Pode guardar gengibre na geladeira?

Quer saber se pode guardar gengibre na geladeira? Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final. 

O gengibre é uma raiz cheia de sabor e benefícios, muito usada tanto em pratos salgados quanto em bebidas e sobremesas. 

Aqui você vai aprender como guardar gengibre na geladeira e eu também vou deixar algumas dicas interessantes que podem te ajudar. Confira!

Descubra se pode guardar gengibre na geladeira


Pode guardar gengibre na geladeira

Sim, o gengibre pode e deve ser guardado na geladeira, mas isso deve ser feito da maneira certa para que todas as suas qualidades sejam mantidas. 

Quando armazenado corretamente, ele pode durar de 2 a 3 semanas com sabor e qualidade preservados.

Aprenda como guardar gengibre na geladeira


A verdade é que a maneira que você vai guardar esse gengibre pode variar de acordo com o estado dele. Confira:

1 – Inteiro e com casca

Guarde na gaveta de legumes da geladeira, dentro de um saco plástico perfurado ou enrolado em papel toalha e depois em um saco plástico.

Evite deixar o gengibre exposto ao ar, pois isso faz com que ele murche e perca suas propriedades.

2 – Descascado

Após descascar, corte em pedaços e coloque em um pote de vidro bem limpo com tampa hermética.

Cubra com um pouco de vinagre ou azeite para conservar melhor. Nesse caso, ele dura cerca de 7 dias na geladeira.

Se você usa gengibre com frequência, já deixe alguns pedaços cortados ou ralados, prontos para usar nas suas receitas do dia a dia.

Pode congelar gengibre?


Sim, congelar gengibre é uma ótima forma de evitar desperdício e de ter o ingrediente sempre à disposição. Ele mantém o sabor, aroma e propriedades medicinais, sendo ideal para quem compra em grandes quantidades.

Para congelar o gengibre inteiro com ou sem casca, lave bem, seque e coloque em um saco próprio para congelamento. Quando for usar, rale o pedaço ainda congelado com um ralador fino.

Já o gengibre picado ou ralado pode ser congelado em porções individuais, como em formas de gelo. Rale ou pique o gengibre e distribua nas cavidades da forma, cubra com um pouco de água ou azeite e congele.

Depois, transfira os cubos para um saco plástico com etiqueta.

O gengibre congelado não serve para decorações ou fatias finas, pois fica mais macio após o descongelamento, mas para cozinhar, ele é perfeito!

Quanto tempo o gengibre pode ficar no congelador?


Se o gengibre for congelado corretamente pode ficar no congelador por até 6 meses sem perder suas principais características.

Lembre-se de sempre identificar o recipiente com a data de congelamento e nunca recongele um gengibre que já foi descongelado.

Como usar o gengibre na comida?


O gengibre é muito versátil e pode ser usado de várias formas na cozinha. Seu sabor levemente picante e refrescante combina com pratos doces, salgados e bebidas.

Veja algumas maneiras práticas de usar gengibre nas suas receitas:

  • Chás e infusões: Basta colocar algumas fatias ou raspas de gengibre fresco em água fervente e deixar em infusão por 5 a 10 minutos. Pode ser combinado com limão, mel, hortelã ou canela;
  • Sucos e vitaminas: Rale um pedacinho de gengibre e adicione no liquidificador junto com frutas como abacaxi, laranja, melancia ou cenoura. Dá um sabor único e ajuda na digestão e imunidade;
  • Refogados e sopas: Use gengibre ralado no começo do preparo, junto com alho e cebola. Isso realça o sabor dos pratos. Vai muito bem com legumes, carnes brancas e sopas orientais;
  • Marinadas e molhos: Gengibre combina com molhos agridoce, shoyu, mostarda e mel. Pode ser usado em marinadas para frango, peixe e tofu;
  • Doces e bolos: Muito usado em receitas como pão de mel, bolachas natalinas e bolos de especiarias. 

Como descascar gengibre com facilidade?


Essa é uma tarefa que geralmente você encontra dificuldade, pois a superfície do gengibre não é plana e sua casca é bem fina. 

Uma dica simples para facilitar o uso do gengibre é usar uma colher em vez de faca para descascar. Basta raspar a casca com o lado de dentro da colher e ela sai com facilidade, sem desperdiçar a polpa.

Gengibre em pó substitui o gengibre fresco?


Como guardar gengibre na geladeira

Sim, mas com ressalvas. O gengibre em pó tem sabor mais concentrado e seco, ideal para bolos, biscoitos e temperos secos.

Se quiser substituir o fresco pelo pó em uma receita use 1/4 de colher de chá de gengibre em pó para cada colher de sopa de gengibre fresco.

Mas lembre-se que o sabor fresco e ardente do gengibre natural não é exatamente igual ao do gengibre em pó.

Leia também: Suco de abacaxi combina com qual fruta?

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe que pode guardar gengibre na geladeira, tenho certeza de que essa raiz poderosa vai fazer parte da sua rotina culinária com muito mais frequência.

O gengibre é um ingrediente funcional, versátil e cheio de possibilidades. Aproveite todos os benefícios que esse ingrediente pode te oferecer. 

Obrigado por acompanhar este artigo até o final! Espero que ele tenha sido útil e que você saia daqui ainda mais inspirada e com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Boa sorte e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.