Por que a coxinha racha quando congela?

Você também quer saber por que a coxinha racha quando congela, não é? Esse é um problema sério, principalmente de quem está começando a trabalhar com a produção de salgados. É frustrante quando acontece e pode causar muitos prejuízos. 

Por sua sorte, no texto de hoje eu vou te apresentar além dos motivos, soluções práticas e fáceis para que isso nunca mais aconteça por aí. 

Se aproveitar essas informações e usar no seu dia a dia, eu tenho certeza que terá excelentes resultados e suas coxinhas ficarão perfeitas. 

Vem comigo e aproveita!

Afinal, por que a coxinha racha quando congela?


Por que a coxinha racha quando congela

Existem pelo menos 4 motivos para a coxinha rachar quando congelada. Eles são os mais comuns e costumam causar a maior dor de cabeça. 

A boa notícia é que existe solução para todos e elas costumam ser simples e práticas. Basta você prestar um pouco mais de atenção que vai se livrar desse problema de rachadura de uma vez por todas. 

Um detalhe interessante é que a maioria das coisas que eu vou dizer aqui são também o motivo de salgados murcharem depois de fritos, viu? Preste atenção. 

Veja:

1. Massa com pouco líquido

Se a receita da sua massa estiver com pouco líquido, é bem capaz que ela comece a rachar quando for congelada. Isso porque ela está sem estrutura suficiente para manter a modelagem e o recheio na sua área interna. 

Toda receita precisa de equilíbrio entre os ingredientes secos e os líquidos. Se isso não estiver correto, você terá vários problemas com a sua coxinha. 

Por isso, certifique-se que o seu preparo está respeitando as proporções e que tem líquido suficiente para aguentar o congelamento.  

2. Modelagem errada

A forma como você modela a coxinha também pode influenciar nisso. Às vezes na pressa a gente acaba modelando sem tanto cuidado e deixa uma pontinha ou um pedacinho um pouco aberto. 

Acredite, mesmo sendo bem pequenininho esse espaço vai prejudicar o resultado da sua coxinha e te trazer problemas. 

Por isso, preste atenção a todo o processo e seja bem detalhista. Quanto maior o seu cuidado, melhor será o seu resultado. 

3. Falta de empanamento ou empanamento errado

Tem gente que quer congelar coxinha sem empanar. Não vai dar certo, viu? A massa vai rachar no congelador e na hora de fritar vai ficar super oleosa, murcha e sem gosto. Nem faça isso porque vai se arrepender. 

Outra coisa é empanar errado. Muita gente utiliza o ovo para fazer empanamento e ele pode causar essas rachaduras. A melhor maneira de empanar coxinha é usando só água mesmo. Algumas pessoas até arriscam com o leite, mas eu ainda acho que a água torna tudo mais seguro. 

Sem falar que ela deixa a coxinha mais sequinha e crocante depois de frita, viu? 

Então a ideia é modelar corretamente o salgado, depois passar na água e logo em seguida na farinha de rosca. Se você puder, faça sua própria farinha com o pão da sua casa. 

4. Tempo de descanso antes do congelamento

Por último, mas muito importante: Assim que empanar as coxinhas, leve elas para o congelador logo! Se você demorar para fazer isso, também pode contribuir para que elas acabem rachado na hora do congelamento. 

por que as coxinhas racham depois de congelar

5. Pré congelamento

Essa na verdade é mais uma dica para evitar que a coxinha rache quando congelada: Faça o pré congelamento. 

Funciona assim: Quando você empanar as coxinhas, vai levar todas elas em um recipiente aberto para o congelador e deixar por uma hora. Só depois desse tempo é que você vai embalá-las e deixar congelando de forma oficial. 

Esse cuidado vai ajudar que tenham uma modelagem mais firme, fiquem mais bonitas e bem mais resistentes para passar por todos os processos. 

Leia também: Como empanar coxinha sem farinha de rosca?

Tome todos esses cuidados!


Saber por que a coxinha racha quando congela vai te ajudar a evitar que esse problema aconteça por aí na sua produção. Se você prestar atenção a tudo que eu trouxe e colocar as ideias em prática, vai se livrar desse problema.

Torço para que minhas dicas sejam úteis por aí, viu?

Muito obrigada pela sua companhia hoje. 

Um grande abraço e até a próxima!

Sou jornalista e como boa baiana, nascida em Salvador, eu amo uma comida bem temperada! Adoro dar dicas e falar sobre curiosidades que podem ajudar as pessoas não só a preparar ótimas refeições, como ganhar dinheiro com elas.