Será que pode congelar arroz? A resposta é sim. Você pode congelar o arroz que isso não vai alterar em nada o sabor, textura nem o aroma do alimento.
Aliás, essa é uma das melhores medidas para conservar o arroz sempre fresquinho e livre da proliferação de bactérias. Vou aproveitar para deixar aqui algumas dicas importantes que poderão te ajudar muito nessa questão. Veja só!
Como congelar corretamente o arroz
O arroz pode ir direto para o freezer depois de pronto. Mas vale um cuidado aqui. Não coloque a comida quente no refrigerador. Isso fará com que surjam gotículas de água na tampa e nas laterais do recipiente.
Assim, ficará fácil a proliferação das bactérias, mesmo que em congelador. Portanto, diminuirá significativamente o tempo de validade do seu arroz. Sugiro que você aguarde esfriar completamente para levar ao congelador. Isso leva em torno de 1 a 2 horas, dependendo da quantidade.
Mas ATENÇÃO! Refrigerador não é depósito. Toda comida caseira, inclusive o arroz, não deve ficar congelada por mais de 3 meses. Após isso, já começará a perder suas propriedades naturais e a estragar.
5 técnicas de congelamento de arroz
1. Cuidado com o ponto do arroz!
Como você já deve saber, o processo de congelamento mexe muito com a estrutura do grão de arroz. Em outras palavras, ajuda a amaciar o grão, principalmente quando for requentado.
Sendo assim, minha dica é que você evite deixar o arroz al dente. Tente deixá-lo um pouco mais firme do que o costume. Isso você consegue facilmente colocando cerca de ½ xícara de água a menos.
2. Escolha um recipiente grande
Aqui você terá que ter um cuidado maior na escolha do recipiente. Não encha muito porque durante o processo de congelamento e descongelamento, os grãos expandem.
Nesse caso, você poderá ter problemas em alterar demais a textura do arroz. No final das contas, terá um “arroz namorado”, todo grudadinho. O ideal é que o recipiente tenha de 2 a 3 dedos de espaço livre entre o alimento e a tampa.
Essa regra vale para todos os tipos de descongelamentos: micro-ondas, banho maria e temperatura ambiente.
3. Evite incluir ingredientes que soltam muita água
É sempre interessante congelar o arroz mais natural possível. Entretanto, se você quer fazer um arroz mais nutritivo, procure adicionar legumes mais sequinhos e que não soltem água durante o processo de descongelamento.
Bons exemplos para utilizar são: cenoura, brócolis, ervilha, milho e vagem. Evite o tomate, pimentão, chuchu e abobrinha.
4. Cuidado com o tempero!
Sempre que congelamos e descongelamos algum alimento, o seu sabor é automaticamente realçado. Isso acontece por conta do descanso prolongado. O sal e outros temperos vão penetrar completamente nos grãos do arroz, o que dará a sensação desse realce.
Sendo assim, evite colocar muito sal ou temperos fortes no arroz para não ter problema com um arroz muito salgado depois!
5. Coloque uma película para barrar os cristais de gelo
Todo alimento que é levado ao congelador está sujeito à formação dos cristais de gelo. Esses cristais, derretem imediatamente durante o aquecimento. Isso significa que, em excesso, poderá encharcar o seu arroz. Ninguém quer um arroz papa, não é mesmo?
Então, minha dica é colocar um pedaço de plástico filme ou papel alumínio sobre o arroz, antes de colocar a tampa. Isso vai ajudar a evitar que se forme muitos cristais de gelo sobre o arroz.
Truque para deixar o arroz congelado como se fosse feito na hora!
Todo mundo sabe que o arroz requentado possui um sabor distinto. Aliás, muita gente não gosta! Mas sabia que existe um truque super fácil de fazer que promete eliminar de vez o sabor desagradável e ainda devolver toda a textura do arroz novo?
O processo de congelar e requentar o arroz faz com que ele perca toda a sua umidade natural. A falta de umidade é que deixa um sabor diferente. Além disso, você pode perceber que ele não fica soltinho e fica sem brilho.
Então, aprendi uma dica pra lá de sensacional. Se você for requentar o arroz no micro-ondas, basta colocar uma pedra de gelo sobre o arroz e prontinho! Quando você tirar do micro-ondas, o arroz vai estar soltinho e cheiroso.
Vai fazer na panela? Então, adicione de 3 a 4 colheres de água, mexa bem para misturar e tampe a panela. É importante requentar o arroz em temperatura bem baixinha para que ele absorva completamente a água.
Espero muito que você tenha gostado das minhas dicas. Comece a colocar tudo isso em prática, pois tenho certeza de que fará muita diferença no seu dia a dia. Compartilhe as dicas!