Como escolher abacaxi? Veja como encontrar um MADURO e muito DOCE sem erro

Praticamente todo mundo concorda que essa é uma fruta muito saborosa. Entretanto, nem sempre é simples saber como escolher abacaxi na hora da compra.

Muitas pessoas tem essa dúvida e frequentemente acabam escolhendo, por falta de informação, frutos não tão maduros e com um sabor predominantemente ácido e azedo.

Provavelmente isso já aconteceu com você, é bem frustrante, não é? Afinal, bom mesmo é se deliciar com um abacaxi docinho, seja in natura ou em receitas diversas. Mas não se preocupe, para esclarecer essa questão de uma vez por todas preparamos esse texto.

Dessa forma, a partir de hoje você vai sempre saber como escolher abacaxi, levando em consideração alguns truques que vamos te ensinar. Eu garanto, não tem erro! Vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Como escolher abacaxi maduro e muito doce?

Como escolher abacaxi

Para saber como escolher abacaxi de uma forma certeira, é necessário analisar algumas características principais que a fruta apresenta.

Sendo assim, o ideal é que a sua opção atenda a todos os critérios, já que você pode se confundir se observar esses aspectos separadamente.

Vamos lá? Confira.

1 – Observe a cor do abacaxi

O primeiro ponto que você deve observar, sem dúvidas, é a cor da fruta como um todo. Dessa forma, se o abacaxi estiver numa tonalidade amarelada/dourada é um sinal que esse é um fruto mais maduro.

Frutas com coloração predominantemente verde, significam que não estão tão maduras, enquanto aquelas com a casca mais amarronzada, indicam que já passaram do ponto.

A cor da coroa também é importante para se certificar do ponto ideal, ela deve se apresentar em um verde escuro vivo e sem partes esbranquiçadas.

2 – O cheiro também pode te ajudar

Outra dica é pegar o abacaxi e sentir o seu cheiro de perto. Uma fruta madura e doce vai exalar um aroma correspondente, especialmente na sua base.

Se não houver quase cheiro, é um indício que o abacaxi ainda está verde, ou não está tão doce. Agora, se você sentir um odor que se assemelha ao álcool, não compre! Isso quer dizer que a fruta está em processo de fermentação causado por microrganismos.

3 – Confira a textura da fruta

Você pode também experimentar apertar o abacaxi de forma suave, a textura é outro indicativo que pode ser muito útil na hora de escolher a sua fruta.

Dessa forma, a casca deve estar firme, porque se estiver amolecida significa que o alimento provavelmente está estragado. Mas também não pode estar muito dura, já que isso indica que a fruta não está no ponto para o consumo.

Sendo assim, atenção! O abacaxi deve estar sólido, mas levemente macio quando apertado.

4 – Peso da fruta

Outra característica que deve ser considerada para se comprar essa fruta tropical com qualidade superior, é analisar o peso do abacaxi.

Isso porque, o peso está ligado a suculência da polpa, isto é, indica a quantidade de suco presente na fruta. Portanto, sempre opte com comprar o seu abacaxi analisando antes se ele está pesado em relação ao seu tamanho. Faz muita diferença!

5 – DICA DE OURO – folhas da coroa

Por fim, a nossa dica de ouro! Um truque infalível para saber se a fruta está madura é tentar retirar uma das folhas do centro da coroa.

Se por acaso, essa “pétala” sair facilmente, você pode comprar sem medo, isso significa que o abacaxi está no ponto certo para ser saboreado. Além disso, poderá ser descascado com muita facilidade.

Observação: para se certificar de comprar frutas de qualidade e com preços mais acessíveis, o ideal é aproveitar as vantagens na época de safra. Apesar de poder encontrar o abacaxi praticamente durante o ano todo, na época certa é muito mais vantajoso.

Além do preço e da qualidade das frutas, a tendência é que nesse momento não se utilize tantos agrotóxicos. De uma forma geral, esse período fica entre os meses de outubro e fevereiro.

Conclusão

Esperamos que com as dicas que reunimos aqui você tenha esclarecido definitivamente a sua dúvida sobre como escolher abacaxi com precisão. Dessa forma, contamos que você nunca mais erre nas suas compras e tenha sempre essa fruta docinha na sua casa.

Experimente conferir esses aspectos que mencionamos e depois conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião e também sobre a sua experiência.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.