Lavar o macarrão depois de cozido: Você faz isso? Descubra se é certo ou errado

O macarrão é um prato que se tornou tão popular no Brasil quanto o nosso feijão com arroz. Principalmente pela versatilidade desse ingrediente que permite a preparação de várias receitas diferentes. Entretanto, as pessoas passaram a adotar certas prática, como por exemplo, lavar o macarrão depois de cozido. Mas será que isso é certo?

Essa é uma prática muito comum, na realidade. As pessoas fazem isso na intenção de retirar a viscosidade gerada no cozimento, por acreditar que essa prática evita que o macarrão fique mole demais, e porque, quando o molho não é acrescentado logo, os fios do macarrão tendem a grudar.

Para esclarecer essa e outras dúvidas relacionadas a esse produto tão consumido, preparamos esse artigo. Além disso, você vai aprender uma receita maravilhosa para você experimentar aí na sua casa.

Gostou? Então vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Você pode se interessar em ler também:

É certo lavar o macarrão depois de cozido?

Lavar o macarrão depois de cozido

A resposta é: não! Você não deve lavar o macarrão depois de cozido, a não ser que você esteja preparando uma receita fria, como por exemplo uma salada que leva esse ingrediente. Apenas nesses casos é uma prática aceitável.

Vamos explicar o porquê, e tenho certeza que a partir de agora você vai começar a preparar esses pratos corretamente, nesse aspecto, e ver a diferença no resultado.

Então, quando você escorre o seu macarrão e depois o lava, basicamente o que você está fazendo é retirar o amido da superfície desse alimento e também um pouco do sal, adicionado durante o cozimento. Essa prática, além de poder alterar a textura da massa, prejudica a aderência do molho com o macarrão.

Mas então o que fazer para o macarrão ficar soltinho? Já que, se o macarrão ficar pronto primeiro e for reservado para aguardar o molho, certamente irá grudar.

Bom, o ideal é sempre reservar a água que você utilizou durante a cocção. Assim, você pode utilizar parte dela para “lavar” o macarrão antes de acrescentar o molho, garantido assim que o amido permaneça na pasta.

A outra parte da água do cozimento você pode utilizar, seguindo a medida da receita, para acrescentar no molho. Isso mesmo! Muita gente não sabe, mas fazer isso faz com que o molho incorpore muito melhor com o macarrão, além de espessar e ainda ajustar o sal final da receita.

Entretanto, se você tem a intenção apenas de cozinhar a pasta para ser utilizada depois, o ideal é que, assim que estiver no ponto, você escorra e acrescente uma boa quantidade de gordura, como o azeite ou a manteiga.

Dessa forma, quando você for temperar o macarrão, ele ficará soltinho.

Observação: lembre-se de que para que o seu macarrão não grude durante o cozimento, você não pode economizar na água. Por exemplo, a medida certa é 1 litro de água para cada 100 gramas de massa.

Também não é necessário utilizar óleos durante a cocção, como o azeite por exemplo.

Vale mencionar que, em relação a consistência do macarrão, ele deve ser cozido até estar al dente, isso vai garantir que a textura se mantenha. Então, essa história de lavar o macarrão para que ele não fique muito mole depois, não faz sentido nenhum.

Já que o ponto certo da massa só pode ser definido de acordo com a cocção. Para acertar é bem simples, basta reduzir dois minutos do tempo indicado na embalagem.

Por exemplo, se nas instruções estiver dizendo para você cozinhar o macarrão por 10 minutos, você aguarda apenas 8 minutos. E depois, finaliza o preparo na panela, junto com o molho ou temperos.

Receita de macarrão ao alho e óleo com pimenta

Essa receita simplesmente incrível, é muito tradicional na Itália e eu tenho certeza que você vai se apaixonar. Este é um preparo rápido, prático, com poucos ingredientes e extremamente saboroso.

Vale muito a pena experimentar! Principalmente agora que você sabe o quanto lavar o macarrão depois de cozido é um erro. Com isso, você pode ter o autêntico sabor de um prato italiano aí na sua casa.

Experimente não lavar o macarrão!

Seguindo todas essas dicas que reunimos no texto, experimente fazer o macarrão sem lavar. Eu posso te garantir que o resultado é completamente diferente e você vai perceber o quanto a receita fica mais saborosa.

Espero que as informações do artigo tenham sido úteis, bem como, que você tenha esclarecido várias dúvidas. Conta para a gente o que você achou e prove também essa receita maravilhosa. Vamos adorar saber a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.