Tem como fazer feijão sem panela de pressão e hoje eu vou te explicar tudo que você precisa saber sobre isso. Seja porque tem medo desse utensílio, porque não tem ele no momento ou porque quer experimentar outras possibilidades, depois dessa leitura você vai conseguir fazer essa receita e deixá-la deliciosa!
Na verdade, a grande diferença do feijão feito em panela tradicional é o tempo que levará para ser cozido. Na pressão o processo é acelerado, por isso você precisa de uns 20 minutinhos para o preparo.
Em uma panela normal, isso pode levar até mais de uma hora, dependendo da potência do seu fogão e também do modo que preparou os grãos.
Preparado? Vou te mostrar todo o passo a passo, vem comigo!
Afinal, como fazer feijão sem panela de pressão?
São basicamente 6 passos para conseguir cozinhar feijão sem panela de pressão. Se você seguir certinho, tenho certeza que vai dar tudo certo.
Confira:
1. Cate o feijão
Aqui na Bahia, a gente tem o costume de catar feijão antes de qualquer coisa. Não sei como se chama isso aí onde você mora, mas é o ato de retirar os feijões danificados e qualquer sujeira. Por mais que hoje as empresas tenham um cuidado maior com isso, sempre acaba vindo alguma coisinha no meio, então tenha esse cuidado.
Depois de selecionar os grãos de boa qualidade, leve para uma peneira e lave em água corrente, assim você consegue retirar qualquer sujeira que tenha ficado ainda.
2. Deixe de molho
Não tem jeito, você precisa deixar o feijão de molho. Isso não só vai evitar que a gente tenha desconforto gastrointestinal depois do consumo, como inchaço e gases, como também vai ajudar a amolecer o grão e adiantar o processo de cozimento.
Se a gente faz isso na hora de cozinhar o feijão em panela de pressão, imagine só se não íamos fazer ao usar uma panela normal? É justamente nesse momento que precisamos amolecer ainda mais ele.
O ideal é que ele fique de um dia para o outro, ou pelo menos 12 horas, viu?
3. Hora de cozinhar
Depois do tempo de molho, escorra o feijão e leve para a panela. Coloque uma quantidade de água que seja suficiente para cobrir ele todo.
Nesse momento você pode colocar alguns temperos, como alho, cebola ou folha de louro.
Leve a panela para o fogo alto até começar a ferver. Quando começar a borbulhar você vai diminuir o fogo para médio e deixar cozinhar por cerca de 1 hora a 1 hora e meia.
4. Verifique o ponto
É importante que você sempre vá verificar o ponto do feijão, viu? Não deixe lá por uma hora e esqueça. Dependendo do fogo e até do tipo do grão ele pode cozinhar antes.
5. Tempere
Você sabia que o mais indicado é temperar o feijão depois de cozido? Pois é!
Enquanto ele cozinha na panela você vai pegar uma frigideira, colocar um pouco de óleo e refogar a cebola e o alho picado, até dourarem.
Depois você vai acrescentar esse tempero ao feijão quase cozido e mexer bem. Agora já é possível adicionar sal e outros temperos, como a pimenta do reino ou cominho.
Lembrando que você também pode acrescentar calabresa, bacon e outras carnes defumadas.
6. Finalize
Agora é só deixar o feijão cozinhar por mais alguns minutos para incorporar bem os outros ingredientes que colocou e pronto.
Verifique se a textura está macia e se o sal está no ponto, desligue e sirva.
Dica extra: Feijão na panela de barro é mais gostoso
Eu não poderia terminar o texto sem falar o quanto o feijão feito em uma panela de barro costuma ficar mais gostoso.
Se você ainda não provou, não sabe o que está perdendo.
Por aqui é comum ter lugares que trabalham com a venda de feijão feito em panelas de barro e costumam ser lotados, viu?
Se tiver uma panela dessa em casa, faça o teste.
O modo de preparo é igual ao que mostrei acima, mas existem 3 motivos que fazem essa panela deixar o feijão mais gostoso:
- Distribuição uniforme de calor;
- Retenção de umidade por causa do barro;
- Aquecimento suave e cozimento lento.
Leia também: Quanto tempo demora para cozinhar feijão?
Comece a sua receita!
Agora que você já viu como fazer feijão sem panela de pressão e o quanto usar uma de barro pode ser maravilhoso, espero que teste esse preparo por aí.
Agradeço muito a sua companhia por aqui hoje e te desejo sucesso.
Um grande abraço e até a próxima!