Não tem coisa mais frustrante do que fazer uma tortinha esperando ansioso para ver ela pronta e quando vai tirar do forno ela desmanchar toda. Você também já se perguntou o que fazer para a torta de liquidificador não murchar?
Essa é dúvida de tanta gente por aí, que você não faz nem ideia. Por mais simples que pareça a receita, ela pode acabar sendo mais complicada do que se espera.
Para te ajudar, hoje eu vou te apresentar 5 dicas maravilhosas para que isso nunca mais aconteça e a sua torta fique leve, gostosa e linda.
Fica comigo até o final e aproveita!
5 dicas de o que fazer para a torta de liquidificador não murchar
Provavelmente existem outros fatores que vão influenciar nisso, mas eu trouxe o que considero como principais. Eles são os maiores responsáveis por deixar o seu alimento bem estruturado ou não.
Se tomar cuidado e tiver atenção com eles, eu tenho certeza que o resultado final ficará incrível.
Vem comigo e aproveita:
1 – Adicionar amido de milho
Algumas pessoas tem medo de adicionar amido de milho a essa massa porque acham que ela vai ficar mais dura, mas não é isso que acontece. Muito pelo contrário!
Como a torta de liquidificador costuma ser mais molhada, utilizando mais líquidos na sua produção, o amido vai ajudar a absorver essa umidade ao mesmo tempo que vai dar uma estrutura mais sólida para a sua mistura.
O melhor de tudo é que isso vai acontecer sem deixar a massa pesada. Ela ficará leve e maravilhosa para o consumo. Esse é um ponto básico para impedir a torta de liquidificador de murchar.
2 – Colocar a quantidade correta de fermento
Parece besteira, não é? Só que muita gente erra justamente na hora de colocar o fermento na massa. É fundamental que você adicione a quantidade ideal para o tamanho da sua torta. Se ela for maior do que costuma fazer, você pode até dobrar o fermento.
3 – Montar a torta com a estrutura correta
A hora de montar a torta na forma é onde um erro muito comum acontece! No geral as pessoas colocam metade da massa, o recheio e cobrem com a metade restante. Esse aqui pode ser o motivo da sua torta de liquidificador murchar.
O ideal é que na parte de baixo você coloque ⅔ da sua massa. Isso vai fazer com que ela tenha uma base mais sólida e resistente, que sustente o recheio sem murchar ou ficar mole.
Depois de colocar essa parte da massa, acrescente o recheio e só depois o restante.
4 – Recheio seco primeiro
Outra coisa que você pode fazer para a torta de liquidificador não murchar é separar os recheios secos dos mais molhados, como caldos e cremes.
Quando for rechear a torta, coloque primeiro os recheios que são secos. Cubra ela bem e só por cima coloque os mais cremosos. Isso também vai ajudar a dar estrutura na massa e evitar que ela desmanche.
5 – Assar corretamente
Por último, mas muito importante: Asse a torta corretamente! Uma torta média deve ficar entre 30 a 50 minutos em um forno de 180°C a 200°C. Durante esse período você deve ficar verificando de tempos em tempos como está o processo.
Por fim, só tire a torta do forno depois de fazer o teste do palitinho. Espete ele bem no meio da massa. Se sair seco é porque ela está perfeita, se sair molhado é porque ainda não assou.
Tem gente que não faz esse teste e acaba tirando a torta antes do previsto. O que acontece? Ela murcha inteira! Então cuidado!
Dica bônus: Cubra todo o recheio com a massa!
Essa aqui é uma dica bônus para a sua torta de liquidificador ficar perfeita. Na hora de cobrir com a última camada de massa, pode ser que algumas partes do recheio fiquem sem nada. Tome cuidado!
Se ficar pedaços descobertos eles podem assar muito no forno. O que vai acontecer? Vão ficar duros, e até muito escuros.
Por isso, tome o cuidado de cobrir sempre tudo!
Leia também: Posso congelar torta de frango de liquidificador?
Deixe sua torta perfeita!
Agora que você já sabe o que fazer para a torta de liquidificador não murchar, é só colocar a mão na massa e fazer o teste por aí.
Espero que minhas dicas tenham te ajudado, viu?
Um grande abraço e até a próxima!