Batata pré-frita: Descubra o que é e como ela é feita

Você conhece a batata pré-frita? Pode ser que você responda que não, entretanto, para a sua surpresa, se você já consumiu alguma vez esse petisco feito com o ingrediente industrializado, ou seja, congelado, é provável que a sua batatinha tenha passado por esse processo prévio.

Mas como isso é feito? Bom, estamos aqui hoje para responder todas as suas dúvidas em relação as etapas que o produto passa até chegar na sua cozinha, garantindo uma fritura mais uniforme, prática e eficiente. Isso se compararmos ao processo feito com a batata in natura.

Além disso, vamos te ensinar a fazer aí na sua casa uma batata pré-frita no forno para você se deliciar. Fica muito bom o resultado e a receita garante um petisco sequinho e crocante. Curtiu? Então vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Você pode gostar de ler também:

Batata pré-frita: Descubra o que é e como ela é feita

Batata pré-frita

batata pré-frita passa por uma série de processos para garantir aquela textura perfeita com muito mais facilidade.

Esse processo de duas frituras é inclusive uma dica muito bacana que você pode utilizar na sua casa, para deixar o petisco muito mais crocante, quando for preparar uma batata frita utilizando o ingrediente natural.

Sendo assim, faça uma fritura prévia até que você perceba que começou a dourar. Retire e deixe a batata descansar em um papel toalha, ou deixe escorrendo em uma peneira, por cerca de 10 minutos e depois volte e deixe a batatinha dourar completamente. Faz toda diferença!

Dito isso, a batata pré-frita industrial é feita seguindo algumas etapas, confira:

  1. Os tubérculos começam sendo higienizados, descascados e cortados, seguindo uma medida padrão;
  2. Depois passam pelo processo de branqueamento, que basicamente consiste em imergir as batatas em água fervente por certa de 30 a 180 segundos. Imediatamente em seguida, o alimento é colocado em água fria. Isso faz com que as enzimas responsáveis pelo escurecimento da batata sejam inativadas;
  3. Depois disso, elas são levadas para um equipamento de secagem;
  4. Após todo esse processo, as batatinhas iniciam o processo de pré-fritura, que acontece a 175º por alguns minutos;
  5. Por fim, são congeladas posteriormente em temperaturas muito baixas e disponibilizadas nos supermercados e estabelecimentos comerciais.

Tudo isso garante uma vida útil muito grande para esse produto, que é conservado por 18 a 24 meses, se bem armazenado. E o melhor! Você vai estar consumindo 100% de batata, com zero adição de conservantes, já que esse processo dá conta de recado.

E mais, as batatas pré-fritas não são menos saudáveis do que aquelas que você prepara em casa, desde o descascar o alimento até a receita pronta. Pelo contrário, já que passaram por esse processo rápido de imersão total no óleo, absorve bem menos quantidade de gordura do que algumas frituras totalmente caseiras.

Agora que você já conhece tudo sobre o processo de produção desse tipo de batata, confira abaixo como fazer batata pré-frita no forno para você se deliciar hoje mesmo na sua casa.

Batata pré-frita feita no forno

Para preparar a sua batata no forno é muito simples! Você não precisa descongelar nem acrescentar mais nenhum tipo de gordura. Assim, você vai ter um petisco maravilhoso, sequinho, crocante e macio por dentro, pronto em 35 minutinhos.

E o melhor, fazendo dessa maneira você reduz a quantidade de óleo no alimento e tem o mesmo resultado de uma segunda fritura.

Lembrando que você pode adicionar temperos a gosto para diferenciar o sabor da sua batata frita, além disso, quando estiverem prontas, você pode acrescentar queijo e bacon. Isso vai dar um up para o seu petisco e o sabor fica sensacional!

Use sua criatividade.

Agora, confira abaixo o vídeo que selecionamos para você e aprenda com essa explicação simples como fazer na prática.

Conclusão

Vimos no texto que todo o processo que a batata passa contribui para que os resultados com as frituras sejam melhores. Esperamos que as informações do texto tenham sido úteis e que as suas dúvidas tenham sido devidamente esclarecidas.

Experimente também a receita! Depois conta pra a gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima.

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.