Como saber o ponto do brigadeiro para enrolar?

No meu artigo de hoje eu vou te mostrar como saber o ponto do brigadeiro para enrolar. Muita gente tem várias especulações sobre isso e eu resolvi trazer um esclarecimento para que qualquer um consiga fazer essa identificação. 

Fica comigo até o final do texto que eu te garanto que depois dessa leitura você nunca mais vai esquecer qual é o ponto certo para enrolar e se deliciar com o nosso bom e velho brigadeiro. Eu amo! Só de escrever isso aqui eu já estou morrendo de vontade. 

Vem comigo!

Como saber o ponto do brigadeiro para enrolar: 5 maneiras de fazer isso


Como saber o ponto do brigadeiro para enrolar

Está pronto? Abaixo eu selecionei 5 testes para saber o ponto do brigadeiro para enrolar. São todos super simples e fáceis de fazer, mesmo para quem não tem muita experiência na cozinha, então nem se preocupe, ok?

Veja com qual se identifica mais e teste: 

1. Teste da colher

Eu acho que essa é uma das maneiras mais conhecidas de saber se o brigadeiro chegou no ponto de enrolar. É bem simples, mas você precisa prestar bastante atenção, beleza?

Quando mexer o brigadeiro na panela você vai levantar a colher e observar como ele vai escorrer. Se for lentamente e formar uma espécie de fita contínua, sem quebrar, é porque chegou no ponto certo.

Quando você colocar ele de novo na panela, observe se ele escorrega devagar e forma um fio. Isso vai te dar ainda mais certeza que já está ótimo. 

2. Teste do dedo

Outro teste simples que você vai fazer enquanto o brigadeiro estiver no fogo.

Molhe seu dedo indicador em água gelada e com muito cuidado tire um pouco do brigadeiro da panela. Você vai colocar essa pequena quantidade na água gelada e tentar enrolar com as mãos. Se estiver muito mole e não der para fazer as bolinhas, é porque o brigadeiro precisa de mais tempo no fogo, mas se você conseguir fazer as bolinhas é porque ele está no ponto já. 

3. Teste da fumaça

Também tem como saber o ponto do brigadeiro para enrolar com o teste da fumaça. Muita gente mais experiente usa essa técnica! 

Você vai mexer o brigadeiro e prestar atenção na fumaça que vai sair. Se ele começar a borbulhar de forma mais intensa, com uma fumaça espessa é porque está quase pronto. 

Para ter certeza disso, pegue a espátula e tente puxar um pouco do brigadeiro. Se ele não se soltar com facilidade do utensílio é porque já está bom para enrolar. 

4. Teste do prato frio

Se você gosta do brigadeiro mais firme, esse é o teste perfeito. Pegue um prato e coloque na geladeira. Quando o brigadeiro começar a soltar da panela você vai pegar um pouco e colocar em cima desse prato frio. Espere alguns segundos para ele esfriar e você conseguir mexer com suas mãos. Se ele formar uma bolinha sem ficar grudando é porque o ponto está perfeito para enrolar. 

5. Teste do ponto de bala de coco

Aqui você vai pegar um pouco do brigadeiro e colocar em uma tigela com água fria. Se você conseguir fazer a bolinha de uma forma firme, sem que ela se desfaça, é porque está no ponto certo.

E quanto tempo esperar para enrolar o brigadeiro?


ponto do brigadeiro para enrolar

A gente já conseguiu identificar o ponto de enrolar do brigadeiro, agora precisamos saber quanto tempo a gente precisa deixar o brigadeiro esfriar para depois enrolar

Fazer isso vai evitar que você queime suas mãos e ainda vai facilitar o manuseio, por isso é fundamental. 

O tempo recomendado de esperar é de 10 a 15 minutos, depois de tirar ele do fogo. A ideia é que o brigadeiro esteja morno, mas não quente demais. Tome muito cuidado com isso porque a queimadura é terrível, falo por experiência própria! 

Se por acaso estiver com muita pressa, ao invés de deixar ele esfriar em temperatura ambiente você pode colocá-lo na geladeira por alguns minutos. Só tenha cuidado para não deixar que ele esfrie demais, senão vai ficar duro e difícil de manusear. 

Leia também: Quanto tempo o brigadeiro tem que ficar na geladeira para enrolar?

Faça já essa maravilha!


Agora que você sabe que tem como saber o ponto do brigadeiro para enrolar de pelo menos 5 maneiras diferentes, vai esperar mais o quê para fazer essa maravilha? Eu confesso que vou terminar o texto e fazer o meu, porque estou morrendo de vontade. Você ficou também? 

Muito obrigada pela sua companhia comigo hoje. 

Um grande abraço e até a próxima!

Sou jornalista e como boa baiana, nascida em Salvador, eu amo uma comida bem temperada! Adoro dar dicas e falar sobre curiosidades que podem ajudar as pessoas não só a preparar ótimas refeições, como ganhar dinheiro com elas.