Mungunzá doce para 50 pessoas: Qual a quantidade? Como fazer?

Por acaso você está procurando saber como fazer mungunzá doce para 50 pessoas? Então não deixe de acompanhar esse artigo que eu fiz especialmente para você. 

O mungunzá, conhecido também em algumas regiões como canjica, é um prato tradicional brasileiro muito apreciado durante as festividades de São João, mas também delicioso em qualquer época do ano. 

Se você está planejando servir mungunzá para um grande grupo, aqui vai uma receita para 50 pessoas, junto com dicas de preparo, sugestões de acompanhamentos e algumas outras dicas interessantes. Confira!

Conheça essa receita de mungunzá doce para 50 pessoas


Mungunzá doce para 50 pessoas

Essa é uma iguaria feita a base de milho branco cozido com leite e açúcar e pode ser servida tanto quente quanto fria. 

A receita tradicional desse doce não é tão difícil de preparar, mas quando é feita para uma grande quantidade de pessoas, você pode ficar na dúvida quanto aos ingredientes utilizados. 

Abaixo eu vou deixar uma receita deliciosa e simples de mungunzá doce para 50 pessoas. Confira:

Ingredientes:

  • 2,5 kg de milho para canjica;
  • 10 litros de leite;
  • 2,5 kg de açúcar;
  • 1 litro de leite de coco;
  • 500 g de coco ralado;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • Canela em pó para polvilhar;
  • Canela em pau para cozinhar;
  • Cravo-da-índia a gosto.

Modo de preparo:

  • A primeira coisa que você precisa fazer é deixar o milho de molho em água por pelo menos 12 horas para amolecer;
  • Depois de realizar esse processo, escorra e lave o milho sob água corrente;
  • Transfira o milho para uma panela grande de pressão, adicione água suficiente para cobrir e um pouco mais;
  • Adicione alguns paus de canela e cravos-da-índia e cozinhe na pressão até que os grãos estejam macios;
  • Retire a pressão da panela, abra-a e adicione o leite, o leite de coco e a manteiga;
  • Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que o líquido reduza um pouco e o milho esteja cremoso;
  • Adicione o açúcar e o coco ralado, misture bem e continue cozinhando por mais 10 a 15 minutos;
  • Desligue o fogo e deixe o mungunzá descansar por alguns minutos;
  • Sirva quente ou deixe esfriar e refrigere para servir gelado;
  • Polvilhe canela em pó antes de servir.

Qual a quantidade da porção individual do mungunzá?


Para servir uma iguaria como essa para uma grande quantidade de pessoas, é importante que você saiba qual a quantidade da porção individual do doce. 

De acordo com a minha pesquisa, essa porção individual de mungunzá é tipicamente cerca de 200 a 250 ml. Para um evento com 50 pessoas, é importante considerar esse tamanho de porção para garantir que haverá o suficiente para todos.

Use um milho de qualidade!


Para ter um bom resultado nesse mungunzá, tenha certeza de o milho para canjica seja de boa qualidade e esteja em perfeito estado para evitar problemas durante o cozimento.

Além disso, não economize no tempo de molho, pois isso pode afetar a textura do milho, tornando-o duro e difícil de cozinhar.

E não esqueça que é muito importante que o mungunzá seja cozido sempre em fogo baixo após pegar a pressão. Isso evita que ele queime ou grude no fundo da panela. 

O que combina com mungunzá?


A verdade é que o mungunzá combina bem com uma variedade de pratos, especialmente durante festas juninas. Ele pode ser servido como sobremesa ou lanche e isso faz com que seja um doce que combina com diversos acompanhamento. 

Abaixo eu vou citar alguns para você. Acompanhe:

  • Coco ralado: O coco adiciona um sabor tropical e também uma textura que vai muito bem. 
  • Amendoim torrado: O amendoim torrado pode oferecer um contraste suave que vale a pena experimentar. 
  • Doce de leite: Para adicionar um sabor adocicado a mais no seu mungunzá, adicione um pouco de doce de leite. Você vai amar!
  • Queijo ralado: Se você gosta dessa combinação de doce e salgado, vale a pena experimentar adicionar um queijo ralado por cima do seu mungunzá. 
  • Paçoca: Assim como o amendoim, a paçoca também é um ótimo acompanhamento para mungunzá. Vale a pena experimentar.

Além desses, você também pode servir o mungunzá com diversos bolos típicos como bolo de milho. Fica uma delícia!

Saiba como deixar o mungunzá mais saboroso


A receita original do mungunzá já é uma delícia, não é mesmo? Mas isso não significa que você não pode ousar um pouco mais para deixar ela ainda mais saborosa. 

Alguns ingredientes tem o poder de realçar ainda mais os sabores dessa receita. Existem alguns, como a canela e o cravo que já são bem conhecidos por quem tem costume de consumir o munguzá, mas além deles você pode utilizar outras especiarias como noz moscada para enriquecer ainda mais o sabor. 

Outro ingrediente que é bastante utilizado é o leite de coco de boa qualidade. Ele contribui para a cremosidade e sabor. Além dele, o coco fresco ralado também pode ser uma boa opção. 

Como conservar mungunzá?


receita de mungunzá doce para 50 pessoas

Você fez uma grande quantidade de mungunzá e acabou sobrando? Então saiba que ele deve ser armazenado em recipiente fechado na geladeira para manter todas as suas qualidades. 

Dessa maneira, ele pode ser mantido refrigerado por até 4 dias sem perder suas principais características.

Pode congelar?


Caso a sua ideia seja conservar o mungunzá por mais tempo, saiba que você pode sim congelar essa sobra, mas é importante fazer isso da maneira certa. 

Para isso espere que esfrie completamente e coloque em recipientes herméticos ou sacos de congelamento. Certifique-se de deixar um pequeno espaço no recipiente para a expansão.

Desse jeito o mungunzá pode ser armazenado no congelador por até 3 meses. Na hora de  descongelar, é melhor fazer isso lentamente na geladeira. Uma vez descongelado, reaqueça em fogo baixo, adicionando um pouco de leite se necessário para manter a cremosidade.

Leia também: Pode congelar canjica pronta?

Experimente!


Acredito que agora que você já sabe como fazer mungunzá doce para 50 pessoas, não deixe de aproveitar essa receita. Comece a preparar ela aí na sua casa agora mesmo! Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado final. 

Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirada e com todas as suas dúvidas esclarecidas.

Obrigada pela sua companhia e atenção até aqui. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.