Como deixar o arroz amarelo? Dicas e truques para ficar perfeito

Sabia que para deixar o arroz amarelo é simples? Basta adicionar 1 colher (chá) de açafrão. Isso mesmo, esse é o segredo para um arroz diferente e cheio de saúde.

O açafrão é um ingrediente considerado medicinal porque traz inúmeros benefícios para o nosso organismo. Possui forte ação anti-inflamatória e é antioxidante.

Aqui em casa utilizo muito esse ingrediente no frango, em ensopados e no arroz. Mas essa é só uma forma de colorir o seu arroz naturalmente. Quer mais inspirações? Separei algumas dicas aqui que tenho certeza de que você vai adorar. Confira só!

O arroz fica mais soltinho com açafrão

como deixar o arroz amarelo

Todo mundo gosta de um arroz soltinho, não é verdade? Essa é uma das maiores vantagens de utilizar o açafrão.

Desde a primeira vez que utilizei aqui em casa, percebi que o arroz ficou mais soltinho. Entretanto, ficou muito mais macio e robusto. Isso acontece porque o açafrão forma uma capa protetora no grão de arroz e impede que solte muito amido durante o cozimento.

Então, se você também não gosta de arroz papa, fica a dica. Utilize sempre 1 colher (chá) bem rasa de açafrão. Tome cuidado para não exagerar na medida porque ficará um sabor bem forte.

Sempre faço 1 xícara (chá) de arroz aqui em casa e coloco apenas 1 pitadinha do ingrediente. A cor fica bem suave. Quanto mais você colocar, mais amarelinho vai ficar.

Utilize caldo de galinha caipira

Quer um arroz amarelo ainda mais saboroso? Então, experimente utilizar ½ tablete de caldo de galinha caipira.

Em uma panela, coloque a quantidade suficiente de água de acordo com a quantidade de arroz. Leve para ferver. Quanto começar a borbulhar, adicione o caldo de galinha e aguarde até dissolver.

Prontinho, nem precisa adicionar sal, a não ser que a quantidade de arroz seja maior que 2 xícaras (chá). Nesse caso, vale a pena acertar o sal. 😉

O arroz fica tão gostoso que parece arroz de galinhada. Fica super cremoso e lindo para acompanhar carnes e saladas.

Inclua legumes cozidos e coloridos

Outra dica que eu utilizo bastante aqui em casa é adicionar legumes cozidos. Em uma panelinha, leve para cozinhar cenoura e vagem. O ideal é que você corte a cenoura em palitinhos para facilitar na hora de incorporar ao arroz e ainda para cozinhar mais rápido.

Quanto à vagem, corte em pedaços bem pequenos, mas tome cuidado para que ela não perca os grãos. Adicione uma pitada de sal, cubra com água e leve para cozinhar por cerca de 10 minutos.

Quando o arroz estiver prontinho, acrescente os legumes cozidos e mexa com cuidado até misturar tudo muito bem. Vale a pena adicionar ervilhas também. Eu gosto muito daquelas ervilhas congeladas.

Faço assim: quando terminar de cozinhar os legumes, acrescento um pouco das ervilhas congeladas na água quente e deixo repousar por 5 minutinhos. Escorro tudo e adiciono no arroz.

Fica muito mais gostoso do que colocar tudo para cozinhar junto com o arroz. Quando eu fazia assim, percebia que os legumes perdiam a sua cor original e ficavam muito moles. Faça o teste, tenho certeza de que vai amar! ♥

Arroz amarelo combina com frutos do mar

O arroz amarelo é muito utilizado para intensificar a beleza de um prato ou para deixá-lo muito mais colorido. Ideal para servir em dias quentes.

Por isso é interessante combinar com frutos do mar como camarão, lagosta, polvo, mexilhões e peixes como o salmão. Para deixar o prato ainda mais completo, experimente adicionar no arroz manjericão fresco e tomate cereja.

Você também pode encontrar esse tipo de arroz na culinária baiana. Basta incrementar carnes fortes, legumes e uma pitada de pimenta que faz toda a diferença. Nessa opção você não pode deixar de adicionar a cenoura e o cheiro verde.

A cenoura vai realçar ainda mais a cor do arroz. Indico que você rale muito bem para que ela incorpore melhor e solte toda a sua cor durante o cozimento. O cheiro verde deve ser acrescentado depois que o arroz estiver pronto para que mantenha a sua cor e textura.

DICA EXTRA: na hora de servir, coloque um pouco de arroz dentro de um ramekin e aperte bem. Depois é só desenformar no prato. Ficará parecido com aquelas apresentações de restaurantes profissionais. 😉

Para finalizar, você pode combinar com diferentes saladas refrescantes. Opte pelas folhas verde-escuro como rúcula, agrião, chicória e couve. Mas não se esqueça dos vegetais coloridos como beterraba, pepino, rabanete, cebola roxa, cenoura

Também gosto muito de aspargos, brócolis e couve-flor salteados na manteiga. Um tipo de acompanhamento simples e rápido de fazer, mas que traz uma beleza e tanto para o prato.

Agora você já sabe como montar um prato simplesmente irresistível com arroz amarelo. Espero muito que essas dicas tenham te ajudado a inovar na cozinha. Compartilhe as dicas para ajudar mais pessoas. Até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.