Como descongelar marmita congelada?

Como descongelar marmita congelada? Você pode descongelar no micro-ondas para agilizar o processo ou deixar descongelar em temperatura ambiente.

Mas se quiser fazer esse processo da forma mais segura e manter todas as propriedades e estrutura dos alimentos, existem alguns segredos básicos. Confira a seguir!

Como descongelar marmita congelada da forma correta

como descongelar marmita congelada

1. Passe para a base mais baixa da geladeira

A forma mais correta e segura de descongelar sua marmita, preservar todos os nutrientes e preservar o sabor é descongelar naturalmente. Sendo assim, no dia anterior, já passe para a base mais baixa da geladeira e deixe perder o gelo gradualmente.

2. Vai levar para o trabalho? Tenha mais cuidado ainda!

Principalmente se você tem um longo caminho de casa até o trabalho, é interessante tomar alguns cuidados. Procure levar a marmita parcialmente congelada para que os nutrientes se mantenham intactos até o momento do consumo.

Sendo assim, faça o mesmo processo que na dica anterior, porém não há necessidade de descongelar completamente. No dia seguinte, coloque a marmita em uma bolsa térmica e leve para o trabalho.

Quando você for consumir é só colocar no micro-ondas e finalizar o descongelamento e o aquecimento seguro. 😉

Leia também: Ideias de cardápio de marmita para levar ao trabalho

3. Preste muita atenção quanto ao tempo de micro-ondas

Se você pretende esquentar essa marmita no micro-ondas, terá que ter mais atenção quanto ao tempo ideal para que o centro da marmita não fique frio.

Para descobrir isso, dependerá muito do tempo de congelamento e da potência do seu micro-ondas. Se estiver de um dia para o outro e o seu micro-ondas tiver potência baixa, o tempo necessário de aquecimento será de mais ou menos 8 minutos.

Por outro lado, se você deixar a marmita por mais tempo no congelador e o seu micro-ondas tiver maior potência, o tempo necessário cai para cerca de 6 minutos. Contudo, vale a pena testar. Quando atingir o tempo, abra, aperte o centro da marmita e se você perceber que ainda está um pouco congelado, volte por mais 2 minutinhos. 😉

4. Mais atenção quanto aos ingredientes

Outro fator que influencia muito no descongelamento correto da marmita é o tipo de ingrediente que você coloca. NUNCA congele ingredientes que soltam água durante o processo de congelamento ou descongelamento.

Como bons exemplos, posso citar: laticínios, chuchu, abobrinha, berinjela, legumes assados ou grelhados e alimentos com caldo ralo.

5. Atenção quanto ao tamanho da marmita

De acordo com o tamanho da sua marmita, tanto o tempo de descongelamento natural na geladeira, quanto o tempo para aquecimento podem variar. Uma marmita de 500ml, por exemplo leva em torno de 7 horas para descongelar parcialmente e 8 minutos para aquecer completamente.

Já uma marmita pequena de 200ml ou 250ml leva cerca de 5 horas para descongelar e 4 minutos para aquecer. No aquecimento, tanto o micro-ondas como o banho Maria funcionam da mesma forma.

6. Faça o banho Maria da forma correta

Se você não tem como esquentar no micro-ondas, pode esquentar a comida perfeitamente em banho Maria. Só é um pouco mais trabalhoso.

Para fazer, basta encher uma panela com água, que não cubra a marmita (precisa ficar com água até o meio da marmita), coloque a marmita tampada e leve ao fogo ou no forno.

Se for levar ao forno, certifique de que a embalagem aguente a temperatura! O banho Maria costuma levar o mesmo tempo que o micro-ondas, mas caso seu fogão seja mais potente e moderno, pode ser que leve menos tempo.

Portanto, vale também fazer alguns testes para não queimar sua comida ou passar muito do tempo e perder a estrutura dos ingredientes. 😉

Qual a melhor embalagem para congelar marmita?

Como você pôde perceber, não é nada difícil descongelar a marmita. No entanto, o tipo de embalagem influencia muito também no tempo de descongelamento e aquecimento.

Eu já falei aqui no blog sobre qual é a melhor embalagem para marmitex, caso pretenda vender em um negócio. Agora, para congelamento é outra história. Você deverá escolher um tipo de embalagem que seja adequada tanto para ir ao freezer quanto para aquecer no micro-ondas.

Se você pretende vender marmitas congeladas, terá que ter esse cuidado, pois a maioria das pessoas preferem esquentar no micro-ondas, que é mais prático.

Mas em geral, escolha as embalagens feitas de plástico polipropileno, mais resistente, que não libera toxinas ao alimento (livre de BPA, composto chamado Bisfenol A).

Eu encontrei um fornecedor dessas embalagens no site Pra Festa. Eles vendem pacotes fechados com 20 unidades e são totalmente seguras para freezer e micro-ondas.

Espero muito que essas dicas tenham te ajudado. Agora você sabe passo a passo como descongelar marmita congelada. Viu só como não tem tanto segredo assim? O que precisa mesmo é muita atenção quanto aos ingredientes, embalagem e tempo de aquecimento. Compartilhe as dicas!

Sou mineira, adoro cozinhar no dia a dia e costumo produzir marmitas com frequência para consumo em casa durante a semana. Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre marmitas e comidas em geral.

Um comentário

  1. Oi , gostaria de saber a quantidade de proteínas . Carboidratos , legumes e verduras em uma
    Marmita fit de 450 gramas

Os comentários estão fechados.