Não pode congelar ovo cozido na marmita, pois além de ter alguns riscos à saúde, o alimento perde toda sua textura e sabor.
O ovo é muito versátil para levar na marmita, mas exige cuidados para o consumo seguro. Aproveitei para separar algumas dicas exclusivas e ideias de receitas para você aproveitar o alimento da melhor forma. Vamos conferir?
O que acontece com o ovo cozido se levar para congelar?
O ovo é um dos melhores alimentos que você pode consumir todos os dias. Porém, seu preparo pede um pouco de atenção, para eliminar todos os riscos de contaminação e consumo impróprio.
E congelar ovo cozido está entre as principais ações que você não deve fazer de jeito nenhum. Isso porque quando você descongela o ovo cozido, todas as proteínas tornam-se viscosas e pegajosas.
Além disso, você perceberá uma alteração desagradável na cor do ovo. Após congelado, a gema fica com um aspecto meio esverdeado.
A sensação na boca e a textura gelatinosa não são nada atrativas. Afinal, não há nada melhor do que comer um ovo fresco e cheio de sabor, não é mesmo?
E ovo cru, pode congelar?
Essa é uma outra pergunta que escuto com certa frequência. Com isso eu digo com toda a certeza, nunca faça isso! Congelar o ovo cru traz grandes riscos à sua saúde.
Quando congelado com a casca, a clara pode expandir e rachar toda a casca. Logo, há grandes riscos de contaminação por bactérias. E o pior é que em muitos casos é até difícil enxergar as rachaduras.
Dessa forma, uma boa alternativa, caso você ainda queira congelar o ovo para usar mais tarde em sua marmita, é separar a clara da gema. Coloque cada parte em recipientes próprios para congelamento e que sejam fechados hermeticamente.
Vejo muito isso em indústrias e estabelecimentos que vendem marmitex que possuem grande demanda mensal. É uma opção para manter o ingrediente fresco por mais tempo.
4 receitas de marmita fit com ovo
1. Marmita de arroz de brócolis, espinafre refogado, mandioquinha e ovo cozido
A ideia dessa marmita super saudável é reunir um delicioso arroz de brócolis processado, com espinafre refogado, mandioquinha cozida e ovo cozido.
Você pode utilizar nesta receita um pouco de óleo de coco para refogar os ingredientes, dá um sabor incrível. 😉
Para arrumar direitinho, posicione em um dos lados da marmita 2 ovos e meio cortados e regue com um fio de azeite.
Em seguida, coloque o espinafre refogado e o arroz de brócolis na outra metade da marmita. Finalize com a mandioquinha por cima do ovo, regue com mais um pouco de azeite.
2. Feijão, arroz com vagem e muffin de ovo
Essa dica é para variar mesmo seu cardápio semanal de marmita. Bom, o feijão e o arroz com vagem não há segredo, não é mesmo?
Porém, para o muffin de ovo, que é a estrela da marmita, utilize ingredientes como tomate, cebola e espinafre. Bata bem os ovos e tempere do seu gosto. Em seguida, coloque em forminhas próprias para forno e deixe assando até dourar.
A montagem fica por sua conta, mas eu sempre costumo colocar o feijão e o arroz com vagem em uma metade da marmita.
Já na outra metade eu acomodo o muffin bem saudável, polvilho um pouco de queijo ralado por cima e pronto.
3. Experimente o ovo cozido empanado
Se você já enjoou da omelete, do ovo frito e ovo mexido, essa dica pode diferenciar um pouco as coisas.
Cada pessoa tem seu jeito pessoal de empanar, mas nessa receita eu usei ovo batido, farinha de trigo e farinha de rosca.
Depois de cozinhar por cerca de 6 minutos, escorra a água e deixe descansando em água fria por mais 5 minutos.
Descasque todos e comece a empanar. Você sabe que o ovo está bem empanado quando ele está parecido com uma coxinha.
Não deixe fritar muito no óleo, senão vai ficar com um gosto amargo. Quando começar a dourar, já pode tirar!
DICA EXTRA: prefira armazenar essa receita em um recipiente separado para evitar que murche. Além disso, deixe escorrer bem o óleo da fritura.
4. Salada russa para acompanhar a marmita
A salada russa é aquela famosa salada de batatas que todo mundo ama. É uma mistura de batatas cozidas, cenouras, maionese, um toque de mostarda e o ovo cozido.
Você precisa cozinhar a batata, a cenoura e o ovo. Depois pique tudo em cubinhos, transfira para uma tigela. Junte todos os ingredientes e temperos a gosto.
Caso queira, pode adicionar um pouco de ervilhas, palmito ou azeitonas.
Adicione um pouco de suco de limão, misture e junte a maionese, misturando tudo para agregar sabor. O limão ajuda a engrossar o creme da maionese, além de realçar o sabor da salada.
DICA EXTRA: temperar de um dia para outro com limão cravo deixa a receita muito mais encorpada. Inclusive, é uma mistura que aguenta muito bem na geladeira. Aliás, eu acho que fica ainda mais saborosa.
Por conta do ovo cozido, não é interessante deixar na geladeira por mais de 1 dia, senão vai ficar com um cheiro forte e sabor amargo.
E aí, o que achou das dicas? Espero muito que você tenha gostado e que elas te ajudem muito a preparar a melhor e mais nutritiva marmita. Compartilhe essas dicas com todo mundo e até a próxima!