Quando o assunto é farofa para ceia de Natal, as preferências se divergem, pois, algumas pessoas gostam do tipo mais seco, outras das receitas mais úmidas.
Mas o veredito é que a farofa é um acompanhamento obrigatório, que complementa as refeições, traz versatilidade e sabor à ceia. Então, o desafio está em encontrar as melhores receitas que combinam ao cardápio da ceia, concorda?
O que acha de conhecer 20 ideias bem simples e deliciosas para agradar até os paladares mais exigentes? Confira!
20 ideias simples de farofa para ceia de Natal
Cada região do Brasil tem uma receita específica de farofa, por exemplo no Nordeste, a tradicional é a farofa d’água, feita com manteiga de garrafa, farinha de mandioca, cebola roxa e calabresa, com um toque de pimenta.
Já no sul do país, o tipo predominante é a farofa de pinhão, que leva brócolis, bacon, pimentões, pimenta dedo-de-moça e pinhão.
Contudo, podem ser farofas que nem todo mundo consome, ou seja, a alternativa é seguir uma linha mais simples. Com isso, categorizei para facilitar sua vida!
5 tipos de farofas para consumir frias
Esse modo de preparo não necessariamente vai ao fogo, pois o intuito aqui é acompanhar pratos quentes, como o peru de Natal. Aliás, além de agradar a todos, não exige complexidade ou muita atenção depois de pronta.
- Farofa especial e tradicional: receita fácil e muito encontrada nas ceias, feita com farinha de mandioca, manteiga e cebola em tiras.
- Farofa com pimentão e açafrão: utilizando farinha de mandioca, pimentão vermelho e verde, traz equilíbrio à ceia.
- Receita com extrato de tomate: sugestão para uma farofa mais úmida, encorpada e feita com cebola roxa, ideal para saborear a textura.
- Receita crocante de farofa com batata-palha: utilize pimentão picado, tomate, cebola e finalize com batata-palha para um toque crocante.
- Opção de farofa com cenoura: para não ter trabalho e agilizar a ceia, a farofa com cenoura é deliciosa e vai bem com manteiga.
5 tipos de farofas simples e incrementadas com carnes
Para essa categoria já entram alguns ingredientes a mais, de modo a incorporar mais sabores, dando destaque aos preparos.
- Farofa úmida com carne cozida e cebola refogada.
- Farofa encorpada com calabresa defumada, bacon e cheiro-verde.
- Opção de farofa com alcatra em cubos e tempero de ervas.
- Receita com carne seca, tomate cereja, azeitona e farinha de rosca.
- Receita com calabresa, cheiro-verde e ovos.
5 tipos de farofas ideais para rechear assados
Na próxima ceia natalina, sua intenção é preparar uma ave recheada, ou quem sabe um pernil suíno assado? Sabia que a farofa tem que ser preparada especificamente para essa finalidade, pois precisa ser mais úmida e consistente.
- Farofa grossa: com carne em cubos, cenoura ralada, azeitona, farinha de milho e cebola roxa, ideal para rechear aves.
- Opção simples: receita tradicional para deixar a ave em destaque, a farofa leva cebola, cheiro-verde e bacon em cubos.
- Farofa amanteigada: com base de manteiga e ervas frescas, a farinha de mandioca absorve a umidade, acompanha tomate e milho.
- Receita de farofa de miúdos: use os miúdos da ave para preparar essa opção deliciosa, acrescente cebola, alho e pimenta dedo-de-moça.
- Receita diferente e simples com maçã: de preparo rápido, a maçã contrasta com calabresa e bacon em cubos e tempero baiano.
5 tipos de farofas para quem gosta da combinação agridoce
E para fechar com chave de ouro, não poderia deixar de fora as farofas agridoces, que são aquelas receitas perfeitas para o acompanhamento da ceia. Os ingredientes mais comuns incluem frutas, uvas-passas e até mesmo mel.
- Farofa agridoce com abacaxi em cubos e uva-passa.
- Farofa com creme de abacaxi reduzido e bacon defumado em cubos.
- Receita com maçã e manga e bastante cheiro-verde para balancear.
- Receita com banana, maçã, cenoura e bacon acebolado.
- Opção com nozes, amêndoas, damasco, bacon e cebola roxa.
Posso utilizar caldos para combinar com a minha farofa?
Sim, é uma boa estratégia para trazer umidade aos ingredientes da farofa.
Digo isso porque o preparo da farofinha mais seca é indicado quando os outros acompanhamentos têm mais líquidos, como é o caso do frango assado ao molho de laranja, ou seja, o molho de laranja “casa” perfeitamente com farofa seca.
Por outro lado, se o assado da ceia é um lombo suíno, a farofa tem que ter mais umidade, de modo a enriquecer a carne. Para estes casos, o ideal é fazer caldos ou molhos simples para regar a farofa na hora de comer.
O caldo temperado dos miúdos é um bom exemplo para servir juntamente com a farofa, pois incorpora tempero e sabor. O próprio caldinho de feijão encorpado é uma receita campeã para servir com diferentes farofas.
O que está esperando para experimentar estas dicas?
Bom, agora não há mais desculpas para “esquecer” a farofa na ceia de natal, pois todos os preparos sugeridos são rápidos e práticos. Qual das receitas você acredita que combina melhor com o cardápio da sua ceia?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar nas redes sociais para ajudar mais pessoas a terem uma ceia inesquecível. Até a próxima!