Canola ou girassol? Saiba qual o melhor óleo para fritura

Tanto o óleo de canola ou girassol são amplamente usados na cozinha para fritar alimentos. Mas, afinal, dentre eles, qual o melhor produto para essa finalidade?

Para responder a essa dúvida muito comum, preparamos esse texto! Dessa forma, você vai poder esclarecer essa questão, levando em consideração diversos fatores, como o ponto de fumaça, a estabilidade ao calor e a composição de ácidos graxos.

Com a escolha certa, além de melhores resultados nas receitas, você vai também está contribuindo para a manutenção da sua saúde.

Entretanto, vale dizer, que independente do óleo escolhido, a fritura excessiva pode ser prejudicial e, por isso, é importante moderar o consumo. Vem com a gente e continue a leitura!

Você pode se interessar em ler também:

Canola ou girassol? Saiba qual o melhor óleo para fritura

Canola ou girassol

De uma forma geral, o óleo de canola é melhor que o de girassol para frituras. Isso porque, ele tem um ponto de fumaça um pouco mais elevado do que o óleo de girassol, o que significa que ele é mais estável e pode ser reutilizado várias vezes antes de precisar ser descartado.

O ponto de fumaça é o limite estabelecido em cada produto para um uso seguro, já que passando a temperatura indicada, eles se degradam ou liberarem compostos tóxicos.

Por outro lado, em relação ao sabor o óleo de canola é mais intenso, podendo deixar um gosto residual nos alimentos que faz com que muitas pessoas o dispense por esse motivo. Enquanto o de girassol possui um sabor suave que não altera em nada o gosto dos alimentos fritos.

Entretanto, quando selecionamos o óleo de canola como melhor para frituras, estamos considerando também a sua composição, estabilidade ao calor e menor impacto na saúde.

Isso porque este é considerado mais seguro para o coração, por possuir uma quantidade relativamente baixa de gordura saturada e um alto teor de gordura monoinsaturada.

Além disso, o óleo de canola é rico em ácidos graxos poli-insaturados, como o ácido alpha-linolênico (ALA), que é um tipo de ômega-3.

Portanto, se você estiver na dúvida entre o óleo de canola ou girassol, melhor ficar com a primeira opção. Agora que já esclarecemos essa questão principal, que tal conferir dicas para frituras com resultados perfeitos? Confira!

Dicas para uma fritura perfeita

Apesar desse modo de preparo dos alimentos ser bastante popular, nem sempre é fácil acertar uma fritura perfeita, ou seja, crocante e sequinha.

Isso acontece por causa de alguns erros simples, que podem ser corrigidos facilmente para melhores resultados. Então, para te ajudar nesse aspecto, reunimos aqui dicas de ouro para a sua fritura ficar perfeita!

  • Temperatura: a temperatura do óleo é um dos elementos principais para se garantir o sucesso ou o fracasso da receita. Por isso, mantenha a temperatura do óleo na faixa de 170°C a 190°C.  Lembre-se sempre de esperar que a temperatura ideal seja atingida antes de colocar os alimentos.

Afinal, se a temperatura do óleo estiver muito baixa, a comida ficará encharcada e gordurosa. Já se for muito alta, a preparo queimará e ficará amargo. Se você tiver um termômetro de culinária, será melhor ainda!

  •  Atenção a umidade dos alimentos: você pode utilizar um papel toalha para remover a umidade excessiva dos alimentos antes de colocá-los no óleo. Isso vai ajudar a formar a crosta rapidamente, garantindo uma comida crocante, além de evitar que a gordura espirre;
  • Cuidado com a quantidade: quando se sobrecarrega a panela da fritura com alimentos de uma só vez, o resultado geralmente é uma queda na temperatura da gordura o que, consequentemente, vai comprometer a textura da comida. Dessa forma, optar por porções pequenas vai garantir uma fritura uniforme.

Por fim, vale dizer, apesar de tanto o óleo de canola quanto o óleo de girassol possuírem um ponto de fumaça alto, você deve sempre observar o aspecto dessas gorduras a fim de descartá-las sempre que necessário.

Isso porque esse produto vai se deteriorando com o tempo e, além de transmitir gostos ruins aos alimentos, pode acabar prejudicando a sua saúde.

Conclusão

Esperamos que você tenha esclarecido a sua dúvida sobre, entre canola ou girassol, qual o melhor óleo para fritura. Bem como, contamos que as informações e dicas que reunimos no texto tenham sido úteis.

Conta pra gente o que você achou. Vamos realmente gostar de saber a sua opinião e sobre a sua experiência.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.