As marmitas que não precisam esquentar são indicadas para quem prefere refeições mais leves, nutritivas e, claro, para quem não tem onde esquentar.
Geralmente são compostas por legumes, vegetais, leguminosas e massas, e são excelentes alternativas para quem necessita de algo prático, tanto para preparar quanto para consumir, e o melhor de tudo, gastando bem pouco.
Separei sugestões incríveis de marmitas frias que podem ser consumidas a qualquer momento, do almoço ao lanche da tarde. Acompanhe!
Marmitas que não precisam esquentar: 20 sugestões práticas para o dia a dia
Além de toda praticidade na hora de fazer as marmitas, essa é uma boa oportunidade para unir o útil ao agradável, ao implementar uma alimentação mais balanceada.
Como falamos em comidas que não precisam esquentar, dificilmente você vai consumir queijos assados pesados, carnes gordurosas e carboidratos de monte, não é verdade?
A ideia, portanto, é optar por ingredientes mais frescos, como saladas, massas integrais, como salada de macarrão e sanduíches naturais. Visando facilitar sua organização, separei por categorias!
1. Marmitas de saladas caprichadas
Preparar marmitas de saladas é um clichê? Pode até ser, mas convenhamos que são uma verdadeira “mão na roda” para agilizar as refeições. Além disso, não mostrarei sugestões simples, veja só!
- Salada de grão-de-bico: com cenoura, batata-doce, beterraba, tomate e um toque refrescante de abacate, salpique gergelim preto.
- Receita de salada cremosa: com abóbora assada, mix de folhas, azeitona, brócolis, pedaços de atum e espinafre refogado na cebola.
- Salada tipo grega: tomate cereja, cebola roxa, pepino japonês, pimentão picadinho, champignon e tempero com azeite e especiarias.
- Receita de salada completa: levando frango desfiado, alface, rúcula, grão de soja, brócolis e cubos de abacaxi, é ideal para degustar com azeite e molho de mostarda.
2. Intercale o cardápio semanal com sanduíches completos
Outra pedida prática se você não tem onde esquentar a marmita, é criar combos maravilhosos de sanduíches. Aliás, o melhor de tudo é que você só precisa tirar da geladeira na hora de consumir, veja o que levar:
- Sanduíche natural de frango defumado com folhas, tomate seco e molho cremoso de alho.
- Lanche na baguete com frango desfiado, creme de ricota e rúcula fresca.
- Sanduíche de abobrinha grelhada, creme de ricota e queijo branco fresco.
- Lanche rápido com queijo cottage cremoso, pepino japonês, Kani e alface roxa.
DICA EXTRA: quando pensar em sanduíches, é interessante variar no tipo do pão, como a baguete rústica e pão sírio, e apostar em novos ingredientes para o molho. Assim, você terá um lanche mais úmido e cremoso.
3. Reinvente os recheios de Wraps
Se você ainda não conhece o Wrap, é um tipo de “sanduíche” feito com massa de pão e de origem sírio-libanesa. Por isso, o pão folha é muito parecido com o pão sírio mesmo, só que no caso, você enrola o recheio escolhido nas fatias do pão.
- Wrap com queijo frescal, atum, tomate cereja e cogumelo.
- Wrap de alface roxa, tomate em rodela, queijo prato ralado, frango desfiado previamente cozido e molho de iogurte com alho.
- Receita de wrap de espinafre, cenoura e peito de peru.
- Receita requintada de wrap com salmão defumado, tomate cereja e queijo cottage, para quem quer algo bem diferente.
DICA EXTRA: no caso da marmita com wrap, seria interessante levar em marmitas bem seladas, mas de preferência em marmitas herméticas. Ah, todas as receitas combinam bem com molhos agridoces refrescantes.
4. Vegetais recheados dão sustança
A quarta sugestão envolve sim um preparo prévio elaborado, mas que vai bem sem esquentar no outro dia, estou falando de vegetais recheados, como berinjelas, abobrinhas e, por que não um belo tomate recheado?
- Abobrinha recheada com creme de ricota, frango desfiado, tomate cereja e espinafre (dê uma leve assada na abobrinha antes).
- Berinjela recheada com frango ao molho de abobrinha (o molho precisa estar bem enxuto).
- Pizza de berinjela assada com queijo muçarela ralado, rúcula, pepino japonês em rodelas (dá para montar várias na mesma marmita).
- Tomate assado e recheado com cogumelos, frango, cenoura ralada e queijo branco para dar frescor.
DICA EXTRA: procure sempre utilizar algum tipo de creme, como o de ricota, cottage cremoso ou catupiry de qualidade, para dar “liga” e cremosidade ao recheio. Além disso, deixe os preparos enxutos, para não juntar líquidos no fundo da marmita!
5. Aposte em combinações com macarrão
Marmitas com macarrão como o tipo gravatinha, caracol, fusilli e penne, harmonizam com diferentes ingredientes, tanto salgados quanto agridoces. Aliás, combinam perfeitamente com legumes que têm alta durabilidade.
- Salada de macarrão com sardinha, tomatinho, cebola roxa e molho cremoso de maionese.
- Salada de macarrão fusili (parafuso), com palmito, tomate seco, tomate cereja, alface roxa, muçarela de búfala e molho de iogurte.
- Tradicional receita de macarrão gravatinha com presunto, queijo, tomatinho, cenoura, pepino e frango em cubinhos.
- Macarrão com brócolis e cenoura e molho cremoso de palmito.
E então, qual vai ser a pedida para aquele dia de correria que não dá tempo de fazer nada? Agora não tem como dizer que está sem opção para preparar marmitas frias, não é verdade?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Então, aproveite e compartilhe com amigos nas suas redes sociais. Até a próxima!