Como fazer pipoca com água? Truque simples que não precisa de óleo

Para quem é amante desse snack, uma pipoquinha vai bem a qualquer momento, não é mesmo? Entretanto, como tradicionalmente é feita com óleo, pode acabar não sendo uma opção saudável para ser consumida com frequência. Por isso, nesse texto, você vai aprender como fazer pipoca com água.

Dessa forma, você vai poder se deliciar com esse alimento, que além de gostoso é rico em fibras e antioxidantes, sem se preocupar com as calorias das gorduras que normalmente estão presentes.

Reunimos aqui três formas de você preparar essa delícia com apenas água e sal, a gosto: na panela comum, na panela de pressão e no micro-ondas. Assim você vai poder escolher a melhor forma para você.

Além disso, vai poder conferir essas receitas na prática, através de vídeos que selecionamos para exemplificar essas preparações. Muito bom não é? Então, vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Como fazer pipoca com água? Truque simples que não precisa de óleo

omo fazer pipoca com água

Saber como fazer pipoca com água contribui para inúmeras pessoas que estão em busca de alimentos gostosos, saudáveis e com baixo valor calórico.

Além disso, a pipoca, por ser rica em fibras, como mencionamos acima, gera uma sensação de saciedade por muito mais tempo, o que é excelente para quem está de dieta, por exemplo.

Por ser um alimento prático e simples de fazer, é excelente para o dia a dia e você ainda pode preparar de várias formas, adicionar diferentes temperos e experimentar combinações.

Confira agora como fazer pipoca com água, de duas formas diferente e uma outra sem o uso de nada além do milho. Vamos lá?

Na panela comum:

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (de chá) de milho de pipoca
  • Sal a gosto (opcional)

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, é importante utilizar uma panela antiaderente que tenha tampa (se a tampa for transparente melhor ainda, porque assim você pode acompanhar melhor o processo);
  2. Depois disso, acrescente uma colher de água, tampe a panela e deixe aquecendo no fogo por 1 minuto;
  3. Feito isso, adicione rapidamente a quantidade de milho indicada e fique chacoalhando a panela para os milhos não grudarem. Mas mantenha a panela próximo do fogo, para não  retardar o processo;
  4. Em aproximadamente 6 minutos elas comecem a estourar.
  5. Pronto! Basta temperar a gosto.

No micro-ondas:

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (de chá) de milho de pipoca;
  • Sal a gosto (opcional);

Você vai precisar também:

  • 1 recipiente de vidro que possa ir no micro-ondas;
  • Filme de PVC transparente

Modo de preparo:

  • Coloque o milho de pipoca e 4 colheres de água no recipiente;
  • tampe com o filme PVC, tendo o cuidado para vedar bem os cantinhos;
  • Faça 4 furinhos com a ajuda de um garfo no plástico filme;
  • Coloque no micro-ondas por aproximadamente 5 minutos ou até ver que estourou bem ( lembrando que esse tempo costuma variar a depender por exemplo da potência do micro-ondas);
  • Por fim é só retirar do micro-ondas e ter muito cuidado quando for remover o filme de PVC, para não se queimar com o vapor.

Na panela de pressão:

Já no caso da panela de pressão, dispensa o uso da água. O único ingrediente nesse caso é o milho de pipoca. É muito prático, rápido e fácil. Confira a receita e logo a seguir veja o vídeo.

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (de chá) de milho de pipoca
  • Sal a gosto (opcional)

Modo de Preparo:

  1. Primeiramente aqueça a sua panela de pressão no fogo médio por 1 minuto, se atente ao tempo;
  2. Depois acrescente o milho de pipoca e comece a mexer bem até que eles comecem a estouras;
  3. Agora tampe a panela, mas não utilize a borracha de vedação, para não pegar pressão.
  4. Deixe estourar em fogo baixo.
  5. Pronto, agora basta servir!

Dica adicional

  • Se você tiver dúvidas sobre quando tirar a pipoca do fogo ou do micro-ondas, basta prestar atenção no intervalo de estouro. É bem simples! quando a maioria do milho já estourou, o intervalo entre do som desse procedimento começa a ser longo. Isso significa que você já pode tirar do fogo e se esperar muito pode acabar queimando as pipocas que estão prontas.

Conclusão

Espero que todas as dicas que reunimos no artigo tenha esclarecido como fazer pipoca com água e tenham sido úteis para você.

Experimente as receitas e depois conta para a gente o que você achou. Vamos ficar felizes com o seu comentário.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.