Como cozinhar abobrinha no vapor?

Quer saber como cozinhar abobrinha no vapor? Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final. 

A abobrinha é um dos legumes mais versáteis e nutritivos que podemos encontrar em nossas prateleiras. Além de ser uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais, ela se destaca por seu sabor suave e textura delicada, que a torna perfeita para uma variedade de pratos. 

Aqui eu vou te contar como cozinhar abobrinha no vapor de uma maneira simples e também vou esclarecer algumas dúvidas sobre esse ingrediente. Confira!

Descubra quanto tempo para cozinhar abobrinha no vapor


Como cozinhar abobrinha no vapor

A verdade é que cozinhar abobrinha no vapor é uma excelente maneira de preservar seus nutrientes, sabor e textura.

O tempo de cozimento ideal para a abobrinha no vapor varia dependendo do tamanho e do corte das fatias, no geral a abobrinha leva de 5 a 7 minutos para cozinhar no vapor.

Saiba como cozinhar abobrinha no vapor


A primeira coisa que você precisa fazer é escolher bem as abobrinhas. Opte por abobrinhas firmes, com casca brilhante e sem manchas. Evite aquelas que estão murchas ou com pontos escuros.

Em seguida, lave bem e se preferir, retire as extremidades. Você pode cortá-las em rodelas, tiras ou cubos, dependendo da sua preferência.

Encha uma panela com água até a altura do cesto a vapor e leve ao fogo até começar a ferver. Se você não tiver uma panela a vapor, pode usar uma peneira ou escorredor de macarrão sobre uma panela com água fervente.

Coloque as abobrinhas no cesto a vapor, tampe a panela e cozinhe pelo tempo indicado acima. Em seguida, confira a textura. Elas devem ficar macias, mas ainda crocantes.

Retire as abobrinhas do vapor e, se desejar, tempere com sal, pimenta e um fio de azeite ou um pouco de limão para realçar o sabor.

Por que cozinhar abobrinha no vapor?


A verdade é que o cozimento no vapor é uma das melhores maneiras de manter as vitaminas e minerais presentes na abobrinha.

Além disso, o cozimento a vapor realça o sabor natural da abobrinha, tornando-a mais deliciosa.

Outras formas de cozinhar abobrinha


Embora o cozimento no vapor seja uma opção saudável, existem muitas outras maneiras de preparar a abobrinha. Confira abaixo:

  • Refogada: Refogar a abobrinha é uma opção rápida e saborosa. Para isso, basta cortar a abobrinha em cubos ou rodelas e refogá-la em uma frigideira com um pouco de azeite, alho e cebola até que fique macia;
  • Assada: A abobrinha assada é uma delícia! Corte em fatias, tempere com azeite, sal e ervas a gosto e leve ao forno a 200°C por cerca de 20 a 25 minutos, até que esteja dourada e macia;
  • Grelhada: Grelhar a abobrinha é uma ótima maneira de adicionar um sabor defumado ao seu prato. Corte em rodelas, pincele com azeite e grelhe por aproximadamente 3 a 5 minutos de cada lado;
  • No micro-ondas: Se você está com pressa, cozinhar a abobrinha no micro-ondas é uma ótima opção. Coloque as abobrinhas cortadas em um recipiente próprio para micro-ondas, adicione um pouco de água e cubra. Cozinhe em potência alta por 3 a 5 minutos;
  • Em sopas e caldos:A abobrinha é um ingrediente maravilhoso para sopas e caldos. Basta adicioná-la picada nos últimos minutos de cozimento para que ela mantenha sua textura e nutrientes.

Pode congelar abobrinha cozida?


Sim, você pode congelar a abobrinha cozida! Inclusive, congelar a abobrinha é uma excelente maneira de prolongar sua vida útil e garantir que você tenha esse vegetal disponível sempre que precisar.

Siga as instruções acima para cozinhar a abobrinha no vapor ou usando outra técnica de sua escolha e após o cozimento, deixe a abobrinha esfriar completamente antes de congelá-la. Isso evita a formação de cristais de gelo.

Logo depois, coloque a abobrinha cozida em sacos plásticos próprios para congelamento ou em recipientes herméticos e certifique-se de remover o máximo de ar possível antes de fechar.

Quanto tempo pode ficar no congelador?


Como cozinhar abobrinha

A abobrinha cozida pode ser armazenada no congelador por até 3 meses. Embora ela possa durar mais tempo, a qualidade do sabor e da textura pode começar a deteriorar após esse período.

Na hora de consumir, o ideal é transferir a abobrinha do congelador para a geladeira e deixar descongelar lentamente durante a noite.

Lembre-se de fixar uma etiqueta com a data do congelamento. Assim fica mais fácil acompanhar a validade. 

Leia também: Como cozinhar abobrinha para bebê?

Comece a preparar!


Agora que você já sabe como cozinhar abobrinha no vapor, o que você está esperando para começar a preparar essa delícia aí na sua casa? Eu tenho certeza que com essas dicas, você vai conseguir preparar um prato delicioso. 

A abobrinha é um legume delicioso e nutritivo, que pode ser facilmente integrado em diversas refeições. Cozinhar abobrinha no vapor é uma excelente maneira de preservar suas propriedades, mas como eu disse acima, existem muitas maneiras de prepará-la, como refogando ou até mesmo grelhando. Escolha a melhor forma e aproveite!

Obrigada pela sua companhia e atenção até aqui. Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.