Por acaso você está procurando saber como tirar acidez da cebola? Então eu acredito que você está no lugar certo.
Aqui eu vou te contar alguns truques que vão te ajudar a tirar toda a acidez desse ingrediente e também vou te passar algumas informações bem interessantes. Confira!
Saiba como tirar a acidez da cebola
A cebola é um ingrediente muito popular em todo o mundo e na culinária brasileira ela é bastante usada pois oferece sabor e aroma únicos a diversas receitas, mas a verdade é que algumas pessoas são sensíveis ou simplesmente não gostam da sua acidez.
Foi pensando nisso que eu resolvi te apresentar algumas formas de diminuir essa característica super marcante e assim você conseguir aproveitar melhor esse vegetal.
Confira abaixo:
Mergulhe em água fria
A primeira dica para remover toda essa acidez da cebola é mergulhando ela em água fria e deixando de molho por cerca de 15 a 30 minutos antes de consumir.
Além de reduzir o excesso de acidez, essa técnica também vai suavizar o sabor da cebola para quem não gosta.
Adicione vinagre ou limão
Outra forma de deixar a cebola menos ácida é adicionando vinagre ou limão nas rodelas cortadas, caso a sua receita permita a adição desses ingredientes.
Esse método pode ser usado especialmente em saladas ou pratos em que o sabor ácido se encaixe bem.
Deixe de molho na água com açúcar
Essa é a técnica que eu mais uso e eu posso te garantir que funciona muito bem. Basta você cobrir a cebola com água e adicionar 3 colheres de açúcar bem cheias por cima.
Mexa bem essa mistura e deixe de molho por cerca de 30 minutos. No final você pode experimentar uma cebola e confirmar que ela está completamente sem acidez e o melhor: com a mesma crocância de sempre.
Qual cebola menos acida?
Você sabia que dependendo do tipo da cebola ela pode ser menos ou mais ácida? Isso mesmo! Existem diversos tipos desse legume e cada um possui um nível de acidez.
A mais conhecida por ser menos ácida é a cebola amarela. Ela possui um sabor mais suave e menos picante quando comparada com outras variedades.
Qual a diferença entre a cebola branca e a roxa?
Aqui no Brasil os tipos de cebola mais populares são sem dúvida a cebola branca e a roxa, mas por acaso você sabe quais são as diferenças entre elas?
De acordo com algumas pesquisas realizadas, a cebola branca é menos calórica que a cebola roxa e além disso ela possui um aroma e uma acidez mais forte. Já a cebola roxa é conhecida por ter um sabor mais suave, adocicada e menos picante.
Mas no geral as duas podem ser usadas com o mesmo objetivo: adicionar sabor e aroma em diversas receitas.
Posso congelar cebola?
Pode sim! Inclusive, esse é o método mais usado para prolongar a vida útil desse ingrediente, mas para isso é importante que você realize o congelamento da maneira correta.
A primeira coisa que você deve fazer é remover a casca da cebola e cortar de acordo com a sua preferência.
Em seguida espalhe lado a lado as porções de cebola em uma assadeira de alumínio e leve ao congelador por algumas horas até que fiquem bem firmes.
Depois é só transferir a cebola para um saco plástico ou qualquer recipiente que possa se r levado ao congelador.
Quanto tempo a cebola dura no congelador?
Caso ela tenha sido congelada da forma correta, a cebola pode durar de 6 a 8 meses no congelador. Após esse período, ela ainda é segura para consumo, mas pode perder um pouco de sabor e textura.
Já na geladeira, as cebolas devem ser mantidas em um local fresco, seco e bem ventilado, como uma cesta ou saco de malha. Elas podem durar até um mês ou mais, dependendo das condições de armazenamento.
Leia também: Cebola é legume ou verdura?
Faça o teste!
Agora que você já sabe como tirar acidez da cebola, não perca mais tempo. Observe bem esses truques e escolha o seu preferido para você testar aí na sua casa. Eu tenho certeza que pelo menos um vai te agradar.
Ah, não esquece de voltar aqui para me contar qual foi o método que funcionou com você e também para me dizer qual nota você daria para ele. Eu vou amar saber!
Antes de ir, eu preciso te agradecer pela sua companhia de sempre e principalmente pela sua atenção até aqui. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui com todas as suas dúvidas esclarecidas.
Te desejo boa sorte e até a próxima!