Por acaso você está se perguntando se pode fazer gelatina só com água quente? Então eu acredito que esse artigo foi feito especialmente para você.
A gelatina é uma sobremesa prática, refrescante e muito versátil, ideal para os dias quentes ou como um docinho leve após as refeições, mas será que pode fazer gelatina só com água quente?
Hoje vou esclarecer todas essas dúvidas e ainda compartilhar dicas valiosas sobre preparo e conservação da gelatina para que você aproveite essa sobremesa ao máximo. Confira!
Descubra se pode fazer gelatina só com água quente
Sim, você pode fazer gelatina apenas com água quente, mas o resultado pode não ser o ideal.
As instruções tradicionais da maioria das embalagens indicam usar 250 ml de água quente e 250 ml de água fria.
A função da água quente é dissolver o pó da gelatina completamente, ativando a gelatina, que é um agente gelificante. Já a água fria serve para resfriar rapidamente a mistura e ajudar a firmar a sobremesa na geladeira.
Se você usar apenas água quente, a gelatina vai demorar mais para firmar e pode ficar com a consistência errada, mais mole ou líquida. Se não quiser usar água fria, uma alternativa é usar 250 ml de água quente para dissolver e em vez da água fria, usar 250 ml de gelo (ou água bem gelada). Assim, você mantém a proporção e a temperatura ideal.
Qual a validade da gelatina depois de preparada?
A gelatina, depois de pronta, deve ser armazenada na geladeira, coberta ou tampada, e sua validade pode variar.
A gelatina pronta na geladeira dura entre 5 a 7 dias. Caso ela seja misturada com leite ou frutas o mais indicado é consumir em até 3 dias, pois frutas soltam líquido e leite pode azedar.
Saiba se pode congelar gelatina
A verdade é que não é recomendado congelar gelatina pronta.
O congelamento altera a estrutura da gelatina, fazendo com que ela perca a textura firme e fique quebradinha ou esponjosa após descongelar. Isso acontece porque o gelo forma cristais que rompem a rede de colágeno da gelatina.
Você pode até congelar, mas ao descongelar, ela não terá a mesma aparência ou textura e pode liberar muita água.
Se quiser armazenar por mais tempo, a melhor forma é preparar a gelatina em potinhos com tampa e guardar na geladeira.
Do que é feita a gelatina?
Você sempre consumiu gelatina, mas ainda não sabe do que ela é feita? Então acredito que você vai gostar dessa informação.
A gelatina é feita a partir de colágeno, uma proteína extraída de tecidos animais, principalmente ossos, cartilagens e peles de bovinos e suínos. Esse colágeno é processado e transformado em um pó incolor e sem cheiro com capacidade de formar um gel quando hidratado.
Os ingredientes básicos da gelatina saborizada como as coloridas que compramos no mercado, incluem gelatina incolor (colágeno), açúcar ou adoçante, corantes e aromas de frutas. Além também dos conservantes.
Já a gelatina incolor e sem sabor, usada em receitas como cheesecakes e mousses, contém apenas o colágeno.
Para quem não consome produtos de origem animal, existem versões de gelatina vegetal, feitas com ágar-ágar, carragena e pectina (frutas).
Como fazer uma gelatina perfeita?
Para que você tenha um bom resultado no preparo da sua gelatina, eu resolvi deixar aqui algumas dicas interessantes.
A primeira dica é sempre usar água filtrada ou mineral, especialmente se for consumir pura e mexa bem até dissolver todos os cristais. Se sobrar pó não dissolvido, a gelatina pode ficar com pontos duros.
Outra coisa que você precisa se atentar é esperar ela esfriar completamente antes de levar para geladeira e o mais indicado é que as formas usadas sejam de silicone, caso queira desenformar depois.
Além disso, se quiser uma textura diferente, bata no liquidificador com frutas ou creme de leite antes de gelar. Fica incrível!
Leia também: Pode fazer gelatina com leite?
Não deixe de aproveitar!
Agora que você já sabe que pode fazer gelatina só com água quente, mas que o ideal é usar a quantidade certa de água quente e fria, fica fácil preparar uma sobremesa deliciosa, com textura e sabor perfeitos!
Então aproveite todas essas dicas e comece a preparar essa delícia aí na sua casa. Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado final.
Antes de ir embora, eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia e principalmente pela sua atenção até aqui. Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirada e com todas as suas dúvidas esclarecidas.
Te desejo boa sorte e até o próximo artigo!