Papel alumínio conserva a temperatura gelada ou só quente? Pouca gente sabe disso!!!

O papel alumínio é um material que é muito utilizado na cozinha, principalmente para preparos que vão ao forno, dando a aquele assado, por exemplo, um diferencial notável. Mas será que papel alumínio conserva a temperatura gelada ou só quente? 

Se você está procurando alternativas para manter um alimento refrigerado por mais tempo, ou mesmo para conservá-lo em temperatura ambiente, já deve ter se questionado sobre essa possibilidade.

Então, para esclarecer essa dúvida comum, preparamos esse artigo que vai explicar detalhadamente sobre as funções desse produto tão versátil, para você utilizá-lo corretamente e aproveitar todos os benefícios que ele oferece.

Gostou? Então vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Papel alumínio conserva a temperatura gelada ou só quente?

Papel alumínio conserva a temperatura gelada ou só quente

Bom, apesar de ser muito mais utilizado para reter o calor dos alimentos, o papel alumínio conserva também a temperatura gelada. Entretanto, isso só vai funcionar se for usado da maneira correta.

De uma forma geral, por causa da sua característica reflexiva, esse tipo de material funciona bem como um isolante térmico. Mas, já reparou que existem dois lados no papel alumínio? O brilhante e o fosco? É exatamente aí que mora o segredo.

Muita gente não sabe, mas existe um lado correto do papel alumínio para cada finalidade. Dessa forma, se você quer utilizá-lo para uma receita quente, ou seja, cozinhar algo ou preparar no forno, deve-se utilizar o lado brilhante para dentro.

Isso porque, além de ter uma superfície mais lisa, o que evita que o alimento grude, retém o calor e faz com que o prato fique pronto mais rápido.

Dessa forma, se a sua intenção é preservar o alimento refrigerado o lado que deve estar voltado para o alimento é o fosco. 

Isso porque, com a parte brilhante voltada para fora, o calor será refletido, o que vai garantir a conservação da temperatura gelada ou ambiente.

Porque utilizar o papel alumínio para conservar o alimento gelado?

Essa prática pode ser útil em diversos momentos. Vou te dar um exemplo: imagine um almoço de domingo bem agitado, onde no congelador está uma sobremesa que precisa de tempo para chegar no ponto.

Mas além do doce, está também outras coisas, como bebidas. Logo, nesse dia o congelador será aberto várias vezes.

Se você envolver o refratário com papel alumínio, a sua receita não “sofrerá” com esse processo de entrada de calor frequentemente. Porém, se você não colocar esse material, provavelmente a sobremesa demorará muito para ficar pronta.

Além disso, em momentos onde você precisa transportar alguns alimentos, como em viagens ou piqueniques, embrulhar as frutas e os sanduíches frios também vai conservá-los por muito mais tempo.

Mas lembre-se, você deve se certificar de que esteja tudo muito bem embalado, isso porque se alguma parte do alimento entrar em contato com o ambiente o efeito não será ideal.

Dicas extras:

  • que manter a sua cervejinha gelada por muito mais tempo, quando for na praia, por exemplo? Além de levar o isopor com gelo, você ainda pode embrulhar as latinhas seguindo essas recomendações. Dessa forma, mesmo quando o gelo estiver no final, a temperatura da sua bebida se manterá perfeita!
  • As bananas maduras estragam com muita facilidade, não é? Você sabia que se embrulhar a base da banana, ou seja, aquela parte que era ligada ao cacho, com papel alumínio, o processo de amadurecimento será retardado? Pois é! Assim você pode conservar esse alimento por um tempo maior.

Legal né? Agora que você já esclareceu sua dúvida sobre se papel alumínio conserva a temperatura gelada ou só quente, confira um vídeo bem explicativo que vai agregar ainda mais informações sobre o uso correto desse material.

Vamos lá?

Conclusão

Espero que a sua dúvida sobre se papel alumínio conserva a temperatura gelada ou só quente tenha sido devidamente esclarecida e que você, a partir de agora, comece a utilizar esse produto também para manter os seus alimentos refrigerados.

Dessa forma você vai  ampliar o seu uso e aproveitar todos os seus benefícios. Conta para a gente depois o que você achou dessa dica. Vamos gostar muito de saber a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima.

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.