Marmita na geladeira dura quanto tempo?

Muita gente me faz essa mesma pergunta, a marmita na geladeira dura quanto tempo? Na verdade, depende de muitos fatores, mas a duração é de cerca de 5 dias.

Contudo, juntei dicas eficientes para te ajudar a compreender melhor o tempo de cada alimento e como conservar melhor. Vamos conferir?

Afinal, marmita na geladeira dura quanto tempo?

marmita na geladeira dura quanto tempo

Eu gosto de pensar que não há uma resposta única para essa pergunta, pois assim como mencionei, é algo que depende de muitos fatores diferentes, como, por exemplo:

  • O modo de preparo influencia.
  • O frescor dos alimentos utilizados.
  • Quantidade de tempero usada no preparo.
  • Presença de ingredientes a base de leite, como creme de leite e queijos cremosos.
  • Temperatura média da geladeira.

Sendo assim, é fundamental um planejamento prévio para entender como será o consumo daquela semana.

Se for direcionada para a venda, a atenção deve ser ainda maior. Procure criar cardápios semanais completos. Assim, fica fácil para você não perder nenhum alimento e sempre ter marmitas bem fresquinhas.

Voltando um pouco aos ingredientes. A marmita brasileira é composta em sua maioria por arroz, feijão e acompanhamentos. Quando feito com temperos frescos, sem exagero e com cuidado, pode durar até 5 dias na geladeira.

Por outro lado, a atenção mesmo deve ser direcionada às carnes vermelhas, de frango e suína. Isso porque o tempo de conservação em geladeira é de cerca de 2 a 3 dias no máximo, desde que sejam carnes frescas, bem temperadas e armazenadas em marmitas bem fechadas.

Tenho um método que pode facilitar e muito seu dia a dia, mas envolve elaborar cardápios com antecedência. A dica para conservar alimento em seu tempo certo é armazenar todos separadamente, a não ser que tenha feito lasanha, por exemplo. Então vamos supor que o cardápio da sexta-feira seja: arroz, feijão, frango grelhado e mandioca frita.

A saída é fazer a quantidade utilizada e armazenar o feijão, o arroz e o frango em porções separadas, aguardando sua montagem. Já a mandioca frita, guarde na geladeira a mandioca cozida e frite na hora, pois qualquer tipo de fritura não se dá bem quando armazenado em refrigerador.

4 passos para melhorar a preservação dos alimentos da marmita

1. Sempre utilize alimentos totalmente frescos

Acredito que essa primeira dica é a base para você preservar melhor a marmita na geladeira. Isso porque é algo que todo cozinheiro, seja para a família mesmo e, sobretudo, para quem vai comercializar, deveria pôr em prática, que é o frescor dos alimentos.

Não há nada mais revigorante e gostoso do que apreciar uma comida bem fresquinha e com todo o sabor preservado. Portanto, se você utiliza bastante legumes e verduras, por exemplo, preze por um hortifrúti que entrega produtos novos e compre sempre na véspera do preparo.

Quando falamos em carne, então, essa dica faz ainda mais sentido. Procure sempre adquirir carnes de um açougue de confiança. Isso influencia, tanto no sabor da sua comida quanto na preservação em geladeira.

Caso você não tenha em casa os temperos frescos, pode utilizar os desidratados mesmo, pois aumentam o tempo de conservação.

Ah, assim como deve prezar por itens novos, evite a todo custo conservar alimentos como: frituras, comidas a base de leite (creme de leite e queijos cremosos, requeijão) e maionese, pois todos reduzem drasticamente o tempo de conservação em geladeira.

Leia também: Quanto tempo uma marmita pode ficar congelada

2. Escolha com cuidado os recipientes para armazenar as marmitas

Se você procurar no mercado vai se deparar com uma infinidade de embalagens para marmita. O mais comum, porém, são as embalagens de plástico, encontradas em diferentes tamanhos, formatos e com repartições.

No entanto, a maioria dessas embalagens conseguem sim preservar os alimentos, mas possibilitam a liberação de um composto tóxico conhecido como Bisfenol A, e quando aquecido em micro-ondas ou congelado em freezer, libera essa substância no alimento.

Sendo assim, a melhor saída mesmo é utilizar recipientes de vidro, de preferência com fechamento hermético. Esse tipo de recipiente sim consegue ampliar o tempo de conservação e preservar os nutrientes dos alimentos.

3. Evite misturar todos os alimentos

A mistura dos ingredientes já no refrigerador é uma das grandes causas para o alimento perecer mais rápido. Apesar de mais eficientes, recipientes grandes não são muito indicados, pois facilitam justamente a mistura dos ingredientes.

Além disso, facilita o processo de contaminação cruzada, que é quando um alimento bem preservado é contaminado por outro já deteriorado.

Por exemplo, você armazena uma porção completa de arroz, feijão e alguma carne, mas o tempo acaba passando e já está na geladeira há quase 5 dias. Certamente o arroz com o feijão estão conservados, já a carne está passado e contamina assim os outros alimentos.

A dica é utilizar então, recipientes que ofereçam separações, pois facilita na hora de armazenar e evita esse problema.

Leia também: Como vender o dobro de marmitex em uma semana

4. Veja o truque para saladas recém preparadas e frescas

Sabe quando você descarta o pote de vidro do palmito, por exemplo? Então, sabia que pode reutilizar esse recipiente para criar uma deliciosa e refrescante salada no pote?

Isso mesmo, e seu armazenamento em geladeira chega a 5 dias. Você deve seguir uma ordem para os ingredientes se autopreservem dentro do pote, funciona assim:

  1. Esterilize o pote de vidro.
  2. Na primeira camada, coloque o molho da sua preferência no fundo do pote.
  3. Já na segunda camada, adicione vegetais resistentes ao molho, como cenoura, pimentão e beterraba.
  4. Chegando à terceira camada, acrescente ingredientes aguados, como tomate e pepino.
  5. Na quarta camada, prefira ingredientes delicados, como palmito, tomate seco, azeitona, couve-flor e brócolis.
  6. Por último, junte as folhas, como alface, rúcula e agrião.

Esse truque preserva o frescor dos legumes e verduras e facilita muito o dia a dia.

Se for para a venda então, pode ser uma mão na roda, pois evita que você invista tempo na separação e higienização desses ingredientes, uma vez que está pronto e só falta transferir para a embalagem apropriada para entrega.

A marmita na geladeira dura quanto tempo? Como você viu aqui hoje, é possível aumentar ainda mais o tempo de conservação, basta tomar os cuidados básicos e ter um planejamento eficiente. Compartilhe as dicas! 😊

Sou mineira, adoro cozinhar no dia a dia e costumo produzir marmitas com frequência para consumo em casa durante a semana. Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre marmitas e comidas em geral.

Um comentário

Os comentários estão fechados.