Vou te contar o que é dobradinha. Também chamado de dobrada ou buchada em algumas regiões do país, é o nome dado a um prato preparado com o bucho dos animais. Geralmente é escolhido o bucho de boi que é cuidadosamente limpo e cozido com diversas especiarias.
Se interessou? Então, separei algumas curiosidades interessantes mais um passo a passo completo pra preparar aí na sua casa. Vamos conferir?
Onde surgiu a dobradinha?
Esse é um prato tradicional do norte de Portugal, famoso até nos poemas de Fernando Pessoa (Dobrada à moda de Porto).
É na cidade de Porto que as pessoas mais consomem esse prato. Lá é chamado de tripas e existe desde o período dos descobrimentos portugueses, na conquista de Ceuta, entre 1415 e 1543.
O prato já foi candidato e finalista em 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, um grande festival que ocorreu em 2011, reunindo mais de 70 pratos típicos.
O prato é farto e inclui não somente o estômago do boi, mas outros tipos de carnes, embutidos, especiarias, legumes e feijão branco.
Quais são os benefícios da dobradinha?
Tenho certeza de que essa é uma das suas dúvidas. Ao contrário do que possa parecer, esse prato é extremamente nutritivo. Muita gente torce o nariz, mas quando experimenta diz que a mistura de sabor e contraste de texturas agradam muito o paladar.
A buchada é fonte de água, proteínas e muita fibra. Além disso, a receita é rica em potássio, fósforo e sódio. Auxilia no bom funcionamento do intestino, na prevenção de diversas doenças como a diabetes e na redução do colesterol no sangue.
Então, já sabemos que faz sim muito bem a nossa saúde. Mas como é feito o modo de preparo da dobradinha?
Como preparar dobradinha?
A primeira coisa a fazer é tomar muito cuidado aonde vai comprar. O bucho é um item extremamente sensível. Sendo assim, converse com um açougueiro de confiança que possa te oferecer um bucho fresco, de qualidade e bem limpo.
Mesmo assim, você precisará higienizar na sua casa. A melhor coisa a fazer é picar o bucho em tiras e deixar descansando em água com vinagre ou limão por cerca de 5 horas. Coloque na geladeira para garantir o frescor do alimento.
Há pessoas que costumam ferver o bucho em água com vinagre para higienizar bem. Aí fica a seu critério, as duas formas estão corretas.
Separei um vídeo passo a passo completo de como preparar adequadamente a sua receita. Aproveite para tirar todas as dúvidas!
Para cozinhar o bucho, é interessante que você faça o processo na panela de pressão. Depois que já deixou de molho ou escaldou, doure bacon ou calabresa com cebola na panela de pressão.
Em seguida, leve o bucho para cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos. Caso queira, pode colocar o feijão pra cozinhar junto. Quando eu faço em casa, preparo o feijão separadamente, mas fica a seu critério. 😉
Os ingredientes que não podem faltar em uma receita como essa são: tomate, pimentão, costela suína, calabresa, bacon e feijão branco.
Quanto às especiarias, utilize sempre, pois farão muita diferença: tomilho, louro, pimenta do reino, páprica doce ou colorau e muito cheiro verde.
O que combina com dobradinha?
Como você pôde perceber, nem é preciso pensar muito em acompanhamentos, já que é um prato bem robusto. Geralmente, basta um arroz soltinho e uma bebida bem gelada.
Entretanto, se você quer diversificar a apresentação, existem sim maneiras diferentes de harmonizar esse prato. Quem é velho de cozinha já conhece muitos acompanhamentos para dobradinha, basta misturar as texturas e combinar com algo mais leve.
Aqui em casa, por exemplo, adoramos degustar uma dobradinha bem encorpada com pão rústico ou baguete rústica. Claro, para experimentar assim é preciso deixar bastante caldo para aproveitar com o pão.
Outra coisa que não pode faltar para acompanhar esse prato que explode sabor na boca da gente é uma salada bem refrescante. Aliás, tente escolher ingredientes crocantes como a acelga, cenoura, pepino japonês, tomate e até mesmo a cebola roxa.
Para o molho, você pode utilizar o tradicional limão ou arriscar no vinagre balsâmico. Eu, particularmente, prefiro uma salada agridoce para contrastar bastante com o sabor picante e forte da dobradinha.
Com todas essas ideias, tenho certeza de que você já está com água na boca, não é verdade? Corre pra cozinha e comece a colocar tudo em prática, você vai amar! ♥ Compartilhe as dicas nas redes sociais, tenho certeza de que vai inspirar muita gente.