Como conservar couve?

Vou te mostrar como conservar couve na geladeira para aproveitar esse alimento saudável por muito mais tempo na sua casa.

Quando a couve perde o seu frescor começa a murchar e a perder o viço. O único ponto negativo da couve é ser muito perecível. Entretanto, separei algumas dicas úteis que poderão te ajudar muito. Veja só!

7 dicas para conservar couve

como conservar couve

1. Tudo começa na hora da compra

Antes de mais nada, é importante analisar muito bem as folhas de couve no supermercado. Acontece a mesma coisa com o alface e cheiro verde. Se comprarmos já passados, provavelmente não vão durar nem 3 dias na geladeira.

Portanto, escolha as folhas que tenham um tom verde escuro bem forte. Além disso, não compra folhas que estão um pouco murchas. Se elas foram expostas ao sol, dificilmente vão fortalecer e ficar crocantes, mesmo com água.

Evite folhas amareladas ou queimadas. Aquelas que estão cheias de furinhos também devem ser evitadas. Significa que tiveram muito contato com bichinhos.

2. Higienização

O segundo passo é higienizar completamente cada folha, principalmente se o seu intuito é consumir cru. Pode ser que alguns bichinhos passem desapercebidos e fiquem alojados nas folhas. Isso fará com que ela estrague mais rápido.

Para higienizar é muito simples. Você pode comprar o desinfetante nos supermercados ou pode fazer um caseiro em casa.

Para isso, basta encher uma bacia com água e adicionar 2 colheres (sopa) cheias de bicarbonato. Deixe-as descansando nessa solução por aproximadamente 15 minutos.

3. Lave muito bem em água corrente

Assim que passar o tempo da higienização das folhas, lave cada uma delas em água corrente. Retire o excesso de água, mas deixe algumas gotículas porque ajudam a conservar as folhas na geladeira.

4. Armazene corretamente na geladeira

A única regra de armazenamento da geladeira é que a folha não pode ficar em contato com o ar frio. Sendo assim, você precisará protegê-la muito bem. Algumas dicas são utilizar aqueles saquinhos de alimentos ou guardar as folhas em um pote hermeticamente fechado.

Se escolher a opção do pote, forre o fundo dele com papel toalha e acomode as folhas sobre ele. Vai ajudar a mantê-las sequinhas, sem excesso da umidade que acontece com o passar dos dias.

5. Armazene na água

Outra forma de guardar a couve na geladeira ou até mesmo fora dela é utilizando uma bacia com água. Utilizo muito essa técnica com hortaliças hidropônicas e duram até 2 semanas intactas.

A dica é encher uma bacia com água e deixar cada folha de couve em pé. Mas a água precisa estar em contato apenas com a pontinha do talo. Sendo assim, não é indicado colocar a folha inteira dentro da água, senão vai apodrecer.

Armazene na geladeira e você verá como as folhas vão se manter crocantes e fresquinhas por mais tempo. 😉

Se não tiver espaço na geladeira, pode até deixar pra fora, desde que não fique em contato com a luz do sol.

6. Armazene as folhas à vácuo

Como eu disse anteriormente, o que ajuda a estragar as folhas mais rápido é o contato delas com o ar. Por isso, é muito importante que estejam muito bem embaladas.

Uma dica é embalas porções de couve à vácuo. Encontrei um vídeo no YouTube incrível que mostra como é simples fazer esse processo. Na verdade, fiquei de boca aberta. Veja só e faça em casa. Vai ajudar a conservar couve por até 1 semana.

7. Aproveite para congelar

Você deve estar se perguntando: será que é seguro congelar as folhas de couve? Olha, muitas pessoas fazem esse processo e dá super certo sim. Os restaurantes fazem muito isso, pois conserva perfeitamente todos os nutrientes da folha.

Só que existem algumas particularidades que você precisa respeitar para que dê tudo certo. A primeira coisa a fazer é retirar todos os talos.

DICA EXTRA: é importante deixar as folhas bem sequinhas antes de levar para congelar. Se quiser, pode utilizar o papel toalha para certificar disso. Se deixar as folhas úmidas, vai perder a estrutura na hora de descongelar. 😉

Em seguida, pique as folhas como de costume aí na sua casa. Escolha um recipiente que possa ir ao freezer e que seja lacrado hermeticamente. Aí é só levar para o freezer. Pode deixar congelado por até 6 meses.

Para descongelar é rapidinho e não tem segredo. Basta deixar em temperatura ambiente, em poucos minutos você já poderá utilizar a couve. 😉

Espero muito que você tenha gostado das minhas dicas. Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais. Tenho certeza de que vai ajudar muita gente! Até a próxima! ♥

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.