Pode congelar vatapá? veja como conservar corretamente 

Quer saber se pode congelar vatapá? Então acompanhe esse artigo pois eu acredito que ele foi feito para você. 

O vatapá é uma iguaria muito saborosa, típica da culinária nordestina do Brasil, que agrada a todos com a sua mistura de sabores ricos combinados com a sua textura cremosa. 

Esse é um prato que gera algumas dúvidas e quando sobra, a principal é: será que dá para congelar vatapá? Aqui eu vou te esclarecer essa e outras dúvidas, além de te passar dicas que podem te ajudar muito. Não deixe de acompanhar!

Descubra se pode congelar vatapá


Pode congelar vatapá

A verdade é que essa é uma receita que oferece uma melhor experiência quando servida fresca, mas se você preparou uma grande quantidade e acabou sobrando uma quantidade significativa, saiba que você pode congelar vatapá sim. Inclusive, essa é uma ótima forma de prolongar a validade desse prato sem perder muito as suas características. 

E sim, o congelamento pode afetar a textura dele, mas nada que seja muito evidente e que não dê para consertar com alguns minutos no fogo.

Se for uma quantidade grande de vatapá que você pretende congelar, armazene em porções menores. Você vai me agradecer na hora de descongelar. 

Quanto tempo o vatapá pode ficar no congelador?


Se o congelamento for realizado da maneira correta, o vatapá pode ser mantido no congelador por até 3 meses. Após esse período, ainda dá para consumir, mas saiba que além da sua textura, o sabor também pode começar a se alterar. 

Lembre-se de sempre adicionar uma etiqueta com a data do congelamento na embalagem de vatapá. Isso vai te ajudar a acompanhar melhor a validade dele. 

Saiba como congelar vatapá da forma certa


Agora que eu já falei que você pode congelar vatapá e te disse por quanto tempo ele pode ficar no congelador, vamos aprender a congelar essa delícia da maneira mais eficiente?

A primeira coisa que você precisa saber é que antes de ser levado para o congelador, esse vatapá precisa esfriar completamente. 

Enquanto isso, escolha um recipiente no tamanho adequado para a quantidade da sua sobra. Ele precisa ser hermético, para evitar qualquer tipo de contaminação com outros alimentos e também deve ser feito de um material que possa ir para o congelador. 

Existem alguns sacos plásticos próprios para congelar alimentos que também são uma ótima opção para congelar vatapá. Além de você conseguir dividir a sobra de vatapá em porções menores com uma maior facilidade, eles também ocupam menos espaços no congelador. 

Como conservar na geladeira?


Caso tenha sobrado muito pouco e você não queira congelar, saiba que também tem como conservar vatapá na geladeira, mas nesse caso você precisa ter mais atenção pois a validade diminui bastante e o risco de contaminação é maior. 

Espere ele esfriar e transfira para um recipiente hermético para evitar contaminação indireta através de outros alimentos e sempre use talheres limpos na hora de manusear esse vatapá.

Tomando todos os cuidados, dá para conservar o vatapá por até 4 dias na geladeira, mas lembre-se de antes de consumir sempre conferir sua aparência, aroma e sabor. Se você observar algo diferente, descarte. 

Como descongelar vatapá?


Como congelar vatapáNa hora de consumir novamente, eu aconselho que você transfira o vatapá congelado para a geladeira algumas horas ou até mesmo uma noite antes de servi-lo. Assim ele terá tempo de descongelar lentamente e assim não ter a sua textura alterada. 

Em seguida, coloque esse vatapá em uma panela e leve ao fogo médio até ferver bem e recuperar toda a sua cremosidade. 

Não recongele!


Saiba que depois de descongelado, o vatapá não deve ser congelado novamente. O processo de descongelamento e reaquecimento pode comprometer a segurança e a qualidade do prato.

Por isso, quando você for congelar sua sobra de vatapá sempre divida ela em porções individuais. Assim, você não vai precisar descongelar toda a sobra de uma só vez. Basta escolher a quantidade exata que atende a sua necessidade e retirar do congelador. 

Leia também: Pode fazer vatapá com farinha de trigo com fermento?

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe que pode congelar vatapá, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas que eu acabei de te passar e teste aí na sua casa. Eu tenho certeza que você vai conseguir prolongar a vida útil desse prato por muito mais tempo. 

Antes de ir embora, eu preciso te agradecer pela sua companhia e principalmente pela sua atenção de sempre. Ela é muito importante para que eu consiga continuar trazendo um conteúdo de qualidade todos os dias para você.

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.