Pretende investir em um novo negócio, mas não sabe por onde começar? Então, vou te mostrar como montar uma lista de compras para fazer marmitex!
Esse é o primeiro passo para você ter uma ideia de tudo o que precisa. Mas não pense que esse negócio exige um investimento enorme. É possível sim começar uma marmitaria com pouco dinheiro e se tornar uma verdadeira referência na área.
Lista de compras para fazer marmitex
Sabor, comodidade, simpatia, preço atrativo e eficiência. Esses são os principais ingredientes que não podem faltar no seu negócio. Além desses itens indispensáveis, é preciso manter a organização e o planejamento desde o início.
Para isso, separei uma listinha de coisas primordiais para iniciar o seu negócio de marmitas com sucesso. Confira a seguir, levando em conta uma quantidade já para 20 marmitex:
- 2kg de arroz;
- 2kg de feijão;
- 1kg de sobrecoxa;
- 2kg de peito de frango;
- 2kg de carne vermelha;
- 2 vidros de azeite;
- 2kg de legumes;
- 2kg de carne moída;
- 6 tipos de enlatados para arroz a grega (ervilhas, seleta ou milho);
- Cebola, alho, temperos desidratados e cheiro verde a gosto;
- 1 pacote de sal;
- 4 vidros de óleo;
- 4 pacotes de macarrão;
- 2 pacotes de farinha de trigo (para receitas como panquecas, milanesa, bolinhos e tortas salgadas);
- 4 vidros de vinagre;
- 3 pacotes de farinha de rosca para empanar;
- 4 pacotes de farofa pronta para acompanhamento;
- 4 pacotes de batata palha para acompanhamento;
- 3kg de batata;
- 3kg de mandioca;
- 2kg de batata palito congelada;
- 2kg de linguiça toscana.
Esses são alguns ingredientes que você pode começar a comprar. No entanto, não se limite por essa lista. Lembre-se, primeiramente, de elaborar o seu cardápio semanal de marmitex. Em seguida, você pode montar tranquilamente a sua lista de compras. 😉
Leia também: Como montar um cardápio semanal de marmitex
De olho nos tipos de carnes econômicos
De início, você precisa economizar, mas isso não quer dizer que você tenha que comprar ingredientes de baixa qualidade. E quando falamos em carnes, a atenção deve ser ainda maior!
Prefira o pernil, que é uma carne suína mais barata, porém macia e saborosa. Aliás, com essa carne, você pode fazer feijoadas ou refogados de panela de pressão. Aproveite o baixo preço das coxas, coxinhas e sobrecoxas de frango. Com elas você pode fazer ensopados, galinhada, ao molho, assados e fritos.
O filé de frango também é econômico e te permite fazer à milanesa, grelhado, empanado, medalhão com bacon, refogados com pimentão e legumes e ainda parmegiana. 😉
Compre também calabresa para fazer com cebola ou refogado com frango. Para carne de panela, prefira comprar o acém ou o músculo para fazer com legumes ou mandioca.
Não se esqueça das saladas!
Uma marmitaria de qualidade sempre irá oferecer opções de saladas frescas. Aliás, esse pode ser uma cortesia interessante para chamar a atenção da clientela. Outro tipo de cortesia que vejo nos negócios de marmitex é oferecer sabores de sucos.
Aqui vale uma atenção especial para o tipo de embalagem dessas cortesias. Você pode fazer uma parceria com uma empresa de embalagens e adquirir a preço de fábrica, o que não irá impactar tanto no seu orçamento.
Outros utensílios que não podem faltar
Quem trabalha com a venda de alimentos sabe que a quantidade ideal de cada ingrediente importa. Quando o cozinheiro já é experiente, fica mais fácil criar as medidas. Contudo, se você é iniciante e não quer desperdiçar alimentos nem tomar prejuízos, o ideal é investir em utensílios medidores e uma balança de precisão.
Para se ter uma ideia, o SEBRAE disponibilizou algumas informações base sobre o cálculo ideal de alimentos para uma empresa de marmitex. Você pode aproveitar e utilizar essa base de início, sendo a quantidade de consumo por pessoa:
- Saladas: 65g.
- Arroz: 85g.
- Feijão: 100g.
- Proteínas (carne, frango, peixe): 150g.
- Acompanhamento: 100g.
Então, resumindo, um marmitex comum não pode passar de 435g sem a salada. É uma forma de manter o seu padrão de qualidade e não desperdiçar nada! Assim, você consegue formular certinho os cardápios se baseando nessas medidas exatas.
Claro, com o passar do tempo, você terá mais noção das necessidades de seu público. Dessa forma, pode ser que as medidas tenham que ser aumentadas ou reduzidas. Vale a pena analisar isso e até mesmo fazer uma pesquisa com seus clientes para garantir total satisfação.
Espero muito que essa lista de compras para fazer marmitex tenha te ajudado a tirar seus planos do papel. Comece hoje mesmo a dar andamento, pois tenho certeza de que você terá muito sucesso. Compartilhe as dicas e boas vendas!
Gostei muito das dicas
Amei as dicas é tudo que preciso
pra começar minha venda .Meu muito obrigado.
Essas medidas são dos alimentos crus?Pq se for cozido é muito pouco para uma marmitex média
Valor de todos estes itens
Obg foi muito satisfatório
Estou cheia de dúvidas porque trabalho com jogos de marmitas.as medidas são totalmente diferente da Marmitex. Gostaria de sabe por favor estou com muita dificuldade das medidas,não estou tendo lucros.