Acompanhamento para arroz à piamontese: O que combina?

No artigo de hoje eu vou te contar algumas opões de acompanhamento para arroz à piamontese que vão te ajudar a servir seus convidados com uma refeição muito saborosa e completa. 

O arroz à piamontese é uma versão deliciosa e refinada do tradicional arroz branco. Com sua cremosidade e toque de queijo, essa receita italiana é uma ótima escolha para acompanhar diversos pratos. 

Neste artigo, vamos conhecer algumas opções criativas de acompanhamento para arroz à piamontese, além de apresentar uma saborosa receita dessa iguaria. Também vou te passar dicas de armazenamento, permitindo que você mantenha a qualidade da sua receita por mais tempo. 

Confira!

Conheça essas opções de acompanhamento para arroz à piamontese


acompanhamento para arroz à piamontese

Essa é uma receita que combina perfeitamente com uma variedade de acompanhamentos que podem tornar a refeição ainda mais prazerosa. 

Aqui estão algumas opções de acompanhamentos para harmonizar com esse prato:

1 – Carne grelhada

A delicadeza do arroz à piamontese combina muito bem com carnes grelhadas, como filé mignon, frango ou peixe. As carnes grelhadas trazem uma textura diferente e sabores complementares à suavidade do arroz.

 

2 – Vegetais assados

Vegetais assados no forno, como abobrinha, berinjela, cenoura e batata-doce, são excelentes acompanhamentos para o arroz à piamontese. Os vegetais caramelizados combinam perfeitamente com a cremosidade do arroz.

 

3 – Salada verde com nozes

Uma salada verde fresca, com folhas variadas, pode ser uma escolha leve e refrescante para acompanhar o arroz à piamontese. Adicione nozes torradas para dar um toque crocante e sofisticado.

No vídeo abaixo você vai aprender a fazer uma salada com maçã verde e nozes caramelizadas que vão te deixar com água na boca. Experimente!

 

4 – Legumes salteados

Legumes salteados na frigideira, como brócolis, couve-flor, vagem e cogumelos, oferecem uma textura crocante e um sabor extra que enriquece a refeição.

Experimente essa receita de arroz à piamontese


Se você está com vontade de preparar esse tipo de arroz, mas não conhece nenhuma receita, não precisa se preocupar. Abaixo eu vou deixar todos os ingredientes que você vai precisar usar e também todo o passo a passo para finalizar esse prato. Confira:

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz branco
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 2 xícaras de caldo de legumes ou de frango
  • 1/2 xícara de creme de leite fresco
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta a gosto
  • Salsinha picada para decorar

Modo de Preparo:

  • Em uma panela, derreta uma colher de sopa de manteiga e refogue a cebola e o alho até ficarem macios e dourados;
  • Adicione o arroz e refogue por alguns minutos até que os grãos estejam envolvidos na manteiga;
  • Acrescente o vinho branco e cozinhe até que ele seja absorvido pelo arroz;
  • Aos poucos, adicione o caldo de legumes ou de frango, uma concha por vez, mexendo sempre e esperando o líquido ser absorvido antes de adicionar mais;
  • Continue adicionando caldo e mexendo até que o arroz esteja cozido e alcance a cremosidade desejada;
  • Misture o creme de leite fresco e o queijo parmesão ralado ao arroz, mexendo bem até que fiquem incorporados;
  • Tempere com sal e pimenta a gosto;
  • Desligue o fogo, adicione a manteiga restante e misture até que o arroz fique brilhante e cremoso;
  • Sirva o arroz à piamontese com a salsinha picada por cima para decorar.

Dá para congelar arroz à piamontese?


Sim! É possível congelar o arroz à piamontese para aproveitar essa delícia em outros momentos.

Para isso você vai precisar deixar o arroz esfriar completamente e em seguida, transfira para um recipiente hermético ou saquinhos próprios para congelamento, removendo o máximo de ar possível.

Não esqueça de etiquetar o recipiente com a data de congelamento para você ter como acompanhar a validade da sua receita. 

O arroz à piamontese pode ser congelado por até 3 meses sem perder sua qualidade.

Para descongelar, retire o arroz do congelador e deixe na geladeira por algumas horas ou aqueça diretamente no micro-ondas ou na panela com um pouco de água, mexendo para que aqueça uniformemente.

Leia também: Receitas de arroz temperado

Faça a sua escolha!


Com essas opções de acompanhamento para arroz à piamontese, uma deliciosa receita e todas essas dicas que eu acabei de te passar, você está pronto para desfrutar de uma refeição sofisticada e repleta de sabores. 

Antes de ir, eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção de sempre. Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.