Se você já se perguntou “por quanto tempo devo ferver o leite de vaca?”, então esse artigo foi feito especialmente para você!
Reunimos aqui muitas informações sobre isso e assuntos relacionados que vão te ajudar a esclarecer dúvidas sobre o consumo seguro desse alimento tão presente no nosso cotidiano. Inclusive, o Brasil é o sexto maior produtor de leite em todo mundo.
Por isso mesmo, o costume de ferver o leite, em especial os de saquinhos, é uma pratica comum, porque vem de um contexto antigo, já que desde muito tempo essa produção em grande escala foi iniciada.
Então, vem com a gente entender muitas questões importantes sobre o leite de vaca. Continue a leitura.
Por quanto tempo devo ferver o leite de vaca?
De uma forma geral, o leite de vaca industrializado não precisa ser fervido, seja ela de caixinha, de garrafa ou de saquinho. Isso porque esses produtos já passam por um processo que exterminam os microrganismos que poderiam causar doenças.
Esse costume, como mencionamos, vem de uma época onde o leite era comercializado apenas cru. Logo, pela falta de informação e também de tecnologias específicas para o tratamento desse produto, muitas pessoas se prejudicaram pelo consumo inadequado.
Então, ferver o leite nesses casos era imprescindível. Já que era comum o desenvolvimento de doenças. Portanto, ainda hoje, sem aquecimento prévio, o leite cru pode provocar uma série de problemas de saúde, que inclusive podem progredir para quadros graves e levar a morte.
Infelizmente, apesar de ser completamente proibido a comercialização desse produto nesse estado, muitas pessoas ainda compram e acabam correndo riscos por não saberem como manejar o líquido da forma correta.
Essa prática se mantém ainda presente principalmente em cidades menores. Então, se esse é o seu caso e a sua pergunta “por quanto tempo devo ferver o leite de vaca?” seja dentro desse contexto, a resposta é:
Passo a passo para ferver leite da fazenda
- Primeiramente faça um teste para se certificar que o produto adquirido está de fato fresco. Para isso, misture um pouco de água com o leite e ferva. Se o leite coalhar, não ferva o restante. Dessa forma você pode reutilizar o ingrediente em receitas que serão aquecidas, como panquecas e bolos, por exemplo;
- Caso a mistura não apresentar as características de coalhada. Ferva o restante até começar a formar uma fumacinha branca, a partir daí você conta cerca de 4 minutos e desliga o fogo;
- Após esse processo, o leite precisa ser resfriado. Para isso, despeje o líquido em um jarro de vidro ou de cerâmica, preferencialmente, e depois o resfrie imediatamente, mantendo o recipiente tampado para evitar o contato com o ar.
Assim você consegue reduzir os riscos e ainda preservar alguns nutrientes desse alimento, como potássio, o cálcio e o magnésio.
De qualquer forma, dê preferência ao consumo desse produto industrializado, e uma dica ainda é preferir o leite de saquinho.
Porque o leite de saquinho é melhor para o consumo?
Apesar de muitas pessoas atualmente preferirem o leite de caixinha, por acreditarem ainda que é necessário ferver a versão de saquinho, na realidade em relação a benefícios, essa ultima versão é melhor.
Isso porque o processo que esse alimento passa é chamado de pasteurização, onde os microrganismos que fazem mal a saúde são exterminados, mas os benéficos, como os lactobacilos vivos que ajudam na saúde do sistema gástrico e digestivo, permanecem.
Além disso, o valor nutricional também é mais alto, já que boa parte desses nutrientes são mantidos. Até por isso mesmo não se deve ferver esse tipo de leite, já que, aquecendo em altas temperaturas, além de desnecessário, faz com quê esses benefícios se percam.
Diferentemente, o leite de caixinha ou o de garrafa, que duram muito mais, passam por outro tipo de processo, chamado de “ultrapasteurização”. Dessa forma, a temperatura na qual o leite é submetido antes de ser resfriado rapidamente, é praticamente o dobro.
Com isso, o líquido fica estéril, não sobrevivem nenhuma bactéria, inclusive as que nos ajudam. O valor nutritivo também é reduzido.
Conclusão
Esperamos que a sua dúvida “por quanto tempo devo ferver o leite de vaca?”, tenha sido devidamente esclarecida com as informações que reunimos nesse texto e assim você consiga consumir esse alimento de uma forma apropriada.
Conta pra gente o que você achou, vamos gostar muito de saber a sua opinião e sobre a sua experiência.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!