Eu fiquei impressionada quando percebi que muita gente tem dúvida se pode empanar coxinha com fubá. O fubá nada mais é do que a farinha do milho, bem fininha, sabe? É um ingrediente que a gente usa muito no Brasil, mas principalmente nas regiões Norte e Nordeste.
O que pouca gente sabe é que além de ser utilizada na produção de mingau, doces, polentas ou cuscuz, essa farinha também serve para o preparo de massas e para fazer empanamento de uma série de alimentos.
A questão é: Será que dá para empanar coxinha também? Bom, é isso que eu vou te responder durante o meu texto. Se essa é a sua dúvida, fique comigo até o final do artigo e aproveite!
Afinal, pode empanar coxinha com fubá ou não?
Sim! Pode empanar coxinha com fubá. Essa é uma opção super viável que vai deixar o seu salgado bem crocante e sequinho. Essa é uma farinha que não precisa de muito óleo para fritar, então o resultado final acaba ficando até mais saudável, sabia?
Não sei porque as pessoas se espantam tanto com essa possibilidade, visto que a farinha de milho é um produto alimentício já muito utilizado.
Aqui no Nordeste essa é uma questão muito comum. Tem pessoas que usam não só para substituir outro ingrediente, mas porque preferem o resultado e gostam mais do sabor.
Se você gosta de milho, com certeza vai notar que a coxinha empanada com fubá fica com um gostinho ainda melhor. Eu amo!
Como empanar com fubá?
Agora que você já entendeu que pode substituir a farinha de rosca por fubá, eu vou te mostrar como é o passo a passo para deixar a coxinha bem empanada e crocante depois de frita, viu?
Não tem segredo e o processo é bem parecido com qualquer outro tipo de empanamento.
O primeiro passo é fazer a coxinha e modelar a massa bonitinha. Depois você deve passar ela em um recipiente com água e só depois levar para a vasilha com o fubá.
Passe a farinha por toda a coxinha e certifique-se que ela está completamente coberta. Isso é fundamental para que ela fique crocante. Depois dê umas batidinhas para retirar o excesso de fubá e reserve em um recipiente.
Pronto! Sua coxinha está empanada com fubá.
Não frite imediatamente!
Vendo alguns vídeos na internet eu conheci uma dica que pode fazer totalmente a diferença no resultado da sua coxinha. Depois que fizer o empanamento, não frite ela imediatamente.
O melhor é levá-la em um recipiente para a geladeira e deixar de um dia para o outro. Isso vai permitir que ela fique em uma consistência mais resistente e que a farinha fique mais grudada no salgado.
Na hora de fritar sua coxinha não vai soltar tanta farinha no óleo, não vai desmanchar e também não vai correr o risco de ela murchar depois de frita.
Então já sabe, não é? Faça sempre a sua produção um dia antes da fritura. Isso vai te dar praticidade e melhor qualidade no produto.
Você pode empanar diretamente no fubá
No passo a passo eu te aconselhei a molhar a coxinha primeiro e depois passar na farinha, não foi? Esse é um procedimento mais comum que garante que o empanamento seja completo.
Só que tem pessoas que preferem modelar a coxinha e já jogar diretamente no fubá. Essa também é uma opção que pode dar certo.
Minha dica é que você faça das duas formas e observe o resultado. Implemente no seu negócio aquela que gostar mais.
Leia também: Como empanar coxinha sem farinha de rosca
Comece a empanar sua coxinha com fubá
Agora que você já entendeu que pode empanar coxinha com fubá eu acho que vale a pena fazer o teste, viu? Faça com água e sem, peça para outras pessoas experimentarem e veja o que vão dizer.
É só na prática que a gente consegue ver a coisa tomando forma, então não demore muito para começar a fazer isso.
Espero que o meu texto tenha te ajudado de alguma forma.
Um grande abraço e até a próxima!