Como curar panela de barro pela primeira vez? Aprenda o jeito certo

Quem já experimentos comidas feitas em uma panela de barro, sabe como o resultado é completamente diferente e especial. Por isso mesmo, muitas pessoas se interessam em comprar utensílios feito com esse material. Se for esse o seu caso, é muito importante saber como curar panela de barro pela primeira vez.

Esse processo é indispensável para selar a superfície do material, impedindo assim que o alimento que será cozido fique impregnado e, principalmente, para que o gosto do barro não se misture com a sua receita. Além disso, fazer a “curagem” vai garantir uma maior durabilidade desses objetos.

Então, para esclarecer essa dúvida, de uma vez por todas, preparamos esse texto cheio de informações. Portanto, se você comprou uma panela de barro, não a utilize antes de ler esse artigo.

Você vai aprender um passo a passo simples desse procedimento, para você aproveitar os seus utensílios e conquistar receitas deliciosas.

Vamos lá? Continue a leitura para saber muito mais.

Você pode se interessar em ler também:

Como curar panela de barro pela primeira vez? Aprenda o jeito certo

Como curar panela de barro pela primeira vez

Como mencionamos acima, saber como curar panela de barro pela primeira vez é muito importante, tanto para eliminar os odores e o gosto característico desse material, quanto por este ter uma superfície porosa.

Essa característica contribui para o acúmulo de resíduos na panela o que vai facilitar o desenvolvimento de microrganismos que podem ser prejudiciais a saúde.

Então, confira o passo a passo desse processo, para você utilizar esse utensílio sem nenhum tipo de problema:

  1. Primeiramente, você deve passar algum óleo vegetal, de forma generosa, no interior da sua panela e na tampa, espalhando bem por toda superfície. Já na parte externa você precisa passar apenas uma camada fina. Lembrando que o azeite é óleo mais recomendado para a cura da panela de barro;
  2. Depois disso, leve o utensílio tampado para o fogão, sendo ele a gás ou a lenha, em fogo baixo, até que o óleo se aqueça. Feito isso, desligue o fogo, aguarde a panela esfriar completamente e depois lave com uma esponja macia;
  3. Por fim, você vai precisar encher a sua panela com água e levá-la novamente ao fogo baixo por 10 minutos, aproximadamente. Depois, espere o utensílio esfriar completamente e lave novamente com uma esponja macia.

Esse tipo é considerado o processo de cura simples. Mas se você for utilizar a panela para cozinhar peixe, frutos do mar ou qualquer tipo de comida que possui aromas fortes. É aconselhável “queimar a panela de barro”.

Essa ação vai reforçar o utensílio, que não vai reter os cheiros desses tipos de alimento. Para isso, basta molhar a panela e passar uma fina camada de óleo vegetal na parte interna e na tampo. Depois você deve colocá-la em um forno, pré-aquecido a 300ºC, por cerca de 1 hora e meia.

Por fim, desligue o fogo e aguarde a panela esfriar naturalmente antes de manuseá-la.

Confira abaixo um vídeo que vai te mostrar na prática como fazer esse processo sem complicações.

Agora que você já sabe como curar panela de barro pela primeira vez, confira outras informações adicionais e depois uma receita incrível e tradicional feita nesse utensílio que vai ganhar o coração de todos que experimentarem!

Informações adicionais

  • As panelas de barro não são adequadas para uso em cooktop por indução ou fogão elétrico. Apenas as versões a gás dispensam panelas especificas porque basicamente funcionam como um fogão comum. Então, se for esse o caso, você pode usar esse material;
  • Também são objetos consideravelmente pesados, então, tenha cuidado quando for transportar, tanto para não quebrar a sua panela, quanto para evitar acidentes;
  • É importante manter sempre as suas panelas de barro bem secas para preservá-las por muito mais tempo.

Características da panela de barro

  • As panelas de barro, sendo seladas adequadamente como ensinamos, está entre os materiais mais seguros para se cozinhar. Isso porque não liberam, quando aquecidas, substâncias nocivas a saúde, como acontece com as panelas de alumínio, por exemplo;
  • Possui grande retenção de calor, ou seja, mesmo depois de retirada do fogo, mantém os alimentos aquecidos por muito tempo;
  • Além de versáteis, podendo ir no forno, fogão comum e a lenha, são lindas! Tanto para serem levadas a mesa ou mesmo para integrar a decoração da sua cozinha.

Tudo esclarecido? Agora que tal aprender uma receita de moqueca de camarão, que é simplesmente sensacional, para você inaugurar a sua panela de barro? Confira!

Receita de moqueca de camarão na panela de barro

Veja o que você vai precisar:

  • 600g de camarão G descascado e limpo
  • Azeite de oliva
  • 2 cebolas roxa picadas
  • 4 dentes de alho picados
  • Suco de 2 limões
  • 3 tomates picados
  • 1 pimentão amarelo picado
  • 1 pimentão vermelho picado
  • 1 xícara de passata de tomate
  • 200ml de leite de coco
  • 2 pimentas dedo-de-moça
  • 2 colheres de sopa de azeite de dendê
  • Coentro picado a gosto
  • Sal a gosto

Confira o vídeo abaixo para ver o modo de preparo e aproveite!

Conclusão

Esperamos que você tenha aprendido como curar panela de barro pela primeira vez, sem dificuldades. Bem como, que as informações do texto tenham sido uteis para você.

Experimente também essa receita deliciosa. Tenho certeza que vai se apaixonar! Depois, conta pra a gente o que você achou. Vamos ficar felizes com a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima.

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.