Como temperar peru: opções de tempero para assar

Conforme o final do ano chega, muita gente fica receosa com o preparo dos assados, e aprender como temperar peru pode facilmente salvar uma ceia de natal.

Temperos com ervas, marinadas com cerveja e o bom e velho vinho tinto, são bons exemplos de como é possível variar bastante no sabor único do peru. Contudo, o processo de temperagem deve ser bem executado, de modo que a carne segure o sabor.

Então, além de escolher ótimas dicas de temperos diferenciados, mostrarei uma técnica para deixar a carne com um sabor divino e incomparável. Vamos conferir?

Afinal, como temperar peru corretamente para ter mais sabor?

como temperar peru

Atualmente, é difícil encontrar peru no mercado que já não venha temperado com alguma mistura, podendo ser de ervas ou mesmo com manteiga. Porém, você precisa caprichar ainda mais, para que a carne fique realmente temperada.

O primeiro ponto importante é ter atenção na adição do sal, pois qualquer excesso pode salgar a carne além do ponto. Em seguida, vem o momento da decisão crucial para mais ou menos sabor: marinar ou não marinar?

Bom, essa é uma decisão muito pessoal, pois a marinada ideal leva tempo considerável no preparo.

Afinal, para pegar o sabor de todos os temperos, a marinada precisa de pelo menos 12 horas, além de regar com frequência a ave. Veja alguns ingredientes ótimos para marinar sua ave:

  • Vinho branco.
  • Limão.
  • Ervas frescas, como tomilho, manjericão, cheiro-verde, coentro, entre outras.
  • Suco de frutas, como laranja.
  • Vinagre.

Para fazer da forma correta, descongele corretamente o peru, algo em torno de 48 horas na parte mais baixa da geladeira.

Logo após, prepare sua marinada, espalhe sobre a ave e reserve de 3 a 12 horas, especialmente se for o peru inteiro.

Depois desse tempo é só levar para assar com papel-alumínio e ainda na marinada, não a descarte, pois será necessário molhar a ave ao longo do cozimento. A marinada é uma das poucas formas de temperar que realmente dá sabor ao peru.

 DICA EXTRA para o peru assado mais macio que você já fez

A verdade é que a maioria das pessoas ensina apenas o básico, ou seja, fazer o tempero, espalhar na ave e assar. No entanto, sempre existem aqueles truques fantásticos para dar um toque especial, e essa dica se trata exatamente disso.

Dessa forma, a técnica consiste em separar a pele do peito do peru. Para isso, utilize os dedos com cuidado e vá separando para formar um espaço vazio entre o peito e a pele.

Feito isso, você colocará uma mistura de temperos ali dentro, de forma a dar mais suculência e sabor à carne do peito, veja o que vai precisar:

  • 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (consistência pastosa)
  • 1 colher (sopa) de raspas de laranja
  • 1 colher (chá) rasa de pimenta-do-reino branca
  • 2 colheres (sopa) rasa de alecrim
  • ¼ xícara (chá) de cheiro-verde picado
  • 1 colher (sopa) rasa de sal
  • 1 colher (sopa) rasa de orégano
  • ¼ xícara (chá) de azeite
  • Alho processado a gosto
  • ½ xícara (chá) de suco de laranja

Misture tudo muito bem para incorporar cada ingrediente, você vai notar que formou uma espécie de pasta de manteiga temperada. Por fim, coloque essa mistura entre a pele solta e o peito e empurre para descer por todo o interior.

Ah, essa mistura também pode ser usada para temperar externamente, o peru fica incrivelmente macio, aromático e saboroso. Faça e experimente, tenho certeza de que não se arrependerá do resultado, fica muito bom.

Como rechear peru assado

Seguindo a linha dessa sugestão de temperagem, gostaria de indicar um recheio bem simples para rechear o peru assado. Tudo que você vai precisar é de: cebola picada, maçã verde em cubinhos, 35g de açúcar mascavo e bacon frito em cubinhos.

A quantidade varia e depende do tamanho do peru que está prestes a assar. Misture estes ingredientes em uma tigela, recheie o peru, amarre as coxas com barbante e leve para assar.

A maçã traz um toque mais cítrico e crocante, enquanto o açúcar mascavo dá robustez ao sabor. Se quiser, você também pode utilizar os miúdos do peru bem picadinhos nesse recheio, dá certo também e você aproveita toda a ave, não é verdade?

Tempero para peru assado: 6 ideias para diversificar nas comemorações

O bom de servir peru assado, seja na ceia de natal ou mesmo na janta de réveillon, é a possibilidade de experimentar novos temperos e combinações que você nem ao menos sabia que poderiam funcionar. Para mostrar isso, juntei 6 ideias de temperos!

  1. Marinada de cerveja, tequila, mel e mostarda.
  2. Tempero de ervas frescas, vinho branco e alho para marinar.
  3. Tempero amarelinho com açafrão, manteiga, azeite e alecrim fresco.
  4. Marinada com vinho tinto e especiarias.
  5. Opção de mistura com cachaça e cerveja para marinar.
  6. Temperagem com suco de limão, manteiga e tomilho fresco.

Diferentemente de outras aves, o peru tem a característica de pegar o sabor exato do tempero escolhido.

Por isso, planeje bem os ingredientes utilizados, focando sempre naquele que mais agrada o paladar da família e amigos e, se possível, deixe a ave descansar bem mesmo na marinada, o resultado é completamente outro!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.