Se você quer saber como não ressecar salgados na estufa, então este é o artigo certo para você. Esse equipamento funciona como o melhor amigo de quem trabalha com a venda de salgados. Afinal, ela exibe e protege os produtos ao mesmo tempo.
Porém, se você não preparar os salgados da forma correta, corre o risco de eles ficarem ressecados. Isso prejudica o sabor a experiência do cliente como um todo.
E, como já bem sabemos, precisamos oferecer os melhores produtos para garantir que os clientes comprem sempre as nossas receitas.
Então, como é possível tomar cuidado para que eles fiquem sempre crocantes e quentinhos?
Antes de mais nada, vamos conhecer os diferentes tipos de estufa, suas vantagens e desvantagens.
Que estufa eu devo comprar?
A escolha da estufa certa é quase tão importante quanto a escolha dos ingredientes. Afinal, esse será o local de armazenamento dos produtos antes da venda.
Existem dois tipos de estufa: as convencionais e a vapor. Veja quais são as diferenças entre elas:
Estufas convencionais
As estufas convencionais funcionam com isolamento térmico. Ou seja, elas trabalham com o calor que emana dos próprios salgados. A temperatura é mantida por mais tempo. Porém, se eles forem colocados gelados, eles não serão aquecidos.
Estufas a vapor
Já esse modelo conta com uma bandeja de água embaixo dos alimentos. Ou seja, o vapor é responsável pela manutenção da temperatura.
Esse modelo costuma ser uma escolha melhor, já que é possível regular a temperatura interna. O vapor também conserva a consistência e o sabor dos produtos, evitando que eles fiquem ressecados ou percam sua característica crocante.
Como não ressecar salgados na estufa?
Agora que você já conhece os diferentes modelos, chegou a hora de falar sobre o tema central desse artigo: como manter os salgados sempre prontos para serem consumidos?
Existe um tempo recomendado de 2 horas para que os salgados fiquem em exposição na estufa. Após esse período, eles começam a perder seu sabor e consistência.
Logo, a primeira dica é que você coloque alimentos o suficiente para serem vendidos nesse período. Conhecer o seu fluxo de vendas é essencial para evitar que aconteça o desperdício.
Não se esqueça também de sempre manter a bandeja da estufa com água. Caso contrário, a temperatura será perdida e os salgados não serão tão saborosos.
Essas são as melhores formas de como não ressecar salgados na estufa. Porém, é possível também trabalhar com salgados congelados e aquecidos na hora.
Aqui, a dica seria deixar alguns poucos salgados expostos nas estufas e uma quantidade maior pré-cozida, armazenada com segurança no freezer. Assim que os clientes pedirem o salgado, você leva até o forninho pré-aquecido.
Porém, isso faz com que os clientes tenham que esperar mais. Logo, pode não ser a melhor solução. O melhor mesmo é garantir que todos os salgados sejam vendidos no período de 2 horas!