Cardápio de marmita para levar ao trabalho

Está procurando cardápio de marmita para levar ao trabalho? Então, saiba que essa missão não é nada complexa, mas exige alguns cuidados e muita atenção.

Por isso, resolvi listar aqui algumas dicas importantes e elaborei um cardápio completo para você seguir. Confira só!

Cardápio de marmita para levar ao trabalho

cardápio de marmita para levar ao trabalho

Antes de mais nada, é preciso entender que os alimentos para almoço, principalmente se você almoça no trabalho, devem ser leves e de fácil digestão. No entanto, vale a pena ainda assim tentar equilibrar os nutrientes necessários.

Nutricionistas recomendam seguir uma proporção básica de prato da pirâmide alimentar, isto é, que contenha alimentos com todos os nutrientes e vitaminas que o nosso corpo precisa. Para te ajudar, veja a seguinte tabela:

  • 1 porção de verduras e legumes (crus ou cozidos)
  • Alimentos ricos em carboidratos (arroz, macarrão, batata, mandioca, etc.)
  • Se possível, uma porção de proteína vegetal (feijão, grão-de-bico, lentilha, etc.)
  • Proteína animal (carne, frango, peixe, ovo, etc.)
  • 1 porção de fruta como sobremesa

Tendo isso e mete, veja o cardápio de marmita para levar ao trabalho que elaborei:

1. Primeira opção com cardápio tradicional

  • Segunda-feira: Frango grelhado, arroz, feijão, batata frita, salada de alface com tomates, farofa de azeitonas e maçã.
  • Terça-feira: Arroz, feijão tropeiro, hambúrguer recheado, salada de legumes e abacaxi fatiado.
  • Quarta-feira: Lasanha de berinjela, arroz branco e laranja.
  • quinta-feira: Macarronese, salada mista de legumes e vegetais e banana com morangos.
  • Sexta-feira: Arroz com brócolis, purê de batatas, iscas de peixe empanadas, salada de folhas verdes e abacaxi fatiado.

2. Segunda opção de cardápio saudável

  • Segunda-feira: Frango grelhado, ovos cozidos, salada de grão de bico, legumes salteados na manteiga e maçã em fatias
  • Terça-feira: Salada mista de legumes e vegetais, arroz de couve-flor com frango e abacate.
  • Quarta-feira: Omelete com queijo, ovos cozidos, salada de beterraba, carne vermelha grelhada e banana com morangos.
  • quinta-feira: Purê de mandioquinha, carne moída, salada de abobrinha, verduras e laranja.
  • Sexta-feira: Frango grelhado, brócolis com couve-flor salteados na manteiga, arroz integral com cenoura e maçã fatiada.

5 dicas rápidas para montar marmita para o trabalho

1. Priorize alimentos verde-escuro

Acredito que a salada de folhas verde-escuro e legumes verde-escuro como o pimentão e brócolis são obrigatórios na marmita do trabalho. São alimentos que contém grande concentração de cálcio, vitamina A, C, K, ferro e fibras essenciais para o bom funcionamento do intestino.

Então, são alimentos que não podem faltar no seu cardápio!

2. Prefira legumes cozidos no vapor

Eu adoro legumes salteados ou grelhados, mas nada melhor para o nosso corpo do que comer legumes cozidos no vapor. Isso ajuda muito a manter todos os nutrientes intactos nos alimentos.

Então, como sugestão, cozinhe os legumes no vapor e, em seguida, apenas tempere com sal, vinagre ou limão. Fica simplesmente fantástico e você aproveita todo o sabor natural dos alimentos. 😉

Leia também: Legumes para marmita, quais os melhores para escolher?

3. Evite certos alimentos na marmita

Existem alguns alimentos que não podem ser colocados na marmita, pois perdem estrutura, soltam água, perdem sabor ou até estragam. Nunca coloque receitas que levam muito laticínio como maionese ou molho branco.

Claro, se você mantiver a marmita corretamente refrigerada ou deixar na geladeira até o momento de consumo, não tem problema. Essa regra se aplica mais para pessoas que trabalham muito longe e precisam levar marmita pronta. Nesse caso, a comida pode estragar durante o trajeto.

4. Não leve a salada temperada

Essa é mesma questão do tópico anterior. Quando você tempera a salada e a deixa assim até o momento de comer, pode ser que o sabor acentue muito. Principalmente quando falamos em saladas com vinagre. O vinagre fica ainda mais forte, o que acaba deixando o alimento desagradável.

Quanto às folhas, nem preciso dizer que murcham e perdem totalmente a estrutura quando temperadas. Os legumes podem até ser temperados, desde que seja um tempero mais fraco, como de limão, por exemplo.

Coloque as saladas sempre em potinhos de plástico separados e prefira temperar no momento do consumo. 😉

Sabia que isso pode virar um negócio lucrativo?

Muitas pessoas buscam como manter a vida saudável no trabalho. Uma matéria da Revista Exame, publicou uma verdadeira inspiração de dois empreendedores que driblaram a situação financeira complicada e montaram um negócio de entregas de marmitas para escritórios.

Não é nada fácil trabalhar o dia todo e ainda chegar em casa e preparar o alimento do dia seguinte. Por isso, muitas pessoas acabam optando por pedir marmitex em uma marmitaria especializada.

É aqui que você pode acabar mudando de vida e construindo o tão sonhado negócio próprio. No entanto, vale ressaltar que é preciso muito estudo inicial. Por isso, faça uma pesquisa e procure saber quais alimentos as pessoas preferem para um almoço de trabalho.

Aqui no blog, eu já falei sobre como fornecer quentinhas para empresas. É uma ideia interessante e pode te ajudar muito. Dá uma conferida depois! 😉 Compartilhe as dicas!

Quer aprender a fazer marmitas fitness congeladas para vender? Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Marmitas que tem mudado a vida de muita gente!

1 comentário em “Cardápio de marmita para levar ao trabalho”

  1. Sempre tive o sonho de trabalhar com quentinhas pra empresa mais me falta ocapital

Os comentários estão encerrado.