Pode congelar pudim de leite condensado?

Ficou na dúvida e está querendo saber se pode congelar pudim de leite condensado? Então não deixe de acompanhar esse artigo que fiz para você. 

Além disso, aqui eu também vou te passar algumas dicas de conservação que vão te ajudar a prolongar o consumo dessa sobremesa. Não deixe de conferir!

Descubra se pode congelar pudim de leite condensado


Pode congelar pudim de leite condensado

Quando você pensa em congelar algo, a primeira coisa que deve lembrar é dos ingredientes usados para preparar esse prato. Sempre que for algo sensível como o leite, é sempre um pouco mais desafiador, ele pode sofrer alteração ou até mesmo azedar, mas no caso do pudim, ele pode sim ser congelado.

É claro que corre o risco da consistência ser alterada, mas seguindo um passo a passo correto, é super possível prolongar a validade dessa sobremesa. 

O ideal é que ele seja consumido fresco, mas caso seja necessário congelar, você pode fazer isso embalando essa sobra em porções individuais e levando ao congelador.  

Quanto tempo dura um pudim congelado?


A validade do pudim congelado é de 3 meses, mas você precisa realizar esse armazenamento da forma correta para que isso não seja comprometido. 

Na hora de descongelar é recomendado que o pudim fique de um dia pro outro na geladeira, para que o descongelamento ocorra lentamente.

Qual embalagem usar?


Como foi dito, o mais recomendado é que o pudim seja conservado em porções individuais. Assim ele consegue se manter sem tantas alterações por mais tempo. 

O ideal é que sejam usadas embalagens descartáveis que possam ser levadas ao congelador. Em lojas de embalagem você encontra diversas opções herméticas em tamanhos variados, perfeitas para pudim, mas caso queira economizar você também pode escolher vasilhas que você já tem em casa. O importante é que elas possuam uma tampa que vede bem. 

E se deixar na geladeira?


Se você quiser também pode deixar a sobra do seu pudim na geladeira, correndo o risco, claro. Geralmente, um pudim na geladeira pode durar até 5 dias, mas dependendo da forma que for armazenado ele pode sofrer contaminação a partir de outros alimentos que estão na geladeira e azedar mesmo dentro da validade. 

Na geladeira, essa sobra também pode ser guardada em porções individuais, mas caso não queira, coloque em um recipiente grande com tampa e na hora de retirar as porções, evite deixar o recipiente fora da geladeira por muito tempo. Retire uma única porção e devolva o restante para o ambiente resfriado. 

E sempre que for consumir, observe se o pudim mantém suas características. Se sentir alguma alteração na cor ou algum cheiro diferente, descarte no lixo. 

Experimente essa receita de pudim


como congelar pudim de leite condensado

É claro que você não ia sair daqui sem uma receita de pudim especial para você reproduzir aí na sua casa. Eu tenho certeza que você vai adorar!

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • A mesma medida (da lata) de leite integral
  • 3 ovos inteiros
  • 1 xícara de açúcar.

Modo de Preparo:

  • Primeiro prepare a calda de açúcar utilizada no pudim;
  • Para isso derreta o açúcar em uma forma de pudim diretamente no fogo, até que ele caramelize por completo;
  • Espalhe bem o caramelo pela forma e reserve;
  • No liquidificador, adicione o leite condensado, o leite e os ovos;
  • Bata por cerca de 5 minutos até obter uma mistura homogênea;
  • Despeje essa mistura na forma já caramelizada;
  • Cubra a forma com papel alumínio e leve para assar em banho-maria no forno preaquecido a 180°C por cerca de 1 hora;
  • Após assar, retire o papel alumínio e deixe esfriar;
  • Leve à geladeira por algumas horas.

Cuidado ao desenformar!


O grande momento é sempre na hora de desenformar o resultado dessa receita. O medo de todos nós é o pudim desmanchar completamente, mas não precisa se preocupar. Se você respeitar o tempo de forno e o tempo indicado para deixar ele na geladeira, isso não vai acontecer. 

O que é mais comum é ele grudar no fundo por conta do caramelo, mas caso aconteça, você pode levar rapidamente a forma na boca do fogão para aquecer um pouco o fundo. Assim o caramelo vai derreter apenas o suficiente para soltar o pudim.

Depois vire por cima de um prato largo e veja a mágica acontecer. 

Leia também: Pudim sem leite condensado

Não perca mais tempo!


Depois de descobrir se pode congelar pudim de leite condensado, ficou mais fácil conservar essa delícia por mais tempo, não é mesmo? Então aproveite essas dicas para armazenar ele da forma correta e aumentar seu tempo de consumo. 

Eu tenho certeza que você vai ter ótimos resultados. 

Ah, se você experimentar mesmo essa receita de pudim que eu te passei, não esquece de voltar aqui para me contar se você gostou, tá certo? Eu vou amar saber!

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma forma e torço para que você saia daqui com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Obrigada pela sua companhia e atenção até aqui. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.