O escondidinho na marmita guarda alguns segredos para deixar seu preparo perfeito, bem como na conservação ideal e na criação de recheios diferenciados.
Isso não quer dizer que é difícil de preparar, pelo contrário, é simples e para quem vende, a lucratividade costuma ser bem bacana. Então, acompanhe as ótimas dicas que separei para ajudar você a adaptar essa iguaria na marmitex. Vamos lá!
Receita de escondidinho na marmita: passo a passo fácil
Ingredientes do recheio
- 1 kg de peito de frango cozido e desfiado
- 1 tomate médio picado
- 3 dentes de alho processados
- 1 cebola grande picada
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
- 10 azeitonas picadas
- ½ sachê de molho de tomate
- 1 sachê de milho verde
- 200ml de água
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 250g de muçarela ralada
- 100g de batata-palha
Ingredientes para o purê
- 3kg de batata inglesa
- 250ml de leite integral
- ½ caixinha de creme de leite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Preparando o recheio cremoso
O preparo do recheio é simples, para começar, refogue a cebola com o alho na manteiga até dourar. Acrescente o tomate picadinho, mexa e deixe cozinhar por 1 minuto para derreter o tomate.
Em seguida, adicione o milho, a azeitona, o molho de tomate e misture. Deixe cozinhar por mais um minuto e adicione a água. Agora é o momento de temperar a gosto, pode caprichar nas especiarias.
Assim que o caldo engrossar levemente, junte o frango desfiado que deve ter sido cozido com sal. Misture tudo para incorporar bem, desligue e deixe reservado.
2. Fazendo o purê de batata na consistência certa
Primeiramente, as batatas precisam estar bem cozidas e amolecidas, para não sobrar nenhum resquício de “grumos” no purê, siga os passos a seguir:
- Amasse todas as batatas com a ajuda de um garfo.
- Esse processo precisa ser bem executado para que a batata vire um purê cremoso.
- Em uma panela, derreta a manteiga.
- Agora, junte todo o purê de batata amassado.
- Em seguida, ao incorporar a batata e manteiga, vá adicionando o leite aos poucos e mexendo sempre para não queimar.
- Tempere com sal e especiarias a gosto.
- Por fim, junte o creme de leite com o restante do leite e misture.
- A consistência precisa ficar cremosa para suportar o recheio.
DICA EXTRA: se você quiser variar, pode substituir a batata por mandioquinha, o restante do processo é o mesmo!
3. Montando as marmitas de escondidinho
O tamanho da marmita de alumínio vai de acordo com a sua necessidade, ou seja, se for para consumo próprio ou venda. Caso o objetivo seja vender marmitas, recomenda-se utilizar marmitas com 380ml de capacidade.
Isso porque você precisa considerar que o escondidinho é feito a partir de 3 camadas.
Marmita escolhida, coloque 4 colheres (sopa) cheias de purê e arrume no fundo da marmita para formar a base. Em seguida, acrescente uma camada generosa de recheio, o ideal é cobrir o purê.
Na sequência, adicione mais purê para cobrir todo o recheio. Finalize com uma boa porção de queijo muçarela ralado e salpique orégano para dar um toque especial. Repita o processo com todas as marmitas.
Leve as marmitas em forno preaquecido a 180° por cerca de 20 a 25 minutos, ou até gratinar o queijo. Quando terminar o tempo, feche com a tampa laminada voltada para o escondidinho e está pronto.
DICA EXTRA: se for vender, prefira oferecer a batata-palha em porções individuais, utilize saquinhos de geladinho para isso. Ah, não esqueça de adicionar colherinhas para que o cliente possa consumir sem dificuldades!
E qual o rendimento dessa receita?
Bom, pode variar de acordo com a adição do recheio e do purê, mas essa receita rende facilmente 11 marmitas de escondidinho. O custo para fazer a receita é de aproximadamente R$45,00. Dessa forma, cada marmita custa cerca de R$4,00 para ser preparada!
Qual o segredo para congelar escondidinho feito com purê de batata
Se você procurar por aí, verá que muitas pessoas sugerem não congelar a marmita de escondidinho, mas eu tenho um truque na manga.
O grande problema de congelar purê é que a batata possui amido, ou seja, quando congelada costuma ficar farelenta. Minha sugestão então, é assar as batatas ainda com casca no forno até amolecer.
Depois disso você pode finalizar no cozimento em água quente. A alta temperatura do forno elimina grande parte do amido da batata, favorecendo o processo de congelamento do produto.
Claro, ainda é preciso ficar de olho em outros ingredientes, como o tomate. Se a intenção for congelar, prefira não adicionar tomate, pois ele acaba soltando mais líquido. O mesmo vale para brócolis, que é rico em líquidos.
6 combinações de escondidinho para variar as marmitas
O sucesso da venda de acompanhamento em marmita, como é o caso do escondidinho, da panqueca na marmita, ou até mesmo da lasanha, é variar no recheio.
Digo isso porque quando a pessoa decide comprar comida fora, ela não quer mesmice, isto é, ingredientes normais que consome diariamente. Pelo contrário, quanto mais diferente e saboroso, melhor.
Sendo assim, conheça algumas ideias de recheios para escondidinhos.
- Recheio de frango temperado com curry e catupiry.
- Recheio de carne moída cremosa.
- Escondidinho misto de carne moída e frango desfiado com requeijão.
- Escondidinho de mandioquinha salsa com carne seca e tomate.
- Opção de recheio de frango, bacon, milho e azeitona.
- Opção de recheio de carne bovina desfiada com calabresa e cheiro-verde.
O que achou das sugestões? Acredita que agora é possível fazer o melhor escondidinho na marmita? Palavras-chave para seu escondidinho: variedade, qualidade e máximo sabor, leve isso com você!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!