Como congelar salgadinhos que sobraram da festa?

Por acaso você está procurando saber como congelar salgadinhos que sobraram da festa? Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final. 

Se você fez ou encomendou muitos salgadinhos para um evento e acabou sobrando, não se preocupe! Congelar salgadinhos que sobraram da festa é uma ótima forma de evitar desperdícios e garantir que você possa consumi-los depois.

Apesar de ser uma prática simples, eu sei que surgem diversas dúvidas quando falamos sobre isso e aqui eu vou tentar esclarecer todas elas. Não deixe de acompanhar até o final!

Saiba como congelar salgadinhos que sobraram da festa


Como congelar salgadinhos que sobraram da festa

Para garantir que os salgadinhos mantenham o sabor e a textura é importante realizar o congelamento da maneira certa. 

Para isso, deixe os salgadinhos esfriarem completamente antes de armazená-los. Se forem guardados ainda quentes, podem criar umidade e ficarem encharcados ao descongelar.

Distribua os salgadinhos em uma única camada sobre uma assadeira e leve ao congelador por cerca de 2 horas. Esse processo chamado pré-congelamento evita que grudem uns nos outros.

Em seguida, transfira para sacos próprios para congelamento ou potes herméticos, retirando o máximo de ar possível.

Lembre-se de fixar uma etiqueta com a data do congelamento. Isso vai te ajudar a acompanhar melhor a validade e consumir dentro do prazo correto.

E saiba que essa técnica funciona para salgadinhos fritos, assados e até empanados que sobraram.

Pode congelar juntos ou precisa separar?


O ideal é congelar os salgadinhos separados por tipo. Isso facilita na hora de descongelar e evita que absorvam umidade uns dos outros. Confira abaixo:

  • Fritos ou assados: podem ser armazenados juntos, mas o ideal é colocar camadas intercaladas com papel-manteiga para evitar que grudem;
  • Empanados e crus: se forem empanados, mas ainda não fritos, devem ser congelados separados para manter a crocância;
  • Recheados com queijo: podem soltar líquido ao descongelar, então devem ser armazenados em potes individuais.

Se precisar congelar diferentes tipos no mesmo pote, separe por saquinhos dentro do recipiente maior.

Pode deixar na geladeira?


Sim, mas apenas por um curto período. Salgadinhos fritos ou assados podem perder a textura e podem ficar murchos quando armazenados na geladeira por muito tempo.

Os salgadinhos fritos ou assados aguentam até 2 dias na geladeira, enquanto os salgadinhos crus podem ficar até 24 horas antes de congelar ou fritar.

Se não for consumir dentro desse prazo, o ideal é congelar para manter a qualidade.

Quanto tempo os salgadinhos pode ficar no congelador?


O tempo que os salgadinhos podem ficar no congelador depende do tipo e da forma como foram armazenados.

Se armazenado da forma correta, os salgadinhos crus não empanados podem ficar até 3 meses no congelador, já os salgadinhos empanados e crus até 2 meses.

Os salgadinhos fritos ou assados possuem uma validade menor, mesmo no congelador. Eles podem ser mantidos por até 1 mês, mas é importante que você saiba que eles podem perder a crocância.

Como reaquecer os salgadinhos congelados?


Como congelar salgadinhos que sobraram

Por acaso você congelou os salgados e agora que consumir? Então fique tranquila pois quando chegar o momento de consumir os salgadinhos congelados, com dicas simples você consegue deixar eles saborosos como no dia da festa.

Para aquecer salgadinhos fritos ou assados, pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque os salgadinhos ainda congelados em uma assadeira forrada com papel-alumínio e asse por 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando para que aqueçam de maneira uniforme.

Já para fritar salgadinhos congelados é importante que você não descongele antes de fritar, pois podem ficar encharcados.

Apenas aqueça o óleo a 170°C a 180°C e frite aos poucos, mexendo para que dourem por igual. Escorra bem o excesso de óleo antes de servir.

Evite usar o micro-ondas, pois ele pode deixar os salgadinhos murchos.

Leia também: Como empanar risoles?

Aproveite!


Agora que você já sabe como congelar salgadinhos que sobraram da festa, se pode congelá-los juntos ou se é necessário separar e até quanto tempo podem ficar armazenados, o que você está esperando para experimentar essas dicas aí na sua casa? Eu tenho certeza que elas podem te ajudar muito. 

Antes de ir embora, eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção até aqui. Eu realmente espero que essas informações tenha te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais preparado e com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.