o consumo por até 90 dias. 

E não esqueça de sempre deixar ela armazenada na parte mais funda do congelador, assim ela se mantém conservada por mais tempo. 

O que fazer para o óleo não espirrar na hora de fritar a polenta?


Se você evitar preparar esse petisco pois sempre acaba se queimando com o óleo, saiba que seu problema acabou. 

Existe uma técnica que nem todo mundo conhece que evita que o óleo respingue quando você coloca o ingrediente e essa técnica funciona com qualquer coisa, não só com polenta. 

Ela consiste em adicionar uma colher de farinha de trigo no óleo quando ele estiver bem quente. 

Em seguida aguarde alguns minutos para que a farinha se acomode no fundo da panela e depois pode realizar a sua fritura como de costume. 

Leia também: Acompanhamentos para polenta

Experimente essas dicas!


Eu acredito que depois de descobrir o por que a polenta desmancha quando frita, ficou muito mais fácil para acertar essa receita, não é mesmo?

Então não perca mais tempo. Aproveite essas dicas que eu acabei de te passar e teste todas elas aí na sua casa. 

Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado final. Ah, e não esquece de voltar aqui para me contar se tudo funcionou bem com você, tá certo? Eu vou adorar saber!

Antes de ir eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção até aqui. Eu realmente espero que essas informações que eu trouxe tenham te ajudado ou ao menos te inspirado um pouco mais. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.