O micro-ondas é uma verdadeira maravilha para esquentar e agilizar as refeições diárias, mas será que a marmita de isopor pode ir no micro-ondas?
É muito importante ter atenção ao usar esse equipamento, pois além do risco de incêndio, algumas embalagens podem transferir substâncias tóxicas ao alimento. Para entender em qual cenário o isopor se encaixa, é só acompanhar o conteúdo, pois separei ótimas dicas para você!
E então, marmita de isopor pode ir no micro-ondas?
A resposta mais curta e direta é não, embora não seja a resposta definitiva. Isso porque a marmita de isopor geralmente é fabricada a partir do composto Poliestireno que, quando aquecido diretamente no micro-ondas libera uma substância tóxica.
Por sua vez, o Poliestireno tem propriedades que favorecem níveis carcinogênicos, além de estimular a obesidade. O isopor não passa de espuma de plástico pré-moldada, com diferentes aplicações no contexto alimentício.
Então, nada de esquentar aquela refeição ainda na embalagem de isopor em seu micro-ondas.
O risco se eleva ainda mais quando falamos na venda de marmitas e aquecimento do alimento para oferecer aos clientes, por isso, atenção!
Entretanto, como nada é absoluto, existem exceções à regra, ou seja, em alguns poucos casos é possível utilizar o isopor no micro-ondas, veja mais a seguir!
Qual isopor pode ir no micro-ondas?
Há certos tipos de isopor que não se submetem ao processo de aquecimento, isto é, não derrete no micro-ondas. Não há uma embalagem específica de isopor, e você pode confirmar ao olhar no fundo da embalagem.
O fabricante tem por dever especificar essa característica estampada em cada embalagem. Desse modo, analise bem antes de aquecer no micro-ondas.
E caso identifique essa marca, veja como o material se comporta ao aquecer, se está derretendo ou liberando odores. Nesse sentido, desligue o equipamento de imediato e retire a embalagem.
O ideal mesmo é não levar o isopor para esquentar, pois existem embalagens mais apropriadas para isso, como:
- Vidros refratários e alguns comuns.
- Papéis de alta absorção.
- Plástico indicado para uso em micro-ondas.
- Recipientes de silicone com orientação para aquecimento.
- Potes plásticos, como Tupperware.
DICA EXTRA: faça o teste você mesmo!
A grande verdade na cozinha, especialmente para quem sempre esquenta suas refeições no micro-ondas, é que todo recipiente com resistência ao calor e que não tenha partes metálicas, pode ser facilmente utilizado no micro-ondas.
Contudo, existe um teste prático que pode ajudar você na utilização segura de qualquer recipiente. Para isso você deve seguir alguns passos práticos:
- Leve ao micro-ondas o recipiente que pretende testar vazio, ao lado, coloque um pote de vidro com água.
- Em potência máxima, aqueça ambos exatamente por 1 minuto.
- Se você perceber que a água está aquecida e o utensílio continua frio, então ele pode ser usado no micro-ondas.
- Agora, se perceber que o recipiente vazio esquentou, mas a água ainda está fria, não utilize esse recipiente para esquentar comida.
Resumindo, quando o recipiente esquenta e a água permanece fria, quer dizer que o recipiente absorve as micro-ondas emitidas pelo eletrodoméstico. Nesse caso, ele é potencialmente perigoso para a saúde. Além disso, pode prejudicar o funcionamento do equipamento.
Como esquentar comida no marmitex de isopor?
A forma ideal para esquentar marmitex de isopor é no banho Maria. Além de esquentar muito bem o alimento, oferece segurança. No entanto, é importante que a água não esteja fervendo, pois pode derreter também o isopor.
Sendo assim, esquente uma porção boa de água, coloque a marmita de isopor em uma forma pequena de alumínio e vá adicionando água quente aos poucos, até notar que a comida está na temperatura desejada.
Ainda assim, é fundamental saber que a melhor maneira de esquentar a comida é transferi-la para outro recipiente de plástico. Em seguida, você escolhe se esquenta em banho Maria também ou se leva diretamente ao micro-ondas.
E pode esquentar no forno isopor?
Não, a marmita de isopor não pode ir de maneira alguma n o forno. Por ser feita de plástico, a marmita de isopor derrete facilmente em altas temperaturas, principalmente quando falamos da temperatura concentrada de um forno a gás.
O que poucas pessoas dizem a respeito da marmita isopor é o seguinte: você pede a refeição, mas caso não consuma de imediato, só há uma alternativa, que é trocar a comida de recipiente para esquentar da maneira mais segura possível!
estou amando essas dicas