Como fazer cuscuz sem cuscuzeiro? Veja 6 alternativas simples

Quer saber como fazer cuscuz sem cuscuzeiro? Isso pode ser bastante útil, afinal, nem sempre temos a nossa disposição o equipamento próprio para isso.

Felizmente existem algumas alternativas muito eficazes e práticas que você pode utilizar no seu dia a dia e ter excelentes resultados.

Listamos aqui 6 formas diferentes de preparar essa receita para que você possa escolher o que melhor funciona no seu caso. Portanto, vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Como fazer cuscuz sem cuscuzeiro? Veja 6 alternativas simples

Como fazer cuscuz sem cuscuzeiro

O cuscuz é um prato muito popular em diversas regiões do Brasil, especialmente no Nordeste. É uma receita simples, saborosa e que pode ser servida em diversas ocasiões, desde um café da manhã até um jantar mais elaborado.

No entanto, muitas pessoas acabam desistindo de fazer o cuscuz em casa por não terem um cuscuzeiro. Mas saiba que é possível fazer cuscuz sem cuscuzeiro e de forma muito simples. Confira algumas alternativas abaixo:

1 – Panela de pressão

Uma forma de preparar o cuscuz sem cuscuzeiro é na panela de pressão. Para isso, basta colocar uma camada de farinha de milho no fundo da panela, adicionar água quente até cobrir a farinha e misturar bem.

Em seguida, coloque a panela em fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Depois, retire a panela do fogo e espere a pressão sair naturalmente antes de abrir a panela e desenformar o cuscuz.

2 – Forma de pudim

Outra alternativa é usar uma forma de pudim. Para isso, é necessário forrar a forma com um pano de prato umedecido e colocar a farinha de milho misturada com água quente e sal.

Em seguida, pressione bem a farinha com uma colher para compactar e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Depois, coloque a forma em uma panela com água quente e cozinhe em fogo médio por cerca de 30 minutos.

Depois, retire a forma da panela, desenforme o cuscuz e sirva.

3 – Peneira

Uma terceira alternativa é usar uma peneira para preparar o cuscuz. Para isso, coloque a farinha de milho em uma tigela e adicione água quente aos poucos, misturando bem até obter uma mistura úmida.

Em seguida, coloque a mistura na peneira, pressionando bem com uma colher para compactar. Cubra a peneira com um pano de prato umedecido e coloque em uma panela com água quente.

Cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos, até que o cuscuz esteja firme. Depois, retire a peneira da panela e desenforme o cuscuz.

4 – Micro-ondas

Uma quarta alternativa é preparar o cuscuz no micro-ondas. Para isso, misture a farinha de milho com água quente e sal em uma tigela, até obter uma mistura úmida.

Em seguida, coloque a mistura em um recipiente próprio para micro-ondas e pressione bem com uma colher para compactar. Leve ao micro-ondas por cerca de 10 minutos na potência máxima.

Depois, retire o recipiente do micro-ondas, deixe descansar por alguns minutos e desenforme o cuscuz.

5 – Cuscuz de assadeira

Outra maneira de fazer cuscuz é na assadeira. Coloque o cuscuz em uma assadeira grande e rasa, adicione água quente e sal e misture bem.

Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 a 40 minutos, ou até que todo o líquido seja absorvido. Depois, retire o papel alumínio e deixe o cuscuz dourar por mais alguns minutos.

6 – Cuscuz de banho-maria

Por fim, se você não tem cuscuzeiro, pode usar um banho-maria para cozinhar o alimento. Em uma tigela de vidro ou metal, coloque o cuscuz, água quente e sal.

Em seguida, coloque a tigela sobre uma panela com água fervente, certificando-se de que a tigela não toque na água. Cubra a tigela com uma tampa ou papel alumínio e cozinhe por cerca de 15 a 20 minutos, ou até que todo o líquido seja absorvido.

Essas são apenas algumas das maneiras de fazer cuscuz sem cuscuzeiro.

Conclusão

Como você pode ver, existem diversas alternativas simples e práticas para fazer cuscuz em casa, mesmo sem um cuscuzeiro.

O importante é ter em mente que o cuscuz precisa de um ambiente de vapor para cozinhar, então é preciso improvisar de alguma forma.

Experimente essas alternativas e descubra qual delas funciona melhor para você. Além disso, não se esqueça de caprichar no recheio do seu cuscuz para deixá-lo ainda mais delicioso.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.