Se você está procurando saber mais sobre linguiça de sangue, então esse artigo foi feito especialmente para você.
Nele vou te contar o que é e como é feita e eu tenho certeza que você vai ficar com água na boca e vai correr para preparar essa iguaria. Confira!
O que é linguiça de sangue?
Esse é um tipo de linguiça que é encontrada em diversos países, mas é um prato popular da Alemanha e que é feita a milhares de anos.
Não é todo mundo que gosta desse tipo de preparo, justamente por conter uma quantidade grande de sangue e quando feita de forma inadequada ela possui um sabor nada agradável.
Essa linguiça fica ainda mais saborosa quando o sangue utilizado é fresco e não coagulado e geralmente é usado sangue de suínos.
Elas também podem ser encontradas pelo nome de “chouriço“, “morcela” ou “morcilla“. E mesmo tendo a possibilidade de serem congeladas, elas duram poucos dias e são vendidas pré-cozidas ou curadas, o que acaba sendo bem diferente da linguiça fresca.
Como preparar uma linguiça de sangue caseira?
Como falei acima, o grande segredo na preparação desse tipo de linguiça é utilizar sangue não coagulado. A melhor forma de encontrar esse tipo de produto é indo até um açougue de confiança, pois lá todo o preparo do sangue já é realizado antes de chegar até você.
Vou deixar aqui embaixo uma receita de linguiça de sangue bem saborosa para você preparar.
Ingredientes:
- 2 litros de sangue
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- 2 colheres de sopa de alho picado com um pouco de sal
- Pimenta calabresa
- Cebolinha picada a gosto
- 1 véu de bucho
- Tripa de porco
Modo de preparo:
- Inicie cortando o véu do bucho bem fino e junte todos os ingredientes. Misture bem até que todo o sal se misture.
- Com a ajuda de um funil coloque essa mistura dentro da tripa.
- Amarre bem as pontas deixando um pequeno espaço para não estourar quando iniciar o cozimento.
- Em uma panela adicione água fria, acomode as linguiças e leve ao fogo de 20 a 40 minutos, dependendo da grossura da linguiça.
- Na hora de servir asse ou frite.
Leia também: Macarrão bifum
Adicione novos sabores!
Essa receita de linguiça de sangue é uma das mais tradicionais, mas se você quiser pode usar sua criatividade e adicionar outros temperos de sua preferência que possam agregar ao sabor dessa iguaria.
Lembre-se que mesmo com o cozimento, é necessário levar ao fogo antes de servir. Você pode fritar no óleo ou assar no forno em temperatura alta. Sirva com uma massa ou uma salada refrescante. Eu tenho certeza que você vai adorar!
E como sempre, depois volta aqui para me contar como foi a experiência de preparar uma receita tão diferente como essa.
Até a próxima!