O picadinho de carne para marmita está entre as misturas mais comuns e é uma preferência nacional na mesa do brasileiro.
A receita pode ser feita de diferentes maneiras saborosas, basta utilizar a criatividade e incrementar ingredientes que realçam o sabor do prato.
Para te ajudar, vou te mostrar como fazer o melhor picadinho para a sua quentinha + dicas de como melhorar ainda mais a receita. Vamos conferir?
Como fazer picadinho de carne
Ingredientes
- 500g de paleta picada ou a carne da sua preferência;
- 3 colheres (sopa) de azeite;
- 1 cebola média picada;
- 2 dentes de alho picados;
- 2 colheres (sopa) de molho inglês;
- ½ xícara (chá) de ketchup;
- ¼ xícara (chá) de mostarda;
- Sal, pimenta do reino e chimichurri a gosto.
Modo de preparo
- Primeiramente, tempere a carne em cubinhos adicionando o sal, a pimenta do reino e o chimichurri a gosto e misture.
- Aqueça o azeite em uma panela.
- Em seguida, refogue a cebola e o alho até dourar.
- Acrescente a carne picada e temperada e dê uma boa salteada para incorporar os temperos.
- Nessa etapa é importante que você deixe a carne selar bem, e mexa de vez em quando. Não tampe a panela, senão a carne vai endurecer.
- Depois de alguns minutos vai notar que soltou um pouco de água, é aqui que você entra com o restante dos ingredientes.
- Então, junte a mostarda, o ketchup, o molho inglês e misture.
- O ponto ideal é quando a carne está suculenta, douradinha e ao notar que formou um molho consistente e irresistível.
DICA EXTRA: agora aqui vai um truque para deixar sua receita mais encorpada. Para obter um creme mais consistente você pode diluir 1 colher (chá) de amido de milho em 1 xícara (chá) de água e colocar na carne depois que estiver pronta.
Aumente o fogo e deixe apurar por mais alguns minutinhos. Com isso você ganha mais cremosidade e a carne ficará com um brilho incrível! 😉
Aprenda 3 variações para tornar seu picadinho gourmet
1. Picadinho de carne com batata e cenoura
Se achou a receita anterior simples, você pode experimentar adicionar esses dois ingredientes e transformar completamente o sabor.
Para fazer, você vai precisar 2 batatas médias, 1 cenoura média, ½ latinha de massa de tomate, os temperos e a carne da sua preferência.
Dessa maneira, quando a carne estiver bem dourada, adicione cerca de 250ml de água e deixe cozinhar por 5 minutos. Em seguida, junte as batatas e a cenoura picadinhas em cubos pequenos. Pode também adicionar cheiro-verde picado.
Por fim, coloque mais água se necessário, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo baixo ou até perceber que a batata e a cenoura estão macias. Depois desse tempo junte a massa de tomate, mexa e deixe apurar por mais 5 minutos.
DICA EXTRA: cuidado com a água. A quantidade ideal é só até cobrir os legumes. Se colocar água demais, não vai ficar com aquele creme encorpado.
Entretanto, se errar na medida da água, você pode consertar com a dica do amido de milho que deixei na receita anterior. 😉
2. Adicione legumes variados
Essa dica tem a base parecida com a anterior, porém, é ainda mais completa, já que leva brócolis, milho verde, vagem, ervilhas e cenoura.
A carne escolhida pode ser desde coxão mole, paleta, patinho, peixinho, acém, entre outras. Entretanto, o acém picadinho aqui dá uma maciez maior e deixa a receita ainda mais deliciosa.
Aliás, para essa sugestão você pode utilizar a panela de pressão, já que os pedaços de carne podem ser maiores.
Por conta de ser legumes mais sensíveis, deixe a carne cozinhando por uns 20 minutos, abra coloque os legumes e conte mais 15 minutos. Assim, todos ficarão no ponto ideal. 😉
3. Picadinho de carne com abóbora
Nesta ideia de picadinho você pode escolher a carne que preferir. Uma dica que eu fiz e amei é colocar carne seca, lembrando de dessalgar antes.
O segredo está em refogar e cozinhar bem a carne, já com os temperos da sua escolha. Fica muito gostoso com bastante cebola e alho, chimichurri, açafrão e uma colherinha de extrato de tomate para trazer mais consistência.
Quando faltar em torno de 20 minutos para ficar pronto, adicione os cubos de abóbora. Esse tempo deve ser suficiente para cozinhar bem a abóbora até ficar macia.
DICA EXTRA: experimente colocar também grãos de milho na hora que adicionar a abóbora, pois dá um toque especial à receita. 😉
10 tipos de ingredientes para incrementar a receita simples
Eu costumo sempre dizer que os ingredientes que acompanham a receita de picadinho de carne são bem pessoais. Isso porque a marmita reflete muito a nossa preferência, principalmente se você pretende vender marmitex.
Então, tem pessoas que gostam de um sabor intenso e outras que preferem sentir um tempero mais suave.
Para agradar a todos os paladares, eu selecionei 10 ingredientes adicionais que podem deixar qualquer receita de picadinho ainda melhor. Veja só e faça os testes:
- Vinho tinto: traz mais cor e realça o sabor.
- Cubos de bacon defumado.
- Cogumelos grelhados: pode ser shitake ou Paris.
- Alho-poró.
- Quiabo em fatias.
- Mandioca em pedaços.
- Molho barbecue para realçar o sabor.
- Mandioquinha salsa.
- Pimenta biquinho ou pimenta dedo de moça.
- Pimentão verde, vermelho ou amarelo.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas e que elas te ajudem amontar uma marmita ainda mais saborosa para o dia a dia. Compartilhe as dicas e até a próxima!