Sim, a verdade é que você pode congelar arroz. Não só pode, como deve congelar! Isso vai te ajudar tanto a aproveitar as sobras do almoço, como também pode te dar praticidade no dia a dia. Dá para fazer uma grande quantidade e deixar pronta no congelador.
A questão é, não dá para fazer isso de qualquer jeito. É preciso ter atenção a alguns detalhes e cuidados para que o alimento seja conservado com qualidade e tenha uma melhor durabilidade.
Para a sua sorte eu vou te mostrar exatamente todo o passo a passo para fazer isso.
O que você acha? Fica comigo até o final e aproveita!
Se pode congelar arroz, qual é a melhor maneira de fazer isso?
Por mais que pareça simples, eu vou te mostrar todo o processo para congelar arroz. Se você seguir esse passo a passo, não tem erro, viu?
Confira abaixo:
1. Cozinhe do seu jeito
O primeiro passo é preparar o arroz do jeito que você já está acostumado. Pode acrescentar outros ingredientes, só tome cuidado em não usar alimentos que soltam muita água, como é o caso do milho ou da ervilha. Outro ponto é deixar o arroz al dente, está bem?
2. Deixe esfriar
Não coloque o arroz para congelar assim que desligar o fogo, hein? O ideal mesmo é que ele esfrie completamente porque isso vai ajudar a evitar a criar acúmulo de vapor e a formação de gelo. Duas coisas que alteram a textura do alimento depois do descongelamento.
3. Porcione
Esfriou completamente? Agora é hora de dividir o arroz em porções menores. Por mais qeu você possa congelar tudo junto, a melhor maneira de garantir a qualidade é porcionando. Faça isso de acordo com a quantidade que será consumida por dia.
4. Aposte em recipientes herméticos
O ideal é que o arroz seja colocado em vasilhas ou sacos herméticos. Isso garante sua segurança e evita a formação de gelo.
5. Coloque a data de produção
Muita gente deixa isso passar, mas eu acho importante! Antes de colocar no congelador, dê um jeito de acrescentar nas embalagens a data da produção do arroz. Assim você não corre o risco de deixar ele lá por tanto tempo a ponto de só ir comer depois de muitos meses. Até porque a recomendação é que ele fique congelado por no máximo 3 meses.
Alguns cuidados que vão garantir que o arroz congelado mantenha sua qualidade
Mesmo seguindo o processo que ensinei para congelar arroz corretamente, existe o risco de a qualidade, sabor ou textura ser alterada.
Por isso, dê atenção a alguns pontos que podem influenciar isso:
Remova o ar do recipiente
Tanto no caso das vasilhas quanto no dos sacos, você precisa se certificar de retirar todo o ar possível. Fazer isso garante que o arroz permaneça seco, com um bom sabor e que não existam queimaduras de congelamento.
Cuidado com temperos
Quando a gente congela o alimento é normal que o seu sabor seja um tanto quanto intensificado. Por isso, tome cuidado na hora de temperar o arroz, está bem?
Cuidado com a umidade
Outro ponto importante é evitar que o arroz fique úmido ou empapado. Então cozinhe até que toda a água tenha sido absorvida.
Agora aprenda a descongelar o arroz corretamente
Você viu que pode congelar o arroz e sabe como fazer isso. Agora eu vou te mostrar como descongelar o alimento da forma correta para que fique gostoso na hora do consumo.
Existem pelo menos 3 caminhos:
Descongelando antes de aquecer
Aqui você vai tirar o arroz do congelador e colocar na geladeira por algumas horas. Depois é que vai aquecer, seja no micro-ondas ou na panela.
Direto no fogão
Despeje o arroz congelado na panela, coloque um pouco de água e ligue o fogo. Aos poucos vá mexendo para que ele fique soltinho.
Direto no micro-ondas
Coloque o arroz congelado em uma vasilha, coloque um pouco de água e vá aquecendo em intervalos curtos até que fique perfeito. Ouvi dizer que ao invés de colocar água você pode colocar uma pedra de gelo em cima dele na hora de aquecer.
Leia também: Como fazer arroz soltinho com gosto de alho?
Comece a congelar!
Agora que você sabe que pode congelar arroz, qual é o processo correto e até como descongelar e aquecer, vai ficar esperando o quê?
Espero que o meu texto tenha te ajudado, viu?
Muito obrigada pela sua companhia por aqui hoje.
Um grande abraço e até a próxima!