Como empanar croquete para ficar crocante?

Você sabia que tem como empanar croquete para ficar crocante de pelo menos 4 formas diferentes? Pois é! Tem a forma mais tradicional, que a gente está acostumado a ver em boteco e outras variações que também deixam o salgado maravilhoso. 

Vou te mostrar o passo a passo dessas diversas formas e você deve testar para escolher a que te agrada mais, está bem?

Só que além disso, eu também vou te dar 3 dicas sobre o preparo dessa maravilha que vão fazer com que ela fique ainda mais crocante e sequinha.

Se seguir tudo que eu te apresentar no texto de hoje, vai conseguir fazer um croquete tão maravilhoso que se for para vender, vai ser bem fácil!

Vem comigo e aproveita!

Como empanar croquete para ficar crocante: 4 maneiras diferentes


Como empanar croquete para ficar crocante

Todas as técnicas são utilizadas para a produção de croquetes crocantes, mas é importante que você faça o teste e resolva por si mesmo qual delas te agrada mais, ok?

Confira: 

1. Como empanar croquete da maneira mais tradicional

Vamos começar com a receita de empanamento de croquete tradicional, ok? Essa é a forma d mais comum para esses salgados. Aquela que a gente está acostumada a ver e fazer na nossa família. 

Você só vai precisar de farinha de trigo, ovo e farinha de rosca. 

Em um recipiente coloque a farinha de trigo e tempere ela um pouco. Em uma vasilha coloque o ovo e na última vasilha a farinha de rosca. Algumas pessoas deixam a massa do croquete na geladeira por uns minutos antes de empanar porque fica mais resistente, se quiser você também pode fazer isso, ok? 

Pegue o croquete, jogue na farinha de trigo e certifique-se que ele está todo coberto. Depois dê umas batidas para tirar o excesso e jogo em seguida na mistura do ovo. Deixe escorrer o excesso e leve para a vasilha da farinha de rosca. Empane bem e depois tire o excesso. 

Pronto! Essa é a primeira forma.

2. Como empanar croquete com cola

Pode ficar tranquila que eu não estou falando da cola tradicional que a gente usa na escola, viu? É só um termo utilizado para uma mistura feita com amido de milho. 

Você vai colocar uma colher de amido de milho em uma vasilha, com um pouco de água (uns 30 ml) e sal. Misture bem até virar uma colinha. 

Agora pegue o croquete, passe todo nessa colinha e em seguida leve para a farinha de rosca. Cubra todo o salgado e em seguida retire o excesso da farinha. 

Pronto! Essa opção deixa o salgado ainda mais crocante e sequinho.

3. Como empanar croquete com água

Exatamente! Você sabia que uma das formas de empanar croquete para ficar crocante é usando água? Parece doidera, mas é a pura verdade!

Tudo que você vai fazer é passar o croquete na água depois que ele estiver modelado e em seguida na farinha de rosca. Cubra ele completamente, tire o excesso e depois leve para fritar. 

Essa é uma opção que muitos empreendedores estão usando porque deixa o salgado mais leve e crocante. 

4. Como empanar croquete só com farinha 

A última forma, mas que também é bacana, é usando somente a farinha de rosca. Você modela o salgado e já leva diretamente na farinha e depois frita. Fica bom também!

Outras coisas que vão deixar o seu croquete mais crocante


Como empanar croquete

Além de caprichar no empanamento, existem outras dicas para deixar o croquete mais crocante

  • Trabalhe bem a massa para tirar todo o excesso de ar dela antes de empanar;
  • Frite com o óleo em temperatura equilibrada, nem muito quente e nem muito frio;
  • Depois de fritar leve os salgados em uma grade para escorrer e não para um recipiente com papel absorvente.

Se você tudo isso o seu salgado vai ficar extremamente saboroso!

Leia também: Como empanar salgados?

É hora de empanar!


Viu que tem como empanar croquete para ficar crocante de 4 formas diferentes? Eu avisei! Agora é testar todas elas e começar a usar a que te agradar mais. 

Espero que meu texto tenha te ajudado, viu?

Um grande abraço e até a próxima!

Sou jornalista e como boa baiana, nascida em Salvador, eu amo uma comida bem temperada! Adoro dar dicas e falar sobre curiosidades que podem ajudar as pessoas não só a preparar ótimas refeições, como ganhar dinheiro com elas.