A casca da abóbora é uma parte do vegetal que geralmente é descartada como resíduo. Entretanto, isso é um erro! Afinal, ela é rica em nutrientes e pode ser utilizada de várias formas.
Sendo assim, para que você pare agora mesmo de desperdiçar todos os benefícios desse alimento, tanto na cozinha, compondo diversas receitas, como em aplicações domésticas, preparamos esse texto repleto de sugestões para você.
Dessa forma, além de ampliar o seu olhar sobre as possibilidades do uso dessa parte valiosa, você ainda vai estar contribuindo para a redução de lixo e desperdício de alimentos.
Gostou? Vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.
Você pode se interessar em ler também:
O que eu posso fazer com a casca da abóbora?
Muitas pessoas não sabem, mas a casca da abóbora é muito versátil e possibilita uma grande variedade de usos, que vão desde o contexto alimentar a outras alternativas surpreendentes.
Dito isso, antes de descartá-la, considere alguma das sugestões que você vai ver abaixo para reutilizá-la:
1 – Sopas ou caldos
O consumo dessa parte do vegetal contribui muito para a nossa saúde, auxiliando nas funções essenciais do organismo, como no sistema digestivo e imunológico, e também prevenindo contra uma série de doenças relacionadas ao coração, pele, visão, etc.
Além disso, o consumo regular pode contribuir para a prevenção de câncer. Incrível, não é? Para acrescentar a casca de abóbora nas sopas ou caldos, basta cortá-la em pedaços e prepará-la como qualquer outro vegetal.
2 – Adubos caseiros
Um outro uso interessante são os adubos caseiros. Afinal, principalmente depois da pandemia, muitas pessoas passaram a se interessar em ter a sua própria hortinha, ou mesmo cultivar espécies ornamentais.
Essa parte do vegetal possui muito valor nutricional e serve como um potente fertilizante por possuir elementos importantes para qualquer planta, como o cálcio, potássio e ferro. Também pode ser utilizada na terra de compostagem.
3 – Alimentação para animais
Você também pode usar a casca desse vegetal para enriquecer a alimentação dos seus animais. Além de segura, é muito nutritiva, contribuindo para uma boa saúde e qualidade de vida.
No caso de animais como cavalo, cabra e coelho, elas podem ser oferecidas cruas. Entretanto, cães e gatos geralmente vão preferir que esse ingrediente seja incluído em receitas que precisam ser cozidas.
4 – Chips de casca de abóbora
E que tal um petisco delicioso para acompanhar aquela cervejinha, por exemplo? Sim! Uma outra possibilidade são os chips, que inclusive podem ser feitas no forno tradicional ou na Airfryer. Fica sensacional, e o melhor! É um snack saudável.
Para isso, é só cortar a casca de abóbora em fatias finas, regar com um fio de azeite e assar até que fiquem crocantes. Depois, acrescente o sal e outros temperos a gosto.
5 – Esfoliar a pele
Pois é! Além de tudo isso, você pode reaproveitar as cascas da abóbora como produto natural esfoliante. Inclusive, ela são ótimas para essa finalidade e você pode conferir o resultado imediatamente, já que deixam a pele macia e suave.
Para remover as células mortas, você deve umedecer a pele e, com a casca, fazer movimentos circulares. Não precisa colocar muita pressão. Depois é só lavar e seguir os seus cuidados normalmente.
6 – Faça a sua própria farinha
Por fim, a última sugestão é a farinha da casca da abóbora, um alimento muito prático, nutritivo e sustentável para você incorporar na sua alimentação do dia a dia.
Para fazer é bem simples! Basta cortar a casca em pedaços pequenos para facilitar o processo de secagem, levar ao forno até que fiquem completamente secas e depois colocar os pedaços em um processador de alimentos.
Quando você obter uma farinha homogênea e fina, transfira o produto para um recipiente hermético e o mantenha-o em local fresco e seco.
Pode ser usada, por exemplo, em:
- Bolos;
- Pães;
- Sopas;
- Dentre outros.
Conclusão
Esperamos que com tantas dicas incríveis você se inspire e encontre formas criativas para aproveitar a casca de abóbora. Contamos também que as informações tenham sido úteis.
Experimente aí na sua casa, depois conta pra gente o que você achou. Vamos realmente gostar de saber a sua opinião e sobre a sua experiência.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!