Almoço de natal simples e gostoso: O que fazer?

Assumindo que muitas famílias não realizam a ceia, pois preferem um almoço de natal simples e gostoso, há diferentes ideias e receitas para uma refeição completa.

Por ser um horário flexível, é viável abrir a mente e investir em um cardápio realmente delicioso, e que satisfaça a vontade dos diferentes integrantes.

Então, se você gostaria de ter diferentes opções e uma mesa farta, confira a lista recheada de sugestões montada especialmente para ajudar você com o almoço perfeito!

Almoço de natal simples e gostoso: 4 sugestões de cardápios para agradar a todos

almoço de natal simples e gostoso

Quando o almoço de natal é apenas em família, fica mais fácil escolher os pratos, pois conhecemos os gostos de cada um, não é verdade?

Mas isso pode ficar um ligeiramente mais complicado quando temos visitas de fora, e a vontade de “fazer bonito”, pode colocar certa pressão sobre o quê escolher.

Independentemente da ocasião, saiba que a refeição do almoço aceita melhor a combinação entre mais de um tipo de assado, acompanhamento e guarnição, que combinados, entregam uma experiência positiva.

Dessa maneira, achei melhor criar e apresentar as sugestões através de cardápios, facilitando para você identificar a melhor opção para seu almoço.

Ah, lembrei também de incluir uma sobremesa, afinal, almoço de natal de verdade tem que ter um docinho, concorda?

Cardápio para almoço de natal #1

  1. Assado: pernil de leitoa assado no forno.
  2. Acompanhamento: arroz e couve refogada.
  3. Guarnição: farofa de abacaxi com cebola e hortelã.
  4. Sobremesa: manjar simples de coco com ameixa em calda.

Esse cardápio pode ser acompanhado de molho agridoce, que combina bem carne de porco!

Cardápio para almoço de natal #2

  1. Assado: posta de salmão grelhado no forno.
  2. Acompanhamento: arroz de forno recheado.
  3. Guarnição: mix de salada verde com tomate cereja e manga.
  4. Sobremesa: pudim leve de leite condensado furadinho e leve.

DICA EXTRA: para acompanhar o salmão, você pode fazer um delicioso e rápido molho de uva agridoce, e se preferir substituir o arroz recheado, experimente o risoto rápido de alho-poró e um toque de limão. Ficou com dúvida no salmão? Confira o vídeo abaixo!

Cardápio para almoço de natal #3

  1. Assado: lombo suíno assado com molho picante de laranja.
  2. Acompanhamento: arroz à grega com frango desfiado e bacon em cubo.
  3. Guarnição: salpicão de frango cremoso e maçã verde crocante.
  4. Sobremesa: goiabada com queijo frescal.

Eu sugeri o lombo, mas você também pode fazer pernil, bisteca ou quem sabe uma costela. Para todos estes cortes suínos, experimente variar na receita de molho agridoce, como molho de abacaxi, fica divino!

Cardápio para almoço de natal #4

  1. Assado: tradicional tender assado com calda de abacaxi.
  2. Acompanhamento: arroz com damasco servido com chutney (creme) de maçã agridoce.
  3. Guarnição: salada de maionese com batata e cenoura ralada.
  4. Sobremesa: pavê individual de sonho de valsa.

2 dicas para não errar no almoço de natal

1. Sirva entradinhas para dar ritmo à ocasião

Algumas pessoas acham desnecessário servir entradas, mas se você tiver um planejamento, as entradas podem ser boas alternativas para equilibrar a quantidade de comida servida no almoço e mais ainda, funciona como um motivador para os convidados.

Isso porque não há nada mais “esquisito” do que deixar os convidados horas esperando pela refeição principal, não é verdade? E outra, você tem uma infinidade de aperitivos simples para dar aquela engajada nos familiares e amigos, tais como:

  1. Torrada ou bruschetta com tomate, especiarias e queijo.
  2. Patê de tomate seco com torradinha temperada.
  3. Pãozinho recheado com antepasto de berinjela e tomate cereja.
  4. Tábua de frios diversificada.
  5. Barquinha com salada de batata e maionese.
  6. Salada refrescante simples de tomate e pepino temperado.
  7. Mini pizza simples de queijo e molho de tomate com azeitonas.
  8. Tiras de costela desfiada com molho de churrasco.

2. Aposte em combinações simples

A maioria dos almoços de natal acabam atrasando simplesmente porque existe aquela vontade de fazer e servir muitas coisas. Porém, o ideal é completamente o oposto, ou seja, apostar em acompanhamentos fáceis de preparar e consumir.

Por exemplo, se você estiver pensando em colocar cravos no tender – como muitas pessoas costumam fazer – saiba que pode atrapalhar a experiência dos convidados, especialmente daqueles que não gostam tanto assim de cravo.

Outro ponto, se optar pela carne branca do peixe como assado, escolha peixes que não tenham espinhos, para facilitar tanto na hora de fazer, quanto na refeição.

Com isso, os pratos frios também ajudam a agilizar e tornar tudo mais simples, como maionese com frutas, salpicão com frango desfiado e saladas completas, com mix de castanhas e pedaços de frutas.

A grande verdade da cozinha é que a comida pode ser a mais simples, mas o empenho, a dedicação e a “mão no tempero”, transformam qualquer prato na melhor experiência possível.

Então, o almoço de natal pode ser simples e ao mesmo tempo inesquecível, não é verdade? Experimente as sugestões que trouxe para você, troque ingredientes, incremente da sua forma, tudo vale nessa ocasião!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe nas redes sociais para auxiliar outras pessoas. Até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.