Quer saber porque você não pode mexer o arroz enquanto cozinha? Vem com a gente que preparamos um texto incrível para esclarecer essa questão de uma vez por todas.
Apesar do arroz ser considerado um alimento básico nas nossas refeições do dia a dia, muitas pessoas acham difícil acertar o ponto desse preparo. E um dos motivos é exatamente esse, manusear os grãos durante o cozimento.
Mas não se preocupe, além de responder essa dúvida, reunimos aqui dicas que vão te ajudar muito a sempre preparar um arroz soltinho. Gostou? Continue a leitura.
Você pode se interessar em ler também:
Entenda porque você NÃO PODE mexer o arroz enquanto cozinha
Basicamente, você não pode mexer o arroz enquanto cozinha porque o resultado será um preparo empapado.
Não significa que mexer uma vez vai causar problemas, mas isso deve ser evitado o máximo possível, e quando feito, é necessário cuidado e delicadeza.
Antes de tudo, você precisa ter em mente que os grãos possuem uma grande quantidade de amido e, especialmente se você não tomar certos cuidados iniciais, com o manuseio no momento de cocção essa substância é liberada em demasia e gera aquele aspecto grudento que conhecemos bem.
Esse processo de liberação do amido é intensificado ainda pela quebra dos grãos, que acontece muito mais facilmente durante a cocção.
Por isso mesmo no preparo do risoto, por exemplo, que é uma receita que demanda essa característica, o arroz arbóreo deve ser mexido constantemente.
Além disso, não é recomendado nem que se destampe a panela durante o cozimento, isso pode atrapalhar o processo de preparação e demandar o acréscimo de mais água, pela maior perda desse líquido, o que é outro motivo para o arroz acabar ficando empapado.
Mas como eu vou saber que o arroz está pronto, então?
Uma dica é umedecer a ponta do dedo indicador e tocar levemente a superfície da panela, como fazemos geralmente com o ferro de passar roupa, se você escutar um estalo, significa que já está na hora de desligar o fogo.
Bom, agora que esclarecemos porque você não pode mexer o arroz enquanto cozinha, confira outras dicas importantes para acertar em cheio nesse preparo do nosso cotidiano.
Dicas para fazer um arroz perfeito
Não mexer o arroz é sim um fator importante a ser considerado. Mas, para além disso, existem outras medidas que você pode adotar para se certificar que o seu arroz terá um ponto perfeito.
Vale ainda mencionar que essas dicas que vamos dar é principalmente direcionada para o preparo do arroz branco e parboilizado, que são as variedades mais consumidas. Confira abaixo:
- Opte por um arroz já lavado: além de ser mais prático utilizar um arroz já pronto para ir para a panela, evita erros como levar os grãos ainda úmidos para começar a preparação da receita. Mas caso o seus grãos não sejam previamente lavados, você precisa fazer esse processo para diminuir a concentração de amido, que como já mencionamos, é um potente espessante.
- Refogue os grãos antes de acrescentar a água: nem toda variedade de arroz pode ser refogado, mas no caso dos tipos que mencionamos, esse processo é importante para ajudar a selar os grãos e assim diminuir o contato do amido com a água;
- Melhor água quente: com o arroz recém refogado, acrescentar água fria pode comprometer o resultado por causa do choque térmico. Da mesma forma, adicionar água fria, caso necessário, no meio do cozimento não é recomendado;
- Respeite o tempo de repouso: por fim, nunca tire o arroz do fogão e o leve imediatamente para a mesa para ser consumido. É importante respeitar o tempo de repouso. Isso vai garantir um ponto perfeito. Portanto, tampe a panela e esperar de 5 e 10 minutos antes de servir.
Conclusão
Esperamos que a sua dúvida sobre porque você não pode mexer o arroz enquanto cozinha tenha sido devidamente esclarecida e assim você passe a acertar sempre no ponto certo do seu preparo. Bem como, contamos que as informações e dicas tenham sido úteis.
Experimente aí na sua casa e depois conta pra gente se você notou diferença. Vamos gostar muito de saber a sua opinião e sobre a sua experiência.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!