Se você está procurando saber como servir burrata, não deixe de acompanhar esse artigo até o final.
A burrata é uma iguaria italiana deliciosa que tem conquistado paladares ao redor do mundo. Este queijo fresco, que surge como uma variação mais cremosa da mussarela, é conhecido por sua casca firme e um interior deliciosamente macio e cremoso, feito de creme e pedaços de queijo.
Aqui eu vou te contar algumas dicas de como servir a burrata, se é melhor quente ou fria, além de passar algumas informações que podem te ajudar muito. Confira!
Descubra como servir burrata
A verdade é que a burrata pode ser servida de várias maneiras, dependendo do contexto da refeição.
Ela pode ser o centro das atenções em um prato de antepastos, acompanhada de tomatinhos, azeite de oliva, e ervas, ou pode ser uma adição luxuosa a saladas, pizzas e pastas.
A burrata é tradicionalmente servida fria ou à temperatura ambiente. A razão para isso é que o calor pode alterar a textura do queijo, fazendo com que o creme interior se separe e perca sua textura característica de “sacola” de mussarela.
Conheça essas opções de acompanhamento para burrata
Esse é um queijo que funciona muito bem como o centro das atenções em diversos pratos. A burrata combina especialmente bem com ingredientes que complementam sua textura rica e sabor suave.
A seguir eu vou te apresentar algumas opções de acompanhamentos para burrata que vai te deixar com água na boca. Não deixe de experimentar!
- Tomates assados: Sirva esse queijo com tomates cereja ou tomates uva assados no forno com um pouco de azeite e ervas para concentrar o sabor.
- Pesto: Um molho de pesto verde clássico feito com manjericão, pinhões, alho, parmesão e azeite de oliva é uma ótima opção de acompanhamento para burrata.
- Pão de alho crocante: O pão italiano ou baguete torrado com alho e azeite cai super bem também.
- Presunto parma: Fatias finas de presunto parma ou outro presunto curado é uma combinação incrível!
- Azeite de oliva: Um fio de azeite de oliva de boa qualidade pode realçar o sabor suave da burrata.
- Rúcula: Folhas de rúcula frescas adicionam um toque picante delicioso!
- Folhas de manjericão: Folhas frescas de manjericão para um toque adicionar um toque fresco que vale a pena.
- Aspargos grelhados: Sirva a burrata com aspargos levemente grelhados com azeite e um pouco de sal.
- Pimentões assados: Pimentões vermelhos assados até ficarem doces e macios é um ótimo acompanhamento para burrata.
Dá para fazer burrata em casa?
Sim, mas para isso você precisa ter uma boa experiência na cozinha e bastante paciência pois o processo pode ser um pouco demorado.
Abaixo eu vou te apresentar uma receita de burrata caseira que vai te ajudar no passo a passo perfeito. Confira!
Saiba qual a origem da burrata
Como eu já mencionei, a burrata nasceu na Itália, na região de Puglia, por volta de 1920. De acordo com a história, ela foi criada como um método para utilizar sobras de mussarela, misturando com creme e envolvendo-as em uma bolsa de mussarela fresca.
Por conta do seu sabor e textura surpreendente, rapidamente ela foi ganhando popularidade e se espalhando por todo o mundo.
Como conservar esse tipo de queijo?
Por ser um queijo fresco, a burrata deve ser consumida logo após a compra, de preferência no mesmo dia.
Se isso não for possível, mantenha o queijo submerso em sua solução original e refrigere. Dessa maneira, o consumo deve acontecer em no máximo 48 horas.
E se você está se perguntando se pode congelar burrata, saiba que não é recomendável. O seu congelamento altera a textura do creme e da mussarela, fazendo que sua qualidade mude, resultando em um produto aquoso e granulado após descongelar.
Leia também: Entrada com burrata
Experimente essas dicas!
Agora que você já sabe como servir burrata aí na sua casa, não perca mais tempo. Aproveite essas dicas e experimente esse queijo ainda hoje. Eu tenho certeza que você vai adorar essas combinações que eu te apresentei.
Ah, não esquece de voltar aqui para me contar como você serviu o queijo e também para me dizer qual nota você daria para essas combinações. Eu vou amar saber!
Antes de ir embora, eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia e atenção de sempre. Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirada e com todas as suas dúvidas esclarecidas.
Te desejo boa sorte e até o próximo artigo!