Muito provavelmente você já deve ter ouvido a sua avó ou mãe dizer que não se deve colocar a mesma colher que usamos para comer de volta nos alimentos, pois isso faz a comida azedar.
De fato, é um conhecimento geral, passado normalmente sem uma explicação. Por causa disso, muitas pessoas não dão tanta credibilidade e continuam com esse tipo de prática, que na realidade é prejudicial.
Então, para que você entenda definitivamente o porquê disso acontecer e também para esclarecer diversas dúvidas relacionadas preparamos esse artigo. Dessa forma, você pode evitar muitos problemas, como prejuízos e também contaminações.
Importante, não é? Vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais e ter uma maior segurança na sua alimentação.
Você pode se interessar em ler também:
Por que a comida azeda se colocarmos a colher na boca e depois na comida?
Para responder de forma direta, a comida azeda quando colocamos a colher na boca e depois reutilizamos para manusear o alimento por causa das enzimas presente na saliva.
Especificamente uma chamada de ptialina ou amilase salivar, que é produzida a fim de iniciar o processo de digestão. Sim! A digestão dos alimentos começa na nossa boca, com o primeiro contato com a saliva.
Portanto, quando você utilizada a mesma colher para comer e para servir, essa enzima passa a agir sobre a comida o que vai fazer com que ela azede bem mais rapidamente. A mesma coisa acontece quando consumimos bebidas diretamente no gargalo, como sucos, refrigerantes e iogurtes.
Além disso, temos que ter em conta que na nossa boca existem milhares de bactérias que, em contato com o alimento, se proliferam rapidamente gerando prejuízos e riscos para a nossa saúde, inclusive.
Por exemplo, com essa prática você, ou alguém do seu convívio doméstico, pode acabar contraindo uma intoxicação alimentar, que em quadros mais graves pode causar complicações e até mesmo a morte.
Especialmente certos grupos podem se prejudicar com isso, como por exemplo, crianças, idosos, gestantes, pessoas que já possuem problemas com o sistema digestivo ou que estão em tratamento de alguma outra doença.
Por fim, você ainda corre o risco do que chamamos de contaminações cruzadas. Ou seja, acabar transferindo esses microrganismos para superfícies e outros alimentos, aumentando ainda mais a possibilidades de problemas relacionados.
Então, é muito melhor evitar, não é? Afinal, além de não custar nada utilizar talheres diferentes, é muito mais higiênico e seguro.
Dicas para conservar melhor os alimentos cozidos
Além de você dever absolutamente abandonar a prática de utilizar os talheres que teve contato com a sua saliva na comida que não será consumida totalmente no momento, existem algumas dicas que podem ajudar a conservar melhor os seus alimentos.
Isso em relação ao prazo de consumo, mas também sobre o sabor, aroma, e nutrientes presentes na receita.
- Higienize bem as mãos, local onde a comida será manuseada e utensílios que serão utilizados, antes de começar a cozinhar;
- Para provar os alimentos enquanto estes estão sendo preparados, utilize um talher para colocar uma pequena quantidade do caldo, da mistura, ou ingredientes, na palma da sua mão para poder experimentar e ajustar os sabores, se necessário;
- As sobras de um almoço ou jantar, podem ser mantidas na geladeira até no máximo três dias. Passado esse tempo o risco de haver contaminações aumenta consideravelmente;
- Se você cozinhou em grandes quantidades, o ideal é congelar a comida para prolongar a validade. A dica aqui é separar o que será consumido até três dias e congelar o restante em porções proporcionais para uma refeição;
- Para levar os preparos para a geladeira, bem como para serem congelados, é importante esperar que esfriem primeiro.
- Sempre opte por utilizar potes de vidro, especialmente os hermeticamente fechados, para guardar seus alimentos já preparados. Isso porque o plástico quando resfriado ou aquecido em certas temperaturas, pode liberar substâncias nocivas que se misturam a comida.
Conclusão
Esperamos que você tenha esclarecido de uma vez por todas porque não se deve utilizar a mesma colher, ou qualquer talher, para comer e manusear o alimento depois. Com isso, contamos que as informações tenham sido úteis para contribuir para a construção de hábitos melhores.
Conta pra gente o que você achou. Estamos interessados em saber a sua opinião e também se você já teve alguma experiência desagradável com esse costume.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!